Pplware

Análise: Unravel

Apresentado pela primeira vez na E3 (Electronic Entertainment Expo) 2015, o Unravel parecia que tinha tudo para ser um sucesso: visuais apelativos e puzzles baseados em física, extremamente desafiantes. Tudo acompanhado de uma mascote bem simpática.

Mas será que este jogo de plataformas consegue corresponder às expectativas? É isso que vamos hoje saber…

Tal como referido anteriormente, o Unravel é um jogo de plataformas com puzzles baseados em física desenvolvido pela ColdWood Interactive e publicado pela Electronic Arts (EA), que utiliza o meio ambiente para criar desafios únicos.

História

Unravel é um jogo adorável, aparentemente simples, mas com uma profunda mensagem a transmitir, a qual não vamos estragar mencionando-a nesta análise.

Nós controlamos Yarny, uma adorável pequena criatura feita de fios de lã que parte à aventura para recolher pequenos fragmentos de memória que ligam uma simpática senhora idosa à sua família. Cabe-nos a nós restabelecer o fio condutor que liga cada uma dessas recordações.

Apesar de parecer um simples enredo, a maneira cuidada com que a mensagem é transmitida acaba por nos fazer recordar as nossas próprias histórias passadas, tanto as boas como as menos boas, transportando-nos para o nosso próprio mundo de recordações, fazendo da viagem de Yarny, a nossa própria viagem.

 

anterior próxima

 

Apresentação

Visualmente, o Unravel é um jogo muito apelativo, com uma atmosfera muito bem realizada, onde é evidente a atenção aos detalhes, do início ao fim do jogo.

Como a nossa mascote Yarny é pouco maior do que uma laranja, é-nos dado a conhecer o mundo de uma outra perspectiva, onde os pequenos objectos do dia-a-dia se tornam grandes. São muitas as vezes que o filme “Querida, eu encolhi os miúdos” nos vem à cabeça.

Os níveis são variados e únicos, onde por vezes podemos ter cenários calmos e relaxantes, como por exemplo florestas verdejantes onde notamos um pequeno ondular das folhas ao sabor do vento e com pequenos raios de luz a penetrar a vegetação. Outras vezes somos transportados para locais mais sombrios que nos fazem sentir tristes e deprimidos, com trovões a iluminar momentaneamente os céus, pequenos cursos de água poluída a correr e onde o nosso amigo treme com o frio que se sente.

anterior próxima

Unravel é verdadeiramente um jogo bonito de se olhar e admirar.

Uma vez que não existe qualquer tipo de voz ou narração, toda a experiência de jogo no Unravel é ainda mais enriquecida pela banda sonora que acompanha  perfeitamente cada momento do jogo. Esta é composta por músicas calmas e melódicas, originadas maioritariamente por instrumentos acústicos de cordas.

 

Mecanismo de jogo

Neste jogo de plataformas com puzzles baseados em física, a ferramenta mais utilizada é a própria lã que compõe o corpo da nossa personagem. É assim que podemos atirar uma linha e trepar para um local mais alto, baloiçar de um sítio para outro, unir dois locais com uma ponte ou até mesmo criar pequenos trampolins para saltos maiores.

Todos estes mecanismos são introduzidos de maneira gradual e apresentam-se como uma nova adição em vez de um simples melhoramento, fazendo o jogador ter de conjugar vários para solucionar os puzzles apresentados.

 

anterior próxima

 

Como o corpo do nosso pequeno amigo é composto de lã e é utilizado para progredir no mapa, é necessário recolher mais material para podermos continuar a avançar, algo que acontece sempre que chegamos a um checkpoint. Fazer uma boa gestão de recursos é algo a ter em consideração durante o jogo para não ficarmos presos num lugar simplesmente porque o fio de lã acabou.

 

anterior próxima

 

Veredicto

Como jogo de plataformas, o Unravel é relativamente genérico, uma vez que não apresenta mecanismos inovadores, mantendo-se pelo que já é conhecido noutros títulos do mesmo género.

Quanto aos puzzles, são também simples, um pouco repetitivos, onde não existe um “Boss” final ou mesmo um puzzle particularmente desafiante. Apenas vamos resolvendo puzzles simples até chegar ao fim do nível.

As maiores características do Unravel são mesmo a sua história e mensagem emocionais, que são transmitidas numa apresentação única e cuidada, acompanhadas de uma mascote bem simpática.

Este é um jogo facilmente recomendado para todo o tipo de jogadores e de todas as idades. Sem dúvida, um título a não perder.

 

Exit mobile version