Pplware

Análise: portátil gaming MSI GT72 Dominator Pro

A oferta de computadores portáteis tem vindo a mudar ao longo dos tempos, adaptando-se às diferentes exigências dos utilizadores e dos vários tipos de conteúdo. Olhando para equipamentos como Surface Pro 3 ou como o HP Pavilion x360, fica claro que as marcas se estão a adaptar a essas exigências de uma forma perfeita.

Ainda assim, há que ter em conta outro tipo de necessidades que vão para além da portabilidade e conforto. Para quem procura um computador potente não só para trabalhar mas essencialmente para jogar o melhor que o mercado dos jogos tem para oferecer, o MSI GT72 Dominator Pro poderá ser a opção.

Conheça em pormenor este portátil gaming cedido pela PCDIGA para análise.

Aspectos positivos
Aspectos negativos

 

Características Gerais

O MSI GT72 Dominator Pro, bem como todos os portáteis da gama, é um equipamento que alia a imponência do design com a do hardware, desenhados para os amantes do mundo gaming. Mas dizer que este é apenas um portátil dedicado aos jogos é estar a reduzi-lo a um universo muito pequeno, já que, graças às suas especificações, este pode ser o computador ideal para quem necessita de trabalhar em software muito exigente em termos de consumo de recursos.

O MSI GT72 vem equipado com um processador Intel Core i7-4720HQ Quad-Core a 2,6 GHz com Turbo até 3,6 GHz, tem 32 GB (4x 8 GB) de memória RAM de DDR3L 1600 MHz e conta com duas placas gráficas, uma Intel HD Graphics 4600 (integrada no CPU) e uma NVidia GeForce GTX 980M 8GB GDDR5 dedicada. O armazenamento interno ultra-rápido está garantido por um SuperRaid3 512GB SSD (4x 128 GB M.2) e um HDD 1 TB (7200RPM).

Especificações

  • Processador: Intel® Core™ i7-4720HQ Quad-Core, 2,6 GHz com Turbo até 3,6 GHz, 6 MB Cache
  • Sistema Operativo: Windows 8.1
  • Chipset: Intel® HM87
  • Memória RAM: 32GB (4x8GB) DDR3L 1600 MHz
  • Ecrã: 17.3″ Full HD (1920 x 1080), Anti-Glare (não é IPS)
  • Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 4600 (integrado no CPU) + Nvidia GeForce GTX 980M 8GB GDDR5
  • Armazenamento: SuperRaid3 512GB SSD (128GB*4 M.2) + HDD 1TB (7200RPM)
  • Drive Óptica: Gravador Blu-ray (9.5mm)
  • Áudio:
    • Som by Dynaudio de 2.1 canais com 1 woofer
    • Suporta saída SPDIF 7.1 canais
    • Exclusiva tecnologia Audio Boost 2
    • Creative Sound Blaster Cinema 2
  • Webcam: Tipo Full HD (30fps@1080p)
  • Leitor de Cartões: SD (XC/HC)
  • Comunicações: Combo Killer N1525 (2*2 a/c) + BT4.0, tipo M.2
  • Interface:
    • 1 x D-Sub (VGA)
    • 1 x HDMI (versão 1.4)
    • 2 x Mini-DisplayPort (versão 1.2)
    • 6 x Portas USB 3.0
    • 1 x Entrada Mic
    • 1 x Saída Headphone
    • 1 x Line in
    • 1 x Line out
  • Teclado: Teclado Retro-iluminado by SteelSeries, layout PT
  • Adaptador AC: 230W
  • Bateria: 9-Cell Lithium Ion (83wHr)
  • Dimensões: 428(W) x 294(D) x 48(H)mm
  • Peso: Apróx. 3,78Kg (com bateria)

 

Design

O design do MSI GT72 Dominator Pro é muito particular e característico dos portáteis dedicados aos gamers e este é inspirado nas linhas dos carros de corridas, construído em alumínio escovado. É bastante robusto, pesa 3,78 Kg e o volume é de 42,8 x 29,4 x 4,8 cm.

Na frente do computador estão colocadas umas faixas de luz (com cor personalizável). Na lateral direita, vem o leitor de CD e duas das portas USB 3.0. Do lado esquerdo, vêm as restantes 4 portas USB 3.0, fichas line out, line in, microfone e auscultadores e ainda uma ranhura de leitura de cartões SD.

Já a traseira inclui a ligação para a ficha de alimentação, uma porta VGA, uma para HDMI e duas Mini-DisplayPort. Inclui ainda grelhas de respiração.

O ecrã deste computador portátil tem 17,3″ com uma resolução Full HD (1920 x 1080 píxeis), acima do ecrã encontra-se a Webcam tipo Full HD (30fps@1080p). A resolução do ecrã é bastante boa, contudo a reprodução de cores fica um pouco aquém do desejado, bem como os níveis de brilho. Por se tratar de um computador gaming, onde é desejado os melhores tempos de resposta na reprodução de imagem, o ecrã tem painel TN, o que infelizmente não torna uniforme reprodução de cores em todo o ecrã. Numa gama como esta, seria de esperar um painel de melhor qualidade, mesmo que o tempo de resposta fosse ligeiramente superior.

Do lado esquerdo do teclado encontram-se os botões de Power, troca de placa gráfica, o botão para ligar as ventoinhas de refrigeração, para activar o Gamecaster XSplit e o de controlo da iluminação do teclado.

