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Análise WWE 13 (Playstation 3)

Desporto? Encenação? Novela? Realidade? Enfim, estas são algumas das questões que ao longo dos anos (desde os anos 90’s) que se levantam nas mentes de quem assiste aos frenéticos combates de Wrestling. Mas duma coisa ninguém duvida, é um autêntico show e move multidões, em todo o mundo.

Seja na TV, ou especialmente, ao vivo, ver um espectáculo ao vivo é algo memorável e conto-me entre os felizardos que já podem dizer “eu já vi”. Ok, que foi cá e no nosso pequenito Pavilhão Atlântico, mas já dá para sentir um cheirinho.

No mês passado foi lançado este WWE 13, o mais recente episódio desta saga, que homenageia este desporto.

Após ter sofrido uma pequena revolução na edição do ano passado, a de 2013 promete levar ainda mais além toda essa envolvência e excitação dum bom combate virtual de Wrestling.

It takes blood, sweat and tears to become the best in the world. And if you want to rise to the top on your terms, you better bring the attitude, and ignite a revolution.

E está dado o mote para WWE 13.

Gráficos: 8,3

Se há verdades absolutas neste Mundo, uma delas é que um bom espectáculo de Wrestling é, obrigatoriamente, um festival recheado de cores, de movimento, de sons, de agressividade e de emoções fortes.

É, portanto, neste patamar que é colocada a fasquia em WWE 13 e, verdade seja dita, a marca é atingida aqui e ali, mas caindo de repente logo de seguida.

Mas eu explico e começando pelo princípio. O início dum combate é algo de espectacular  sendo uma das representações mais realistas do que se passa na realidade e fazendo mesmo o jogador acreditar que está a assistir a um show ao vivo. A entrada dos lutadores, cada qual com a sua música e apresentação nos ecrãs do pavilhão e, acima de tudo, com a sua postura habitual está soberba.

A juntar a isto tudo, um público efusivo e excitado que reage e que se nota que está vivo e com alma.

No entanto, e no capítulo do público ainda, cedo se nota algo que corta um pouco o clímax. Quando visto de cima, ou ao longe o público está perfeito. Salta, abana placards com dizeres, abana a cabeça … mas quando a câmara faz um zoom sobre a plateia, mais vale fechar os olhos. As caras das pessoas parecem saídas dum filme de terror.

Durante um combate, WWE 13 consegue transmitir ao mesmo tempo, emotividade, agressividade, níveis altíssimos de testosterona e realismo duma forma bastante credível mas também aqui alguns golpes baixos. Pessoalmente, o que acho pior é algo que está intrinsecamente ligado com o Wrestling. Se tivermos em atenção que um lutador de Wrestling tem de ser uma máquina de agressão… e se estamos habituados às mascaras de ódio que cada lutador apresenta, WWE 13 falha nesse capitulo, sendo as expressões dos lutadores assustadoras, mas por outras razões.

No entanto, e no que toca ao principal, o combate, pode-se dizer que WWE está abismal. Um espanto com golpes, saltos, ataques, quedas, … ao mais alto nível.

 

Som: 9,0

WWE 13 é WWE. Soberbos os efeitos sonoros … o público, os sons dos ringues, as vozes dos comentadores oficiais, a música (dos lutadores ou do próprio jogo).

Aqui houve um trabalho muito bem feito e este capítulo está perfeito. Perfeito.

 

Jogabilidade: 8,6

WWE é um jogo simples que consegue ser complexo, caso o jogador pretenda. A sua jogabilidade assenta, à semelhança do que se passou com All-Stars Battle Royale (ver aqui), numa mecânica que tanto apela a ataques simples e imediatos, como também a combinações mais complexas e que exigem mais do jogador.

Cabe ao jogador se prefere martelar os mesmos botões, na maior parte dos casos sem sucesso, pois o jogo consegue defender-se bem, ou optar por uma postura mais inteligente e na procura dos pontos fracos dos adversários.

E isto é muito importante, a descoberta dos pontos fracos dos adversários e WWE 13 sugere-nos isso a todo o momento. Por exemplo, num combate entre Shawn Michaels e ManKind, todos sabemos que um dos ataques mais fortes de Shawn é o Sweet Chin Music mas ManKind consegue defendê-los muito bem, portanto teremos de encontrar outras alternativas de o derrubar.

E as alternativas são muitas. Além dos ataques simples e mais comuns, cada lutador tem ao seu dispor algumas combinações especiais ou das suas Signatures (normalmente usadas com o L2 e R1) e que quando feitas no timing certo, são mortíferas.

Aliás, foquei agora um ponto que é deveras importante em WWE 13, o Timing.

O Timing e a nossa posição face ao adversário são o mais importante num combate. O jogo consegue controlar duma forma bastante inteligente o tipo de ataques a fazer ao adversário consoante o timing e a nossa posição. Por exemplo, se pressionarmos L2 + Quadrado quando estivermos por detrás dum adversário deitado no chão, o nosso lutador fará um Knee Lift.

