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Apresentação Football Manager 2012!

A época futebolística já vai adiantada e as eternas rivalidades já se sentem no ar, tal como as folhas das árvores neste Outono que parece estar mesmo a chegar (tarde).

Alegrem-se treinadores de Portugal, pois FM 2012 está a chegar … mesmo a chegar … é já amanhã … e a apresentação em terras lusas foi levada a cabo na passada 2ªFeira, tendo como pano de fundo o ainda nosso Rio Tejo. David Kempshall, Brand Manager da Sega e um dos responsáveis por Football Manager, foi o nosso anfitrião.

A apresentação iniciou-se numa toada de excitação por termos a possibilidade de termos acesso às principais novidades que FM 2012 nos irá trazer. Algumas delas já seriam conhecidas mas, outras ainda estariam por desvendar. A sala estava praticamente repleta de jornalistas dos mais diversos meios de comunicação e Kempshall deu então o início das hostilidades.

O ponto de partida foi precisamente … o ecrã de arranque do jogo, onde Kempshall nos mostrou e explicou de forma mais ou menos sucinta uma das novidades desta edição de 2012, o tutorial. Este tutorial, disponível logo no ecrã de abertura do jogo apresenta-se essencialmente para todos os novos jogadores do Universo Football Manager, e mostra duma forma simples e intuitiva o normal funcionamento do jogo e todas as suas opções. Pelo que nos foi dado a ver, trata-se dum tutorial robusto e extremamente eficaz, no alcance dos seus objectivos.

De seguida, Kempshall mostrou um pouco do “How To” embebido no jogo. Trata-se de mais uma ajuda em runtime, também bastante útil e prática.

A terceira novidade identificada foi a capacidade de FM 2012 mostrar uma Interface inteligente no que respeita à quantidade de informação disponibilizada no ecrã. Por outras palavras trata-se dum auto resize do ecrã de jogo consoante a resolução do nosso monitor, e reajustamento automático das informações neles presentes.

Entrando no jogo propriamente dito, alguns aspectos tiveram tempo de antena inicial. Um desses aspectos foi o novo e melhorado sistema de pesquisa de jogadores, com mais filtros e uma maior profundidade nessa mesma pesquisa.

O Tactic Analysis foi uma outra feature mostrada e que permite ao jogador visualizar algumas estatísticas da nossa equipa, no que concerne à performance da mesma em certas tácticas. Por exemplo, mostra-nos a relação entre a táctica usada e o número de golos marcados e/ou sofridos com essa táctica, e assim por diante.

O Goal Analysis também foi analisado e tal como o nome indica trata-se duma análise estatística da performance da nossa equipa que respeita aos golos marcados. Por exemplo permite-nos identificar quantos golos marcámos e canto, de livre indirecto, de cruzamentos, entre os 0 e os 15 minutos ….

De seguida passou-se à demonstração dum dos outros grandes aspectos inovadores em FM 2012 … a interacção com os jogadores (e restantes elementos do staff e não só). A partir da versão de 2012 passará a haver em FM uma característica das interacções denominada de Tone (Tom e português), que refere exactamente à entoação que queremos dar ás nossas afirmações no decorrer duma conversa, palestra, … um exemplo … um jogador tem sistematicamente más performances nos jogos, então podemos perder um pouco a cabeça com ele e num Tone mais Agressivo indicar-lhe que estamos insatisfeitos … é claro que consoante o jogador em questão, poderão haver repercussões… e é isso mesmo que está em jogo …a gestão das emoções.

Um dos aspectos que voltou a sofrer melhoramentos foi a componente gráfica, onde pontuam as adições de mais movimentos dos jogadores, bancadas mais dinâmicas e realistas, ambiente em redor do estádio mais real, efeitos atmosféricos e seus efeitos no campo mais afinados … no vídeo abaixo indicado podem ter uma antecipação dos que vos espera …

Por falarmos em diálogos com jogadores, é agora mais simples e prático falar à equipa .Com ou sem a ajuda do capitão de equipa, podemos agora dar autênticas lições ou apoios importantes á equipa, claro está, sempre usando o Tone no modo a que nos dirigimos a ela.

Um outro aspecto que também foi melhorado, foi o sistema de ofertas de contractos. Embora a génese desse sistema se mantenha inalterado, foram incluídas algumas alterações que podem fazer a diferença, o Lock de opções. Imaginem que por alguma razão (falta de dinheiro, casmurrice, …) apenas querem oferecer 5.000€/mês ao jogador x, mas o seu empresário pede 8.000€/mês. Se bloquearem a opção de 5.000€/mês marcam uma posição de intransigência que pode levar, ou a que o empresário recuse definitivamente, ou que aceite ou ainda que adicione mais cláusulas para suprimir a perda dos 3.000€/mês… é uma alteração simples mas que se pode revelar bastante útil.

