Sensivelmente 1 ano após o lançamento de Swap Force (que o Pplware teve oportunidade de testar, ver aqui) eis que nos encontramos novamente a falar destes nossos amiguinhos simpáticos e divertidos que ultrapassam de longe, o simples conceito de divertimento digital. Skylanders é já um jogo de relevo no panorama do divertimento para toda a família e já por cá anda, há quase uma mão cheia de anos.
Primeiro chegou Spyro e o primeiro Skylanders, que surpreendeu tudo e todos, não só pela cor e vivacidade que trouxe às nossas consolas como especialmente, pela forma inovadora como permitia aos jogadores levarem os seus Skylanders preferidos para fora de casa e aí continuar a jogar com ele.
De seguida, chegaram os Giants, Skylanders de grandes dimensões com poderes diferentes e que encetaram mais uma vaga de divertimento acrescido.
Finalmente, no ano passado foi a vez da Swap Force, no qual o espírito de equipa dos Skylanders foi levado ao extremo passando agora a ser possível que os nossos heróis partilhem entre si os seus poderes (parte de cima/baixo dos bonecos) tornando-os assim mais fortes e flexíveis.
Agora, em 2014, foi lançado Skylanders: Trap Team, e o Pplware voltou a Skylands.
A história de Trap Team leva-nos até um passado mais ou menos longínquo, no qual Skylands foi atacado por uma horda de Skylanders rebeldes, os Vilões (Doom Raiders) que trouxeram destruição e o caos a Skylands.
Após um épico combate, esses Skylanders renegados foram aprisionados numa prisão (prisão de Cloudcracker ) feita de Traptanium, a única substancia que os conseguia manter presos e sem poder usar os seus poderes.
Acontece que na actualidade, o Dr. Caos surge em cena e lembra-se de soltar os Vilões com o objectivo de os controlar e assim tomar conta de Skylands. Parece que afinal as coisas não são assim tão simples e o próprio Dr. Caos tem uma surpresa, após soltar os Skylanders amotinados.
Cabe novamente aos nossos amiguinhos Skylanders (e ao jogador) de voltar a salvar Skylands.
Jogar Trap Team assenta basicamente nas mesmas mecânicas dos anteriores jogos da série. Colocam-se os Skylanders no Portal e … voilá!
Também de volta encontram-se os elementos de RPG característicos do jogo. Voltamos a ter a oportunidade de melhorar os Skylanders, quer sejam da versão Trap Team ou de qualquer outra versão anterior. De realçar que todos os Skylanders de versões anteriores são compatíveis com Trap Team, incluindo os de Swap Force, permitindo os seus Upgrades das partes de cima/baixo.
Ainda em sintonia com os jogos anteriores encontramos os gráficos. Exuberantes, vivos, coloridos e atrevidos são alguns dos atributos das diferentes secções do Mundo de Skylands por onde passamos.
As cutscenes que antecedem cada nível estão, como é habitual, perfeitas quer no ambiente que criam, quer nas vozes e representações dos actores.
Trap Team traz, como qualquer jogo Skylander o fez até hoje, novos heróis, alguns deles dos mais interessantes e divertidos da série. Podem aceder à lista completa de Trap Masters aqui.
O que difere Trap Team dos anteriores jogos da série é a possibilidade de podermos vir a jogar com alguns dos Vilões com os quais nos deparamos na aventura. Mas explicando melhor.
À medida que vamos evoluindo no jogo, vamos defrontando os Vilões e ao vencê-los em combate podemos aprisiona-los em armadilhas de Traptanium. Essas armadilhas variam nos mesmos tipos/categorias dos Skylanders (Terra, Ar, Fogo, …) e só é de lamentar que na embalagem venham apenas duas. Assim sendo, consoante o tipo de Vilão que acabámos de derrotar, se tivermos a armadilha certa, podemos aprisiona-lo.
Bem mas a novidade não acaba aqui. Com a armadilha colocada no portal (o novo portal tem uma zona onde se inserem uma Armadilha de cada vez) podemos ter, pela primeira vez na série, a oportunidade de jogar com esse Skylander aprisionado. Uma mecânica super divertida e muito bem idealizada.
