Pplware

Análise Sonic All Stars Racing Transformed (Playstation 3)

Com mais de 20 anos, Sonic continua a ser um herói que, ano após ano, continua a ver lançados novos títulos com o seu nome o que comprova de forma clara que se encontra de boa saúde e que se recomenda.

Sonic já fez de quase tudo e portanto não será de admirar que volte a pegar no volante e parta à procura de loucas corridas repletas de competitividade mas acima de tudo, com doses maciças de diversão.

E foi precisamente isso que aconteceu … recentemente, foi lançado Sonic All Stars Racing Transformed, que pega novamente na fórmula vencedora de Sonic & SEGA All Stars Racing e dá-lhe gás.

O Pplware já conduziu com Sonic e o vencedor foi …

 

Gráficos: 9,0

Quem está habituado a um bom jogo de Sonic, sabe muito bem com o que pode contar, e com o que pode esperar dos novos títulos. All Stars Racing Transformed garante precisamente que isso aconteça, e de várias formas.

Se por um lado temos um grafismo muito cartoon, característico de Sonic, por outro lado temos de dar o braço a torcer e admitir que dificilmente poderia estar melhor.

Apesar de alguns momentos de quebras de framerates, em algumas corridas, o que é certo é que as primeiras vezes que participamos nelas, quase nos sentimos tentados em apenas apreciar o ambiente que nos rodeia.

Há cor, detalhe e vida por todo o lado. A água então, está uma perfeição e quase que convida a dar um mergulho (não fossem certas criaturas estranhas que nela habitam e que ocasionalmente surgem à superfície).

Os restantes efeitos visuais colocados ao dispor do jogo estão soberbos, desde cataratas de água, remoinhos aquáticos, túneis, animais gigantescos que distorcem as pistas, rios de lava, explosões, barcos a navegar….

Quanto aos nossos, apresentam-se ao mais alto nível e o HD ajuda e muito. Sonic e amigos aparecem simplesmente deliciosos, e pormenores como baterem palmas, ou festejarem efusivamente as vitórias ou ultrapassagens ficaram muito bem no jogo.

Além de Sonic, temos ainda a possibilidade de jogar com Miles “Tails” Prower, Amy Rose, Knuckles the Echidna, Doctor Eggma ou Ulala, entre outros.

 

Som: 8,5

A música algo retro típica deste tipo de jogos e de Sonic está de volta mas, contrariamente ao que estava à espera, não se torna demasiado irritante nem chateia muito. Aliás ajuda a criar um ambiente descontraído, ideal para quem quer jogar um jogo de corridas na desportiva e sem competitividade demasiado competitiva.

Aliás, Sonic All Stars Racing Transformed é um jogo competitivo mas não no sentido de querer ganhar apenas por ganhar. Pessoalmente achei igualmente divertido, o facto de poder jogar contra amigos e enchê-los de pancada durante as corridas, com recurso às armas que vamos apanhando.

De resto, o som e efeitos sonoros estão mais que adequados. Estão perfeitos e são também tudo aquilo que se poderia esperar de Sonic.

 

Jogabilidade: 8,7

All Stars Racing Transformed é um senhor jogo. Se removermos aqueles cliches e marcas de ser um jogo para crianças ou de ser um jogo nada sério (com as quais não concordo) é um jogo com potencial para divertir miúdos e graúdos e durante muito tempo.

A jogabilidade é simples. Usando o R2 para aceleramos e L2 para travar. Isto é o básico, pelo menos o essencial para se conseguir chegar ao fim.

No entanto há mais e que é igualmente importante. Por exemplo, para, não perdermos velocidade nas curvas, ou para apanharmos algo numa curva sem ir de encontro aos rails de protecção temos a hipótese de premir R1 para fazer a curva em derrapagem. É extremamente útil, nomeadamente quando apanhamos alguma rampa de aceleração em plena parte exterior duma curva.

Por falar em rampas de aceleração, estas são secções da pista em que uma parte do piso se encontra com uma marca avermelhada e que se passarmos por cima delas apanhamos um boost automático na velocidade.

Como afirmei mais acima, podemos apanhar vários itens ao longo das corridas.

