Pplware

Análise Tomb Raider – A Survivor is Born

Por Cláudio Catarino para o Pplware As aventuras da Lara Croft estão de volta aos videojogos, desta vez com o titulo Tomb Raider A Survivor is Born e com uma grande alteração da nossa arqueóloga aventureira-  A lindíssima modelo Megan Farquhar foi a escolhida para fazer o papel de Lara Croft.

Este jogo marca o inicio da grande jornada das aventuras da famosa Tomb Raider.

O Suvivor is Born tem como história inicial, o naufrágio do barco onde seguia Lara Croft e a sua equipa de arqueólogos para mais uma viagem em busca de grandes relíquias. Com várias peripécias no mar, a nossa protagonista e a sua equipa foram parar a uma ilha ao largo da China, que por sua vez não era desabitada. Nessa mesma ilha encontrava-se  um grupo de rebeldes, que praticavam vários rituais históricos e sagrados da ilha, onde envolvia seres humanos nos seus sacrifícios. Ao longo do jogo, várias peripécias são desenroladas em volta da Lara Croft e do seu grupo de arqueólogos,que geram sempre grandes aventuras fenomenais (como se espera dos jogos da Tomb Raider) onde Lara em algumas vezes tem que resgatar os seus colegas e irmã das mãos dos rebeldes. Mas sempre com um objectivo principal, conseguir sair da ilha “assombrada”.

Jogabilidade (8.0)

Como estamos habituados nos jogos da Tomb Raider, a grande aventura e a interacção com o meio envolvente é constante. No Survivor is Born, não é diferente, muito pelo contrario, é oferecido uma maior interacção com o meio, comparativamente às versões anteriores, onde permite ao jogador interagir com animais podendo caçar (mesmo que não dê grande utilidade), combates de corpo-a-corpo uma opção já conhecida nas edições anteriores mas neste jogo é mais aprofundada e melhorada e proporciona uma maior interacção como o meio evolvente podendo utilizar vários recursos e “armamento” . Uma das armas que simbolizam mais a Lara Croft neste jogo, certamente não são as “dual-pistols”, mas sim um arco. Esse arco é uma peça fundamental no jogo, dando diversas funcionalidades e opções de combate.

Um dos pontos fracos do lado da versão para PC (a foi a usada para testes), é o facto de ser utilizada várias combinações com diversas teclas para efectuar certos movimentos/ataques/acrobacias e tornam um pouco complexo e confuso de executar num teclado, além que o jogo suporta um comando da Xbox, que assim poderá facilitar essas mesmas combinações.

Num modo geral a jogabilidade está interessante interactiva e intuitiva que proporciona um óptimo contacto entre o jogador e o jogo.

Gráficos (8.5)

A nível gráfico o Tomb Raider proporciona uns excelente nível de grafismo, que torna a interacção do jogador com o jogo ainda mais emocionante. Ao nível paisagístico observamos um ambiente exótico bem desenvolvido e com algum detalhe, dando algum relevo ás “relíquias”e aos monumentos que encontramos ao longo da ilha. Mas sem dúvida alguma, o maior crédito vai para o detalhe da própria Lara Croft. Como foi referido o modelo de referência para animação da Lara foi a modelo Megan Farquhar, que por sua vez ficou totalmente bem desenhada. Podemos observar com algum pormenor as características físicas da modelo, tornando assim a nível gaming a Tomb Raider mais atraente de sempre.

Som (8.0)

Ao longo do jogo reparamos num ambiente sonoro totalmente exótico que se enquadra perfeitamente na no seu meio. E mais uma vez com um maior foco na nossa Lara Croft,que com uma voz sensual feita por Camilla Luddington torna a nossa protagonista única, tendo ainda um outro factor que a destaca que são os “berros”/”gritos” “femininos” que a tornam muito interessante.

Com menos detalhe mas não com fraca qualidade é o som do armamento e de combate do jogo, o que o torna um pouco abstrato do restante ambiente sonoro acima apresentado.

Geral (8.5)

Num modo geral a analise do Pplware ao Tomb Raider – A Survivor is Born, é muito positiva focando assim os pontos acima referidos como a jogabilidade, gráficos e som. Mas como não devemos esquecer não são só esses factores que contam para obtermos um bom jogo, mas sim também uma boa história. Por sua vez este jogo da Tomb Raider tem uma história muito impressionante de sobrevivência digna de cinema, que não devemos por de parte. Além do mais para muitos analistas e gamings acreditam que pode ser um GOTY(Game of The Year).

Alguém já jogou este novo jogo da Tomb Raider? Acham que realmente pode ser o jogo do ano(GOTY)?

Exit mobile version