O Natal de 2013 está a chegar , apesar de todos os problemas que o País atravessa, há agora um bom motivo para pensar que nem tudo é mau.
Saiu recentemente mais uma aventura do personagem dos jogos mais conhecido do Universo … e além. Refiro-me a Super Mario 3D Land, a nova aventura de Mario, Luigi e amigos para a consola da Nintendo, a Wii U.
Super Mario já por cá anda há muitos anos (mais de 20) mas enganem-se os que pensam que a sua idade pode representar um maior cansaço.
Aliás, Super Mario tem recebido ao longo dos anos sucessivas novas aventuras e sempre se manteve fiel a si próprio e ao seu público. Aliás, creio não ser abuso afirmar que tem mantido o seu público tão por perto que várias gerações seguidas são agora fieis seguidores deste divertido herói.
O Pplware já se aventurou em 3D World e ….
Super Mario é quase sinónimo de Jogo de Plataformas e com o lançamento de Super Mario 3D World não se poderia esperar outra coisa. Super Mario 3D World é uma aventura de plataformas onde o jogador desde cedo se vai perder…. e querer perder ainda mais.
No entanto, não será graças à sua história, que é fraca, quase inexistente.
Contudo, e como todos os fãs dos jogos de Super Mario poderão confirmar, a história não será certamente o mais importante.
Acima de tudo, o que realmente é importante num jogo de Mario e amigos é algo muito diferente e que Super Mario 3D World traz consigo em grandes doses.
Bem mas comecemos pelo início.
À semelhança do que se passa com New Super Mario Bros 2, 3D World divide a ação em duas zonas distintas. Por um lado temos o ecrã dos Mundos (ecrã estratégico) no qual escolhemos quais os níveis para explorar. Por outro lado temos próprios níveis onde a ação se passa.
No mapa estratégico podemos vaguear livremente sem a restrição de caminhos pré-definidos e podemos escolher, dentro de cada mundo, os níveis a explorar e pela ordem que preferirmos. Além dos níveis principais que temos de concluir para chegar aos castelos do Bowser temos muitos outros mais variados incluindo algumas Slot Machines.
À semelhança dos anteriores jogos de Super Mario, em 3D World teremos como principal adversário, o eterno Bowser e na nossa demanda por o derrotar podemos jogar com 4 personagens, Mario, Luigi, Princess Peach ou Toad.
Cada um dos heróis tem os seus pontos fortes e fracos e é no início de cada nível que decidimos qual vamos levar connosco. Por exemplo, temos um Luigi saltitão que salta mais alto que os restantes ou a Princesa Peach que consegue ultrapassar obstáculos flutuando sobre eles .
É assim que, com os nossos heróis escolhidos partimos para a aventura, a solo, ou acompanhados com até mais 3 amigos. Super Mario 3D World permite-nos jogar com o Gamepad enquanto outros 3 jogadores podem usar os comandos da Wii.
Os níveis de 3D World estão como sempre, brilhantemente idealizados e cada um apresenta as suas próprias mecânicas e desafios funcionando assim como que uma surpresa sempre que começamos um novo.
E a Nintendo não se conteve na altura de criar os diversos níveis de 3D World. Realmente, quer a nível gráfico (estonteantes e coloridos) quera nível de jogabilidade, Super Mario 3D World é um assombro de jogo, completamente disponível para várias e várias horas de diversão e boa disposição.
Conforme mencionei as mecânicas do jogo estão muito bem pensadas de forma a usufruir do melhor que a Wii U e o seu Gamepad têm para oferecer.
Os níveis vão variando quer em ambiente, quer nas suas mecânicas e nos adversários que nos apresentam.
Por exemplo, em determinados níveis, temos de ultrapassar determinados obstáculos através do uso de ventoinhas e a forma de acionar essas mesmas ventoinhas é através do sopro (através do microfone da Wii U).
Os níveis gelados estão também brutais e é super divertido possuir um trenó de neve para ultrapassar o gelo escorregadio ou os bonecos de neve que nos tentam parar.
Em outras ocasiões, entramos num autêntico mundo das sombras. A dada altura temos uma porta numa parede que nos transforma numa sombra na própria parede (faz lembrar The Legendo of Zelda). A ideia é extremamente interessante pois também os obstáculos e adversários se encontram dessa forma.
Mas os exemplos não se ficam por aqui. Existem diversas ocasiões onde o jogador que tem o Gamepad se vê encarregue de ajudar a equipa inteira que o acompanha. Por exemplo, em determinados níveis existem plataformas que são despoletadas com o toque no ecrã do Gamepad e só assim a equipa pode passar para uma plataforma mais acima. Este tipo de mecânicas, que nunca se mostraram demasiado difíceis, incentiva ao trabalho de equipa e traz alguns bons momentos de diversão especialmente quando as coisas não funcionam bem à primeira.
Outras novidades que Super Mario 3D World traz, são os novos Power-Ups. Existem vários novos itens dos quais os que mais se destacam são, sem dúvida, o fato de gato e a clonagem.