Uma das coisas que usualmente faço quando começo um novo jogo é … oferecer jogadores e colocá-los à venda. Creio que será procedimento comum a grande parte dos jogadores de FM e, na edição de 2012 essa oferta será mais facilitada. Não no momento de oferta, mas no momento de ver as Ofertas Efectivas que temos pelo jogador listado. Antes víamos uma janela por cada oferta, sendo algo complicado confrontar várias propostas à procura das mais valiosas. Agora todas as propostas vêm na mesma janela, tornando assim mais fácil aceitar/recusar.

Uma coisinha inofensiva e tão pequenina que quase não merecia a pena mencionar mas que faço questão disso é o facto de agora, nas listagens dos resultados dos jogos aparecerem os nomes dos marcadores por baixo. É uma particularidade simples e pequena mas, creio eu, bastante cómoda e útil.

Agora uma outra inovação que se pode vir a demonstrar como sendo uma grande mais-valia. A inclusão/remoção em runtime de outras ligas. Sim, é verdade. É agora possível a meio da nossa carreira adicionar ou remover ligas ao jogo gravado, e assim possibilitar-nos mudar de ares quando nos fartamos de determinado campeonato. É uma muito boa adição e que aumentará, sem dúvida o tempo de vida dos nossos saved games.

De resto algumas novas funcionalidades para Facebook, Youtube foram mencionadas bem como a presença duma nova câmara para os replays, a Director Camera que permite visualizar um golo em modo TV, com recurso a várias câmaras na mesma repetição. Pareceu uma grande implementação e que vai alimentar o Youtube com grandes golos, sem dúvida.

David Kempshall terminou a sua apresentação com uma genuína afirmação:

“Football Manager 2012 is the best FM game I’ve ever played until date!”

Acho que isso diz tudo, mas é a partir de amanhã que o vamos comprovar…

No final da apresentação tivemos ainda oportunidade de tecer algumas perguntas a Kempshall (adepto leal e fervoroso do Aston Villa): Questionámo-lo sobre a possibilidade de FM vir a ser migrado para o Facebook, numa versão Light, à semelhança do que já sucedeu com Civilization, ao qual David Kempshall respondeu-nos que, embora a Sports Interactive/Sega estejam atentas a todas as plataformas emergentes, bem como às mais antigas e que como tal não será de desprezar essa possibilidade. No entanto, não está nos planos imediatos.

Acerca das novas plataformas colocámos-lhe também a PS Vita em cima da mesa, e David referiu-nos que quanto à Vita, esperam que a mesma amadureça e que se comece a materializar em unidades vendidas. Acima de tudo a Sports Interactive prefere estudar primeiro qual o rumo que a PS Vita vai ter antes de avançar.

Quando lhe perguntámos sobre o real receio de muitos jogadores de que FM comece a cair numa situação de fraca inovação ou de evolução mais lenta, Kempshall referiu-nos que a equipa está constantemente à procura de novas interacções, novas funcionalidades para o jogo. Por vezes o que acontece é que algumas features que são lançadas precisam de algum tempo de amadurecimento, como por exemplo a gestão dos contractos, e que pode demorar várias versões do jogo. Após essa maturação, então avança-se para a próxima inovação nesse capítulo.

Perguntámos se estava atento ao que se passava na realidade portuguesa e se tinha tido conhecimento dos eventos recentes com Hélder Postiga e Yannick Djaló e da sua relação com os adeptos, que acabou por precipitar as suas saídas para o estrangeiro. E qual a capacidade do jogo de aceitar esse tipo de eventos no seu funcionamento. David referiu que, tal como tinha anunciado anteriormente, a equipa procura constantemente novos pontos e opções onde possa inovar, adicionar, evoluir e que como tal esses serão cenários que podem perfeitamente aparecer.

Por fim, perguntámos-lhe, em termos de confidência, se já alguns jogadores reais se tinham queixado das notas atribuídas pelo jogo ao que David Kempshall admitiu que … “all the time”. Referiu-nos ainda que não fazíamos ideia da quantidade de jogadores reais que jogam actualmente FM, mas nós fazemos …. Não fazemos???


Download da Demo de Football Manager 2012

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