Pplware

Análise Transformers: Dark of the Moon!

Recentemente tem-se vindo a assistir, de certa forma, ao renascimento de alguns dos nossos heróis de infância / adolescência. Sejam através de novas edições em filme, séries, bandas desenhadas ou mesmo videojogos, exemplos não faltam como são os casos do Homem-Aranha, Captain America, Quarteto Fantástico, e muitos outros.

Hoje venho expor-vos uma análise, de um jogo que, também ele, nos leva numa viagem pelo tempo, até aos nossos anos dourados da infância / adolescência, em que acordávamos bem cedinho no sábado de manhã para ver os nossos desenhos animados preferidos e, onde se encontravam, claro está, estes nossos velhos amigos – Transformers.

Antes do mais gostaria de indicar que a análise, embora tenha sido feita essencialmente com a cabeça, tem também muito de coração, pois para mim, personagens como Optimus Prime, Bumblebee, Sideswipe, Megatron e restantes encontram-se todos no mesmo pedestal dourado preservado pela minha mente e onde habitam também outros personagens como, D’Artacão, He-Man, She-Ra, ThunderBirds, Tom Sawyer e muitos mais.

Bem, mas vamos ver deste Transformers: Dark of the Moon e se nos consegue efectivamente levar de volta aos nossos velhos tempos!

Foi então com grande expectativa que peguei neste Transformers: Dark of the Moon para testar. Quando iniciei o jogo, e vi as primeiras secções cinemáticas de Dark of the Moon, posso afirmar que já me encontrava completamente embebido pelo espírito de Optimus Prime, Bumblebee e Starscream e pronto para uma sessão de puro divertimento e nostalgia.

Como história do jogo, Dark of the Moon apresenta-se como uma ponte entre o 2º filme e o 3º filme (agora nos cinemas), mostrando um pouco a demanda dos Decepticons por algo e, apesar de nunca ser explícito acaba por, com o desenrolar da aventura, fazer algum sentido e esclarecer algumas dúvidas (especialmente a quem ainda não viu o filme).

 

Gráficos- 8.0

Creio que os gráficos podem ser divididos em duas partes distintas. Os Transformers e o resto da paisagem. Embora os cenários estejam na sua maior parte bem-criados e duma forma coerente com a zona do globo onde se desenrolam, acabam por deixar uma pequena sensação de old stuff. Aqui e ali, vêm-se texturas que mais fazem lembrar uma foto antiga. Também não se perderia nada se os mesmos cenários fossem mais ricos em outros elementos interactivos, que não os repetitivos carros e destroços espalhados pelo nosso caminho.

O Transformers, que é o grande porquê do jogo, pode-se dizer que estão uns graus acima. Encontram-se bastante bem desenhados e detalhados quer enquanto robots, quer enquanto viaturas. O único senão é o movimento pouco claro da transição entre carro e robot e vice-versa. Mas isso também acontece nos filmes, certo? Os efeitos visuais das explosões estão suficientes, mas não deslumbrando.

Som- 8.0

Se a imagem de Transformers tinha de ser bem cuidada, então o som não poderia ficar atrás. E pessoalmente, acho que não ficou.

Tanto as vozes emprestadas pelos actores aos seus Transformers, como a banda sonora original encontram-se lá e tal e qual como nos filmes. Os efeitos sonoros dos robots a andar, a lutar, a acelerar na sua forma de veiculo, a disparar … encontram-se bem feitos e coerentes. Todo o ambiente sonoro aspira e respira o ambiente Robótico dos Transformers.

As narrativas, diálogos e secções cinemáticas estão bastante boas, embora algo repetitivas, mas nota-se que tiveram uma atenção especial dos produtores do jogo de forma a não fugir à essência da série, e conseguem fazer-nos entrar no espírito.

Jogabilidade- 6.5

Pois … até agora estava tudo a ir muito bem, certo? Bons gráficos, bons sons …

No entanto, na melhor pintura cai a nódoa, já diziam os antigos e com Dark of the Moon acontece isso mesmo. Em termos de jogabilidade, o jogo fica um pouco aquém do que poderia e deveria ter sido.

Comecemos pelo mais óbvio.

As missões são bastante repetitivas e na maior parte dos casos obrigando-nos a ir do ponto A ao ponto B, destruindo resmas e resmas de Transformers adversários muito semelhantes até lá chegar e sem grandes inovações pelo caminho.

A duração do modo campanha é bastante reduzida. Em pouco mais de 10 horas termina-se a Campanha.

A Condução dos veículos é, por vezes absurda mais se assemelhando a carrinhos de choque. A inclusão do Stealth Force que nos permite conduzir os veículos em qualquer direcção sem virar o volante pode trazer mais-valias tácticas, mas na minha perspectiva, foi implementada duma forma algo displicente e por vezes confunde e distrai o jogador.

O sistema de mira é simples e apresenta Auto LockOn, que é, sem sombra de dúvida, uma grande ajuda. Especialmente quando nos surgem variados adversários grandes e pequenos em simultâneo.

No entanto nem tudo são espinhos, e o jogo apresenta algumas ideias e mecanismos bem implementados que merecem ser realçados.

Os Transformers, consoante o caso aparecem agora com alguns poderes especiais, que podemos usar durante as missões, como por exemplo no caso do  Isso permite-nos encarar os diversos desafios de diferentes modos.

Os combates com os bosses são bastante exigentes, e puxam por nós a sério, e as sequências animadas após a nossa vitória são sempre uma delícia. Aliás, os bosses (Transformers mais forte adversários) são visualmente falando, uma delicia.

A, atrás referida possibilidade de alternar entre os modos de Robot e Veiculo durante as nossas deambulações, apresenta-se também como uma fenomenal mais-valia táctica se for bem explorada durante os combates.

 

Longevidade- 6.2

A campanha é demasiado rápida para quem adora Transformers. 10 Horas é pouco tempo para nos fazer voltar atrás no tempo.

No entanto, há vários modos Multiplayer que nos permitem um pouco mais de diversão. Isto se conseguirmos encontrar alguém nos servidores. No entanto a escassez de Modos Online acabam por minar também esta vertente.

Nota Final- 6.7  [0..10]

Eu gosto de Transformers. Já o disse e volto a dizer. Talvez um pouco por causa disso, tenha sido um pouco mais exigente, pois o coração pode ter querido mais, e mais, e mais ainda. No entanto, o jogo apresenta algumas deficiências que não me permitem dar uma nota melhor. No entanto, também há diversão ali pelo meio. Para quem gosta dos Transformers como eu gosto, há bastantes momentos de diversão, especialmente quando nos encontramos nos comandos dos nossos Robots preferidos, ou quando lutamos contra os nossos Robots mais Odiados.

Podia estar bem melhor … aliás, devia estar bem melhor.

No entanto, sinto-me na obrigação de fazer uma nota de rodapé. Para crianças (5/6 anos como o meu sobrinho) jogar este Dark of the Moon, é a loucura total e arriscaria afirmar que para eles a nota final rondaria um 9.


Plataforma Analisada: Playstation 3
Outras Plataformas: Xbox 360, Nintendo Wii, Nintendo 3DS
Género: Acção

Exit mobile version