O quarto e último capítulo da série Sorcery chega finalmente, e com ele chega a conclusão da nossa jornada épica baseada nos clássicos de “escolha a sua aventura” de Steve Jackson.
Vamos então conhecer o que nos espera para o final desta saga trazida pelos estúdios Inkle para PC e dispositivos móveis.
Sorcery! é um jogo de fantasia/aventura adaptado a partir dos “livro-jogo” (livros onde o leitor participa da história, fazendo escolhas) de Steve Jackson.
Todas as quatro partes estão já disponíveis na plataforma Steam, na Apple Store e Google Play. Convidamo-vos, desde já, a relerem a análise à primeira parte desta saga.
História
Ao iniciar esta quarta parte conseguimos passar pelas montanhas Shamutanti e por Khare, a cidade dos ladrões, para finalmente chegar a Mampang. O nosso objectivo continua a ser a recuperação da coroa dos reis (Crown of Kings) das mãos do terrível feiticeiro e assim evitar a destruição do mundo!
Sendo esta a última parte desta série de jogos, chega com ele o fim da nossa épica jornada. Mas será que iremos ser capazes de cumprir o nosso objectivo? Terão de descobrir por vocês próprios.
Todo o enredo, personagens que vamos conhecendo e locais que vamos explorando, são apresentados de modo bem detalhado, criando uma atmosfera bastante imersiva (uma marca de um bom RPG).
Também como nas edições anteriores, mantem-se a opção de escolher o nosso percurso pela história, através das variadas escolhas que temos de ir fazendo.
E essas escolhas estão mais difíceis, uma vez que a possibilidade de “regredirmos no tempo” a um estado anterior foi severamente reduzida.
Apresentação
Na quarta edição da série o visual não se altera muito, mantendo um estilo minimalista baseado caixas de texto e gravuras a preto e branco. O mapa está agora mais pequeno, mas com muitos locais para descobrir, muitas personagens para interagir, e vários caminhos por onde seguir.
As animações e o ambiente sonoro mantêm-se inalterados em comparação às edições anteriores da série: Animações bastantes simples, e onde cada lugar tem a sua identidade sonora.
Mecanismo de jogo
Tal como nas edições anteriores, todo o jogo centra-se na leitura da história e na escolha do caminho da nossa aventura, com algum combate (por turnos) à mistura.
Tal como referido anteriormente, nesta edição o sistema que permite “rebobinar” (rewind) foi alterado, quase eliminado, onde essencialmente o jogo cria checkpoints aos quais regressamos caso a nossa personagem morra. Desta maneira cada decisão tomada é praticamente final, e deve ser tomada com ainda mais precaução.
O sistema de combate não varia muito, com animações simples e onde tudo se resume a duas acções: atacar ou defender, onde teremos de escolher entre reduzir o dano recebido e gerir a nossa energia nos ataques.
Infelizmente os padrões de ataque dos inimigos são muito repetitivos fazendo estes confrontos demasiado simples.
Mas, felizmente o sistema de magia não sofre do mesmo problema, com mais feitiços ao nosso dispor e com mais liberdade na sua utilização para resolver algumas situações mais complicadas.
Obviamente que com essa nova liberdade mágica deverá ter cuidados redobrados a usá-la, uma vez que é muito fácil fazer com que “o feitiço se vire contra o feiticeiro” …
Veredicto
Como RPG centrado numa história de fantasia, Sorcery! é um dos melhores do seu género, sendo esta última parte a que mais se destaca.
É uma pena que o sistema de combate não sofra alterações das anteriores edições, fazendo com que algumas vezes não valha a pena investir tempo a dialogar, se podemos batalhar para facilmente resolver a situação…
Sorcery! não é um jogo para se jogar uma só vez, é um jogo que exige e merece se jogado várias vezes para conhecer tudo o que ele tem para nos oferecer. Para os que gostaram das edições anteriores, Sorcery! Part 4 é um título a não perder!
Gostam deste tipo de jogos? Passem no nosso grupo de Facebook Pplware @ Gaming e digam-nos o que acham desta última parte do jogo.