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Análise Trials Evolution (Xbox 360)

Foi em Abril passado que a RedLynx disponibilizou no Xbox Live Arcade, o sucessor do seu Trials HD, Trials Evolution.

Tal como o seu antecessor, Trials Evolution baseia-se em algumas ideias bastante simples. Aceleração, saltos e loucura total! Para tal apresenta-nos uma longa lista de cenários bastante insanos e altamente improváveis onde as manobras mais arrojadas são premiadas e um potencial online que não pode ser desprezado.

O download de Trials Evolution é de cerca de 1,5 Gb, e tem um custo de 1200 Microsoft Points.

Nós tivemos a oportunidade de pegar nos comandos de Trial Evolutions e saltámos para a aventura.

Na sua génese, Trials Evolution não apresenta uma história ou enredo propriamente dita. Também não precisa. Somos apenas um piloto de cross que vai acelerando em pistas cada vez mais loucas e exigentes, de forma a ganhar medalhas, prémios e bater records. Simples, mas conforme vamos ver mais adiante, eficaz. E é esta simplicidade que torna Trials Evolution tão viciante.

Gráficos: 9.0

Conforme mencionei ao inicio, Trials Evolution aposta em cenários bastante variados e alguns bastante tresloucados. Aliás, Trials Evolution é um jogo que tem de ser encarado com as doses certas de boa disposição, pois a loucura está sempre presente.

Desde um cenário baseado na Praia da Normandia, até a um cenário baseado no Terminator, passando por um outro numa tribo em África, Trials consegue oferecer-nos pistas muito bem detalhadas e imaginativas. Por exemplo, no cenário da Normandia oferece-nos trincheiras e bunkers, com rampas pelo meio e obstáculos diversos. Não falta pormenor ao jogo. Há cenários que têm dezenas de carros, outros feitos em pontes gigantescas em obras, outros em esgotos.

As motas assemelham-se um pouco umas às outras, apesar de serem de cilindradas diferentes mas isso não afecta em demasia o jogo.

Som: 8.6

Dar um salto de 100 metros e ouvir o piloto  …. “yaaaahhhhoooooooooooooooooo” é o que se vai ouvir mais em Trials Evolution, e representa a loucura do jogo.

De resto os efeitos sonoros, aceleração das motas, motor em esforço numa rampa super inclinada, explosões, esgotos, água a escorrer, ovnis (sim, ovnis!?) a voar …. todas estas peças encaixam na perfeição neste autêntico hino à diversão sobre duas rodas.

Jogabilidade: 8.8

Trials não tem nada de complexo. Aliás, simplicidade é o termo certo para descrever o jogo.

A condução das motas é feita da forma mais simples possivel. Basicamente temos de usar o analógico esquerdo para inclinar o condutor mais para a frente e para trás, enquanto aceleramos ou travamos com os gatilhos RT e LT. Há ainda a possibilidade de saltar da mota em pleno ar, com recurso ao Y. E não há mais … é apenas isso. Não há mudanças de direcção ou caminhos a escolher. Apenas temos um único caminho a percorrer e o que conta é a forma como o fazemos, e o tempo que demoramos, enquanto libertamos a nossa loucura em saltos absolutamente vertiginosos.

O uso do analógico esquerdo para a inclinação do condutor ganha aqui particular importância pois, durante os saltos é-nos possível fazer manobras … na prática são apenas cambalhotas no ar para a frente ou para trás … e é precisamente a inclinação do piloto que indica a direcção dessa mesma cambalhota. Simples, e não muito exigente.

Apesar de começar duma forma fácil e que nos dá uma sensação de segurança, cedo nos começa a arrastar para momentos de frustração e de ansiedade. Mas explicando melhor …

Enquanto que as primeiras corridas são relativamente simples, as seguintes vão-se tornando cada vez mais exigentes e complicadas. Quando digo complicadas refiro-me à quantidade de saltos, à complexidade dos saltos, ao posicionamento das rampas, às zonas de aterragem … enfim … tornam-se percursos com mais armadilhas as quais é preciso encarar de forma diferente, bem como ter especial atenção a outro pormenor, as motas.

Há medida que vamos avançando no jogo, vamos desbloqueando novas e mais potentes motos. Ora isto traz outro problema. Se como uma moto menos potente já temos problemas, com uma com aceleração mais explosiva, temos de antever melhor a aceleração antes dos saltos, onde iremos aterrar, … e por aí fora. A condução das motas tem de ser um misto entre aceleração e inclinação do condutor e é precisamente este equilíbrio que tem de ser encontrado a cada pista, a cada rampa, a cada salto.

De vez em quando, em alguns cenários vamos ficando presos em alguns checkpoints em que apenas temos rampas muiiiiiito inclinadas para subir, e aqui entra outra particularidade do analógico esquerdo. Nestas alturas, e como é natural, convém inclinar o peso do condutor para a frente para evitar que o peso se coloque todo na parte de trás da moto.

Se cada corrida é louca, então os finais de cada uma culminam em cenas absolutamente insanos. Há diversos finais para cada cenário e todos eles duma maluqueira total. Por exemplo, há um em que terminamos num contentor pendurado numa ponte … e o final da corrida é dentro desse contentor que ….. cai logo a seguir no precipício connosco lá dentro. Outro exemplo é o da Normandia. Terminamos a corrida num Bunker e imediatamente a seguir o bunker é desfeito pelas bombas da aviação aliada … palavras para quê?

Há ainda um modo de desafios nos quais temos de chegar o mais longe possível sem cair, numa descida duma colina conduzindo …. skis …. sim skis! Ou então numa mota sem travões. A loucura está sempre presente em Trials Evolution mas é uma loucura que não desvirtua.

A progressão no jogo vai-se fazendo à medida que vamos acabando as corridas e batendo records que vai desbloqueando novas pistas e motas. Vamos também adquirindo créditos que podemos usar para customizar o nosso personagem.

E já agora aproveito para vos perguntar … já algum de vocês conduziu um Ovni??

Longevidade: 9.2

A quantidade de pistas que vem com o jogo é grande mas graças aos potentes editores que a RedLynx incluiu em Trials Evolution multiplica-se e desmultiplica-se. Existem dois editores que vêm com o jogo. Editor Lite que permite, duma forma simples e intuitiva editar pistas e adicionar saltos ou obstáculos, e um Editor Pro que permite criar tudo num percurso, desde o inicio.

Graças a estes editores e a uma comunidade online bastante activa, são dezenas as novas pistas que se podem fazer download. O ecrã de download dessas pistas também se encontra bem desenhado pois, permite procurar pistas a fazer download por pontuação, por tipo, ou até pelas que tiveram mais downloads.

Depois é altamente viciante o tentar bater os records de quem já as correu …

Resumidamente, Trials Evolution é um jogo que se joga, se volta a jogar e quando queremos fazer uma pausa, podemos criar pistas para logo a seguir voltar a jogar.

 

Nota Final- 9.0

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Como disse no arranque da análise, Trials Evolution é um jogo simples. No entanto, graças a essa simplicidade aliada a uma jogabilidade descontraída e competitiva, apresenta-se como um dos jogos mais viciantes do Xbox Live Arcade. É divertido, é competitivo, é exigente, é frustrante … tem tudo isto numa mistura explosiva e completamente destravada. A solo, com amigos ou apenas Online, Trials Evolution é sinónimo de diversão.

 

Género: Condução Motos Plataforma Analisada: Xbox 360 Homepage: Trials Evolution Xbox Live: Trials Evolution

 

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