Pplware

Análise Pro Evolution Soccer 2010

Por Pedro Vicente Pinto para o Pplware Chegada a altura do início dos campeonatos europeus de futebol, qual é o título que é mais aguardado? Qual o jogo do desporto rei mais ansiado ao longo de todo o ano, que nos enche de alegria quando sai finalmente para as prateleiras? Pro Evolution Soccer.

Será que nesta nova época, consegue atingir as expectativas? Poderá PES 2010 ter argumentos para ganhar a disputa com o FIFA 10 para o titulo de Simulador de Futebol do ano?

Gráficos – 9.1

A nivel do motor gráfico, houve uma melhoria evidente, que se traduz em novos movimentos dos jogadores e de todo o desenrolar do jogo, transmitindo-nos uma sensação de realismo ao nível do que se esperava efectivamente para um jogo desta dimensão. Delicioso verificar como os principais jogadores, se encontram cada vez mais parecidos com os originais.

A KONAMI prometeu e não desiludiu neste aspecto.

Jogabilidade – 8.6

No que respeita à jogabilidade, podia estar melhor pois apesar do melhoramento dos movimentos e do aperfeiçoamento da técnica dos jogadores, fica muito aquém das expectativas. Os passes e remates tornaram-se mais lentos, sendo necessário dar mais espaço ao jogador para os fazer devidamente. Outro grande defeito são as saídas dos guarda-redes nos lances divididos, que se tornaram muito descuidadas e trabalhosas na maioria das situações.

Novidades:

Som – 7.5

Neste jogo encontramos uma grande variedade musical e os já habituais comentários em diferentes línguas, contando agora com a portuguesa, a cargo de João vieira Pinto e com a revisão do comentador Paulo Sousa. Embora seja um dos muitos aspectos positivos desta edição, os fãs assíduos do jogo vão levar algum tempo a adaptar-se aos comentários, nomeadamente à sua entoação.

Longevidade – 9.4

O PES 2010 tem argumentos para entreter os fãs até 2011, com muita variedade nos modos de jogo presentes.

Modos de jogo Este ano contamos com seis modos de jogo, sendo que um é uma novidade:

Muito completa, com novos menus, contem um pré-jogo espectacular que nos faz lembrar os verdadeiros jogos da competição.

Embora a funcionalidade seja a mesma que na edição passada, esta versão oferece-nos menus melhorados e simplificados e uma melhor jogabilidade.

Novo menu que contém tudo o que estava separado nas edições anteriores (equipamentos, opção de jogo, escolhas de equipas), ficando mais simples e mais harmonioso para o utilizador. Master League:

Na minha opinião, este modo de jogo é o mais forte dos 6, com uma administração do clube melhorada através de menus bem estruturados e uma simplicidade capaz de surpreender qualquer jogador. O que torna este modo tão bom são as licenças conseguidas pela KONAMI para a UEFA Champions League e para a novíssima Liga Europa, que nos proporcionam mais momentos futebolísticos para lá das habituais Ligas e Taças.

Encontramos 5 ligas: Premier League, Eredivisie, Ligue 1, LFP e Serie A e 5 taças: CAN, Copa América, Asian Cup, UEFA European Cup e FIFA World Cup.

Este é o modo mais recente da série PES que nos possibilita realizar torneios entre os nossos amigos com a possibilidade da gravação de recordes.

Uma boa novidade para o panorama futebolístico nacional é a introdução de mais uma equipa portuguesa, o Sporting Clube de Braga.

Mas nem tudo são rosas nesta edição. Embora a jogabilidade e os gráficos tenham melhorado muito, os jogadores continuam a ter umas movimentações um pouco estáticas. E como todos sabem, a KONAMI ainda não tem as licenças para algumas equipas, ligas, taças e jogadores, e alguns dos planteis estão desactualizados, o que é incompreensível para um jogo que saiu 20 dias depois do seu rival.

NOTA FINAL:  8.7 [0-10]

Plataforma: PC Requisitos de Sistema: PES 2010 Género: Simulador Futebol Download Demo PC: PES 2010 Homepage: PES 2010

Exit mobile version