No entanto se estivermos de frente para o adversário e ele estiver em pé, o ataque já poderá ser uma Spear por exemplo. Tudo depende, do timing e da posição relativa ao adversário.

Ou posição relativa à rede. Se estivermos afastados do outro lutador e pressionarmos o Quadrado, o nosso lutador sobe à rede e lança um ataque alado que exista no seu repertório. Estes momentos são fantásticos mas têm de ser bem ponderados, e com o timing errado podemos acabar no chão.

Falta ainda mencionar outro fator importante quando lançamos um ataque ou defesa. Estes dependem também do cansaço do lutador ou da quantidade de pancada que já apanhou.

Aliás, o corpo do lutador está dividido em diferentes partes, braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda, cabeça, e tronco e conforme a pancada que lhe dermos estas vão passando de amarelo-laranja-vermelho.

E é na tentativa de evitar o avermelhamento do nosso lutador que temos a opção de Reverse em quase todos os ataques dos adversários. Quando um lutador se prepara para nos agredir temos um breve momento de tempo (depende do cansaço) para pressionar X, e fazer Reverse, ou seja, uma manobra de contra-ataque. Novamente, o timing é crucial.

É no entanto difícil de perceber quando é que um lutador está à beira do nocaute, pois por vezes massacramos o adversário na cabeça duma forma quase sobrenatural e mesmo assim ele continua a dar luta e a contra-atacar.

O uso de cadeiras, mesas, escadas ou até mesmo da mesa dos comentadores nas lutas envolve ainda mais o jogador num ambiente de total frenesim de pancada e abre muitas novas e criativas hipóteses doutros tipos de agressões.

Apesar do jogo estar muito bom nos capítulos dos ataques e defesas ocorrem ocasionalmente alguns problemas estranhos, e que são derivados de scripts de certos movimentos dos lutadores. Não será nada de fatal, mas de vez em quando estão lá.

Uma das coisas que mais me irritou foi, quando estamos no lado de fora do ringue e lançamos o adversário, muitas vezes acontece o ridículo dele continuar impulsionado duma ponta à outra do ringue e embater de encontro às proteções do público, enquanto o mais normal seria de seguir apenas por uns 4/5 passos.

Num outro capítulo, sinto-me na obrigação de indicar que WWE 13 apresenta uma das mais completas opções de parametrização e customização de algum videojogo. Tudo pode ser customizado ou criado, desde os lutadores, às arenas, aos enredos, a cenas de picanço entre lutadores, … brutal.

Quanto aos modos de jogo, existe um que pretendo realçar que é o Modo Attitude Era onde vamos ao longo dos anos, acompanhar a evolução do WWE, combatendo alguns dos combates mais importantes de sempre. Com inicio em 1993, vamos acompanhando alguns dos lutadores mais mediáticos, como Shawn Michaels, Stone Cold Steve Austin, The Undertaker, entre outros,  e somos ainda presenteados neste Modo com diversos vídeos e imagens desses mesmos combates e arquivos.

 

Longevidade: 9,0

Este é um jogo que certamente fará um jogador passar muitas boas horas por semana, e durante muitos meses agarrado aos comandos da sua consola.

Os modos de jogo distintos são imensos como podem ver pela lista seguinte e o Multiplayer, apesar de algo injusto, é viciante. Mas apanha-se muita pancada.

– Modo Play:

  • One on One (Normal Match, Extreme Rules, Hell in a Cell, Ladder, Steel Cage, …)
  • Two on Two (Tag Team, Tornado Tag, Elimination Tag, Mixed Gender Tag)
  • Triple Threat (Normal Match, Extreme Rules, Hell in a Cell, Ladder, Table, …)
  • Fatal 4 Way (Battle Royal, Hell in a Cell, Ladder, Steel Cage, Table, …)
  • 6 Man (Armageddon Hell in a Cell, Battle Royale, Elimination Chamber, Elimination Tag, Ladder)
  • Handicap (One on Two, One on Three, Two on Three Tag, Gauntlet)
  • Speciality (Title Match, Special Referee, Championship Scramble, Backstage Brawl, Royal Rumble)
  • King of The Ring
– Modo Attitute Era
– WWE Universe (Modo história)

 

 

Nota Final- 8,5

[0…....10]

 

WWE 13 foi uma surpresa boa. É um jogo que consegue de forma muito segura levar-nos para o meio dum ringue de WWE e chega em muitos momentos a quase convencer-nos que estamos a assistir a um combate na televisão. É fantástico jogar com os nossos personagens preferidos e aplicar todos aqueles golpes que os vemos fazer na TV. Creio que o grande trunfo de WWE 13 é conseguir recriar o ambiente frenético dum combate de Wrestling sem que ele pareça demasiado artificial. Fora alguns bugs e imperfeições, WWE 13 é um grande jogo de luta e recomendo a todos os que gostam desta modalidade

Género: Luta Plataforma Analisada: Playstation 3 Outras Plataformas: Wii, Xbox 360 Homepage WWE 13 Homepage Wrestling.Pt Homepage WWE

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