A pele de gato pode ser apanhada com uma folha dourada e traz-nos alguns poderes novos que se revelam muito importantes para o desenrolar da aventura. Além de poder usar as garras do gato para atacar os cogumelos, podemos ainda subir quase todas as paredes dos níveis e assim chegar a zonas que de outra forma são inacessíveis.
Por outro lado, existe um novo bónus, que obtemos quando apanhamos uma cereja no jogo e que possibilita ao nosso herói duplicar-se tal e qual como está na altura (com todos os poderes que tiver). Ou seja, ficamos com dois Super Marios, dois Luigis e por aí fora. Trata-se de uma excelente inovação que também acarreta os seus problemas. Conduzir vários clones pode ser complicado.
Na prática, Super Mario 3D World lança-nos num conjunto de aventuras repleto de mecânicas e desafios diversos e onde nunca sairemos do conforto do Universo Super Mario, mas também onde nunca estaremos completamente dominantes. Há sempre algo de novo a surgir e a surpreender-nos.
Só dominando essas mecânicas e surpresas com mestria é que conseguiremos chegar a todos os cantos e recantos dos mundos de 3D World e apanhar todas as moedas verdes escondidas.
Acredito que Super Mario 3D World é um jogo que, apesar de ser extraordinariamente divertido de se jogar a solo, acaba por ser ainda mais quando acompanhado por amigos. Conforme mencionei podem jogar até 4 jogadores, localmente. Um jogador usa o Gamepad e os restantes comandos Wiimote.
O jogo em Multiplayer é extraordinariamente divertido e desde cedo provoca uma sensação de parceria mas também de competição. No final de cada nível somos presenteados com a lista de pontuações o que leva a que os jogadores tentem chegar ao fim com mais pontos que os companheiros e assim usar a coroa de melhor jogador.
A coroa de melhor jogador que serve apenas para lembrar aos nossos colegas de aventura quem foi o melhor anteriormente, perde-se quando outro jogador ganhar o próximo nível mas….pode-se perder também no meio da ação podendo ser apanhada por outro jogador .
O Multiplayer é extremamente viciante e obriga a jogar em equipa na maior parte dos níveis, portanto quem jogar tem de saber que há momentos para uma competitividade desenfreada e momentos para jogar em equipa e esta é uma das belezas do jogo.
Gostava de destacar a forma como os programadores resolveram (em parte) os problemas de um jogador ficar para trás no multiplayer. Apesar de ainda acontecer algumas ocasiões, já não se morre tantas vezes por se ficar para trás. Quando ficamos atrasados, somos colocados numa bolha e transportados até aos nossos colegas mais avançados.
Quanto a pontos menos bons, o jogo não apresenta falhas de monta apenas alguns pormenores. Creio que um desses pormenores será precisamente o 3D, ou pelo menos a ausência de um controlo completo sobre a camara (acontece apenas em níveis de puzzles, para 1 jogador).
Existem alguns níveis em que subimos, por exemplo, a árvores para depois fazermos um salto duplo e chegarmos a uma plataforma mais alta. No entanto, por vezes, não nos é completamente possível ver o nosso posicionamento tridimensional e um salto mais descuidado pode originar numa vida perdida.
Ao se completar diversos níveis ou objetivos vamos ganhando também selos dos personagens da série, que podem ser partilhados com a comunidade através do MiiVerse deixando a nossa marca e comentário como também assistir também às marcas de outros jogadores o que aumenta o carácter social do jogo.
Infelizmente esses selos na Miiverse acabam por perder o seu efeito com o passar do tempo pois não acrescentam muito ao jogo.
Existe até uma opção de correr contra os ghosts das melhores performances em determinado nível para nos ajudar a bater records e apanhar o máximo de estrelas verdes.
Nota Final- 9,5
[0……....……10]
Esta é a razão pela qual Super Mario se tem mantido vivo e de saúde ao longo de mais de 20 anos de existência. A capacidade de surpreender mas nunca fugindo aos seus princípios. A capacidade de divertir como mais nenhum jogo, sem se tornar demasiado fácil. A capacidade de trazer magia às nossas televisões sem parecer demasiado estranho. Não há nada que fique tão bem numa consola Nintendo Wii U como um jogo de Super Mario e 3D World confirma-o. Um Must Have para todos os amantes de Super Mario e de jogos de plataformas e, … não só. Super Mario 3D World é sem dúvida, o Jogo do Ano da Wii U.
Gráficos: 9,2
Grafismo exuberante. Diversos cenários com ambientes distintos perfeitos. Personagens irrepreensíveis. Efeitos especiais dos novos poderes.
Som: 9,0
Efeitos e melodias Super Mario reconhecíveis de imediato.
Jogabilidade: 9,5
Jogabilidade simples mas sem ser demasiado fácil. Diversidade de mecânicas novas. Níveis bem desenhados. A inclusão do 3D como ferramenta de criação de desafios. Jogo de equipa. Utilização das potencialidades da Wii U ao serviço do jogo.
Longevidade: 9,8
A solo ou acompanhado até com mais 3 jogadores, 3D Super Mario World promete um Natal em grande.