 

Teclado

Já o teclado foi desenvolvido pela SteelSeries e caracteriza-se pela sua retro-iluminação completamente personalizável e inclui software dedicado a esses ajustes. Na experiência de utilização, este teclado é bastante agradável de escrever, as teclas são baixas e leves, contudo algumas teclas estão posicionadas de uma maneira diferente do habitual, o que prejudica a escrita eficiente. Por exemplo, ao querer premir com a mão direita no Shift e noutra tecla (para escrever um acento circunflexo), tendencialmente é premida seta para cima ao invés do Shift.

O Touchpad não é algo que goste de utilizar habitualmente, uma vez que o rato é muito mais produtivo, mas ainda assim, este tem uma grande área de toque e os botões grandes são também uma ajuda na sua utilização.

 

Som

O som fica a cargo da Dynaudio, sendo que a sua qualidade está mais do que assegurada e melhorada face a modelos anteriores.

É de uma qualidade tal como nunca tinha presenciado num computador portátil. O som em stereo é muito nítido, os graves estão reforçados por uma coluna na base do portátil e, no volume máximo, o som não sofre qualquer distorção.

Mais do que garantir uma qualidade excelente de som para jogos, ver filmes neste portátil eleva em muito a experiência de visualização.

 

Acessórios

O MSI GT72 Dominator Pro é vendido com um conjunto de acessórios também eles de grande qualidade, nomeadamente uma mochila de transporte do PC e acessórios, uns auscultadores SteelSeries Siberia V2, um rato gaming, um tapete para o rato e ainda uma película de protecção do teclado em silicone.

A mochila é preta com apontamentos vermelhos em materiais bastante resistentes, com alças largas e fivelas para um bom suporte e ajuste ao corpo do utilizador. Tem dois bolsos grandes, à medida do computador, um frontal mais pequeno e outro na lateral, todos eles devidamente almofadados.

O rato tem um design que acompanha o estilo do computador, com duas faixas luminosas a vermelho. Os vários botões e scroll funcionam bem, a precisão é boa e o rato é adequado tanto para jogar como para trabalhar. No entanto, não preza muito por boa ergonomia e conforto.

Os headphones são muito confortáveis, vêm com microfone e extensão do cabo de ligação. O som reproduzido é de grande qualidade e bastante envolvente.

Assim, dentro da caixa encontram-se:

À parte do computador, a mala é o melhor acessório presente neste pack.

 

Software

O MSI GT72 vem equipado com o sistema operativo da Microsoft, o Windows 8.1 64-bit, e traz com ele uma série de software integrado que inclui Fresh Paint, Music Maker Jam, Cookbook, Evernote Touch, Norton Studio e TuMetro.

Além do mais, sendo este um PC dedicado aos gamers, vem incluída uma licença do XSplit Gamecaster que permite transmitir e gravar facilmente os melhores momentos de um jogo. Com o auxílio da saída de som line out, a projecção do ecrã e som num torneio público, por exemplo, torna-se muito mais facilitada.

 

Desempenho

O desempenho do MSI GT72 está ao nível daquilo que o hardware promete. Na utilização comum, a fluidez, a velocidade de acção, a capacidade gráfica em jogos, são uma constante. Mas para comprovar esta afirmação foram corridos vários testes de desempenho para as diferentes placas gráficas e ainda foi avaliado o desempenho do conjunto dos discos.

A troca de placas gráficas é feita com o auxílio de um botão (já referido anteriormente) e implica o reboot ao sistema para que a BIOS efectue a troca.

Além do mais, o computador conta com vários perfis de desempenho que poderão ser facilmente alterados, dependendo do tipo de tarefas a executar.

Todos os benchmarks foram efectuados nas mesmas condições de máximo desempenho.

Intel HD Graphics 4600

Nvidia GeForce GTX 980M 8GB GDDR5

Como benchmark generalizado, foi utilizado o GeekBench que obteve os resultados Single-Core Score – 3407; Multi-Core Score – 12665.

  Discos SuperRaid3 512GB SSD (128GB*4 M.2) e HDD 1TB (7200RPM)

Para a análise dos discos foram utilizados os testes CristalDiskMark 3.0.4 e HD Tune Pro 5.50, onde é claramente visível o desempenho estonteante dos 4 discos SSD em RAID, capazes de atingir uma velocidade de leitura entre os 1300 e os 1500 MB/s, com um tempo de resposta médio de 0,123ms.

anterior próxima

 

Veredicto

O MSI GT72 Dominator Pro está aprovado. O desempenho faz jus ao hardware que o compõe e não há tarefa que fique por cumprir. Além de um PC dedicado aos jogadores, este pode ser utilizado a nível profissional para desempenhar funções avançadas que exijam uma capacidade de processamento muito elevada.

Hoje em dia, com a grande mobilidade de trabalho, um computador portátil que cumpra as funções de trabalho e lazer na sua plenitude, poderá ser uma grande vantagem para o utilizador. O preço de 2899,00 €, a que se encontra disponível na PCDIGA, não será certamente acessível a todos os utilizadores mas, ainda assim, poderá ser um investimento compensatório. No entanto, não deixa de ser um ponto negativo.

Além do excelente desempenho, o MSI tem ainda uma qualidade de som que o afasta de grande parte da concorrência. Todos os acessórios vendidos juntamente com o PC são de grande qualidade o que também configura uma vantagem.

A autonomia não é nada de excelente, mas mantém-se dentro do comum no mundo dos portáteis para jogos, permitindo cerca de 3 horas e meia de utilização em navegação no browser, num plano de consumo equilibrado.

O Pplware agradece à PCDIGA a cedência do MSI GT72 Dominator Pro para análise.

MSI GT72 Dominator Pro

Exit mobile version