Para alternarmos entre o nosso Skylander e o que está aprisionado, apenas temos de pressionar L2. Há no entanto um catch … cada Vilão só pode estar activo um determinado período de tempo que chegando ao fim, reverte-nos de volta para o nosso Skylander…. Pelo menos até estar carregado novamente e podermos invoca-lo outra vez, com o L2.
Como é característico da série, o jogo apresenta ao longo da aventura, variados portões fechados que só poderão ser abertos com o Skylander certo. Em Trap Team há até portões e outros objectos que necessitam de um Vilão aprisionado para serem acedidos.
Isso leva-me a um outro aspecto do jogo que direcciona obrigatoriamente para o modelo de negócio por detrás de Skylanders. Há inúmeros portões espalhados pelo jogo aos quais só podemos aceder com o Skylander Trap Master especifico.
Na prática isto faz com que alguns dos novos personagens de Trap Team sejam quase desnecessários. É óbvio que são só por si divertidos mas acabam por não conseguir abrir os portões que apenas os Trap Masters conseguem, pelo que o jogador terá de comprar mais Trap Masters para o fazer.
O combate em Trap Team mantém-se extremamente simples. Não existem combos desnecessariamente complexas nem barras para ataques especiais, apenas a barra de energia base do nosso Skylander, e os ataques são levados a cabo com recurso aos botões ou gatilhos do comando.
Uma outra boa surpresa foi a descoberta que o Portal tem um microfone incluído através do qual os Vilões aprisionados falam e refilam connosco.
Por falar em Vilões … tenho de referir que todos estão maravilhosamente criados e com um carisma particular. Desde a Creepy Sheep que é uma ovelha que lança-rockets, passando pelo Gulper que aumenta de tamanho ao beber Soda e terminando na Golden Queen que transforma tudo em ouro. Podem ver a lista de Vilões aqui.
Ao longo da aventura podemos encontrar ainda, diversos mini-jogos (alguns regressam) que se tornam bastante divertidos e interessantes. Esses mini-jogos podem ir desde o simples desbloquear de um cadeado (através de jogos de lógica de dificuldade simples) a mecânicas de arremesso de ovelhas em catapultas por exemplo, ao estilo de Angry Birds.
Aliás, este último exemplo que mencionei corresponde a um facto interessante do jogo que é a existência de missões específicas para os Vilões aprisionados e que funcionam um pouco como uma forma deles se desculparem de todas as asneiras que fizeram em Skylands.
Há ainda outros tipos de obstáculos nos cenários que por vezes têm de ser ultrapassados com o recurso a movimentações de objectos. Por exemplo, em determinada altura temos de ir empurrando um canhão por entre as ameadas de uma muralha para podermos atacar um barco alado, ou empurrar pedras/tartarugas gigantes para poder transpor precipícios.
De lamentar a localização em inglês (pelo menos na cópia que nos foi disponibilizada) pois o público-alvo certamente não sabe inglês e era imprescindível a língua portuguesa. Torna-se assim imperativo que um pai ou amigo mais velho esteja presente para que os mais novos se inteirem da história que também é divertida e nos diálogos encontram-se inúmeros momentos de humor que assim se perdem.
As versões diferentes de Skylanders: Trap Team colocadas no mercado, divergem um pouco entre si. Enquanto que as versões Xbox One, Playstation 4,Playstation 3, Xbox 360 e Wii U trazem consigo o jogo, o portal com base para armadilhas, duas Trap Stones (armadilhas), dois Skylanders e as normais cartas Skylander, a versão Tablet traz também um controlador wireless para se poder jogar mais comodamente.
De realçar que para jogar Trap Team, não se poderá utilizar o portal dos jogos anteriores.
Há no total, 9 armadilhas diferentes que têm de ser adquiridas para que se possa completar o jogo na totalidade. As categorias são:
- Fogo
- Água
- Terra
- Ar
- Vida
- Tech
- Magia
- Mortos-Vivos
- Kaos
Nota Final- 8,7
[0……....……10]
Skylander Lives! Esta é a conclusão que se pode tirar com Trap Team. A série continua a reinventar-se e, apesar de apresentar um modelo de negócio cada vez mais exigente para o consumidor, mantém o nível de divertimento e criatividade a que nos habituou desde o inicio. A ideia das Armadilhas e de se poderem usar os Skylanders Vilões aprisionados é bastante interessante e encaixa na perfeição na jogabilidade Skylander. Não será por falta de diversão que Skylanders: Trap Team não será um sucesso.