Durante a corrida podemos apanhar Moedas (que surgem na pista ou então que surgem quando atingimos um adversário com uma arma) e que são acumuladas para podermos gastar em slot machines que surgem antes de determinadas corridas. Por exemplo, antes de irmos para uma corrida online podemos gastar esses créditos numa slot machine que se nos der prémio, dá-nos uma vantagem qualquer para essa corrida. Por exemplo, podemos ganhar logo uma arma ao arranque da corrida, ou ter logo velocidade aumentada no inicio, ou ficarmos imunes aos tornados,…. uma ideia bastante boa que prejudica quem for para o online sem créditos para poder gastar.

Por outro lado, podemos ainda apanhar Armas no decorrer duma corrida. As armas são variadas e podem ir de pistolas, a tornados, a peixes-balão que deixamos para trás e que se algum adversário lhe tocar, arrebenta …

Podemos também apanhar outro tipo de itens. Por exemplo, podemos apanhar uma luva gigante que nos permite defender duma ataque de quem venha por trás, ou podemos apanhar boosts de velocidade. Podemos ainda apanhar uma espécie de estado de invulnerabilidade temporária que nos permite avançar mais rapidamente e imune a tudo.

É claro que se apanhamos armas, também temos de as poder disparar e para isso surge o botão X. Nas armas de mira automática basta pressionar X, enquanto que nas restantes, temos de ter um pouco mais de pontaria. Por falar em pontaria, se pressionarmos o Quadrado podemos olhar para trás e ver quem nos segue de perto e se tivermos uma arma equipada, podemos disparar com o X, mas estas manobras nem sempre são simples e muitas vezes o resultado é … nem se acerta no adversário, nem se continua à frente dele.

A palavra Transformed no titulo do jogo, vem com um propósito muito simples que é o facto dos veículos dos nossos heróis se transformarem em pleno movimento e de acordo com o “terreno” que pisamos. Por exemplo, podemos começar uma corrida sobre terra batida mas de repente passarmos para água, e aí o carro transforma-se num barco ou hovercraft. O mesmo para o ar, levando-nos a voar.

Em quase todas as corridas, surgem-nos os 3 tipos de “piso” pelo que temos de dominar bem a condução de cada um. Aliás, cada personagem tem um rating especifico no que toca a condução, velocidade, aceleração, manuseio, … e por isso ainda mais importante se torna o conhecermos e aos seus veículos.

Gostei bastante, quer dos veículos terrestres, quer dos aquáticos, mas reconheço que fiquei um pouco desiludido com os aéreos que, além de serem invertidos acabam por sofre de certos ricochetes estranhos.

À medida que vamos avançando, vamos desbloqueando crachats que podemos exibir quando nos lançamos no online. É engraçado mas fica a ideia de que poderia estar melhor explorada esta questão dos cracjats.

 

Longevidade: 9,0

Se alguém se queixar de falta de diversidade ao jogar Sonic All Stars Racing Transformed é porque se esqueceu de ver todas as opções distintas do jogo, certamente.

Existe um modo que pode ser considerado o modo singleplayer que é o Modo Career. Este modo incluí a World Tour (que é um campeonato com várias localizações que vão sendo desbloqueáveis e cada uma dessas zonas com várias corridas), Grand Prix (vários circuitos desbloqueáveis em formato Grande PRémio, com pontuções por corrida e gerais), Time Attack que como o nome indica é uma corrida para bater records e Single Race que nem precisa de comentários.

Por outro lado temos um Modo Multiplayer bastante interessante com as opções Match Making-Race, Arenae Lucky Dip (jogos online). Aqui podemos encontrar corridas normais, corridas de destruição, Catch The Chaos que é como o Capture de Flag em 4 rodas).

Por fim temos ainda a opção de criarmos nós uma corrida, um torneio ou o que quisermos. Tanto dá para multijogador online como local, com recurso ao split screen.

 

Nota Final- 8,7

[0…....10]

Dito tudo isto, a conclusão só poderia ser uma, Sonic All Stars Racing Transformed é um grande jogo. Dentro do género de jogo arcade de corridas mais descontraído é um ponto de referência e consegue duma forma simples e eficaz transformar uma corrida num bom momento de diversão, com adrenalina e gargalhadas ao mesmo tempo. Gosto bastante de o jogar e creio que todos os jogadores mais descontraídos que preferirem um jogo essencialmente para se divertirem irão gostar também. E claro está, todos os seguidores de Sonic. Mas para esses é um must have e provavelmente já o terão adquirido…

 

Género: Corridas Plataforma Analisada: Playstation 3 Homepage Sonic All Stars Racing Transformed Outras Plataformas:  Xbox 360, Wii U, Nintendo 3DS

Exit mobile version