Pplware

Análise Pokémon X (Nintendo 3DS)

No inicio do ano, tal como o Pplware aqui revelou, a Nintendo revelou que iriam haver novidades neste último trimestre e que uma surpresa vinha a caminho.

Tal como prometido é devido, foi no início do mês passado que uma das séries de videojogos mais conhecidas da pequenada (e não só!) recebeu um novo episódio, Pokémon X e Y! O Pplware tem vindo a acompanhar a evolução do jogo (ver aqui por exemplo) e desde cedo nos apercebemos que a caminho se encontrava um novo Pokémon repleto de novidades e surpresas.

Tal como o Pplware aqui revelou, as 4 milhões de unidades vendidas aquando do seu lançamento cedo tornaram Pokémon X e Y em mais um caso de sucesso. Aliás, nada que não estivéssemos à espera dada a importância da franchise Pokémon junto do seu público-alvo.

O Pplware já experimentou as novas coordenadas (X,Y) de Pokémon …

A nossa aventura em Pokémon X começa em Vaniville onde somos recém-chegados. Após travarmos conhecimento com alguns dos nossos vizinhos e futuros amigos/rivais, partimos então à descoberta da região de Kalos, a partir de Vaniville.

Como em todos os Pokémons, somos um treinador ainda inexperiente e que tem de ganhar o seu espaço numa região de Kalos repleta de vida e de cor. E também repleta de outros treinadores igualmente motivados para ganhar notoriedade e experiência.

Além disso outros nossos rivais mais antigos irão também fazer a sua aparição.

Bem mas partimos assim para a aventura e com alguns amigos a nos fazerem companhia e vamos avançando por uma Kalos muito diferente da Unova anterior. Há mais vida, há mais motivos de interesse, há mais cor … Kalos encontra-se muito bem recreada e só é pena que uma das mais-valias do jogo não tenha sido aproveitada nas viagens, o 3D.

Invariavelmente teria de referir o 3D, pois trata-se, sem dúvida de uma dos principais focos de interesse em Pokémon X.

A inclusão do 3D é notória e importante especialmente ao nível dos combates onde aí sim, nos dá uma total nova perspectiva dos Pokémon e dos seus ataques. Realmente, o 3D traz toda uma nova dimensão aos combates e não só, permitiu que a equipa de desenvolvimento criasse animações distintas e mais interessantes para cada ataque dos Pokémon. Os efeitos estão brutalmente detalhados e a inclusão do 3D só traz um ganho ao jogo.

Por falar em combate, foi incluída uma outra novidade nos combates que se revela bastante útil. Quando participamos num combate, com um ou com mais Pokémon, estes ganham experiência no final do combate e em Pokémon X também os Pokémon que não entraram na luta ganham uma pequena porção de experiência. Desta forma, conseguimos evoluir os Pokémon da nossa Party mais facilmente.

No entanto, enquanto viajamos entre as várias zonas de Kalos o 3D não é usado. É pena pois as viagens intermédias também fazem parte do jogo e mesmo assim ainda constituem uma parte importante do tempo usado a jogar.

Mas é precisamente nesses caminhos que existem as …  zonas de erva alta. Essas zonas de erva ou plantações são pródigas em Pokémon selvagens e torna-se fácil darmos por nós constantemente fora das estradas na tentativa de apanharmos só mais um Pokémon.

À medida que avançamos pelo Distrito de Kalos, vamos então conhecendo novas personagens. Kalos está cheio de vida e portanto estamos sempre a encontrar alguém. Alguns NPC servem apenas para nos guiar ou dar dicas enquanto muitos outros apenas querem combater.

Parece familiar, não parece? E é familiar. Afinal a tradição ainda é o que era, ou pelo menos, Pokemon X a assentar na mesma mecânica de sucesso que garantiu aos episódios anteriores tornarem-se jogos altamente viciantes e emocionantes.

A Game Freak conseguiu assim manter a cadeia genética intocada o que à partida lhe garantiu competência e aceitação pelos jogadores, dando-lhe assim espaço para evoluir noutros capítulos.

E realmente houve algumas adições bastante importantes a Pokémon X.

Talvez a inclusão dos Super Trainings sejam a mais-valia mais importante. Estes treinos são basicamente a adição de mais uma variável de gestão ao jogo uma vez que nos permitem melhorar os stats dos nossos Pokémon através de treinos específicos. Cada Pokémon apresenta seis valores principais que o definem. Essas estatísticas são a HP (Pontos de Saúde), Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade. Esses treinos permitem ao jogador melhorar esses valores de cada Pokémon.

Cada treino é apresentado sob a forma de um mini-jogo divertido, como por exemplo um treino de defesa onde temos de acertar com bolas em 3 balizas bamboleantes, ao mesmo tempo que temos de nos desviar de outras que nos são atiradas.

Com esta inclusão dos Super Training torna-se assim possível melhorar aqueles pontos menos fortes que os nossos Pokémon preferidos apresentam e torná-los mais forte consoante o nosso gosto. Esta é uma mais-valia notória pois antes apenas era possível melhorar alguns stats dos nossos Pokémon com o uso de alguns itens específicos (que continuam a existir e a poder ser usados).

A aventura em Kalos é extremamente viciante e cedo chegamos a 30 horas de jogo sem nos apercebermos. Para alimentar ainda mais todo este vício, novos Pokémon foram adicionados, novos itens com novas propriedades foram acrescentadas … muita coisa nova foi incluída no jogo.

Contudo, as grandes estrelas do jogo são os pequenitos Pokémon, e são às centenas. Centenas de Pokémon significam, centenas de pequenitos seres de design variados e muito criativos. Apesar de haver alguns mais interessantes que outros, todos partilham de um je ne sais quoi de belo, de mágico… de Pokémon.

E até um novo tipo de Pokémon foi acrescentado e surge mais para a frente na aventura … Fairy (e seus poderes especiais).

De acordo com a sua classe, cada Pokémon tem as suas habilidades e ataques muito próprios e que com a inclusão dos Super Trainings origina que, jogar com diferentes Pokémon se traduza em diferentes experiências. E isto leva-nos a outro ponto forte que desde sempre tem acompanhado a série, a componente estratégica.

Com tamanha variedade torna-se necessário ao jogador criar uma equipa (de até 6 Pokémon) bastante equilibrada e que consiga dar resposta à maior parte dos combates e situações.

Uma outra adição foi a inclusão das mega evoluções. Estas mega evoluções correspondem a alterações temporárias dos valores do nosso Pokémon o que faz com que, em combate, tenhamos uma certa vantagem sobre o adversário.

Por falar em adversários … em Pokémon X, além dos adversários virtuais (NPC) somos também capazes de encontrar inúmeros treinadores humanos. O jogo, quando ligado à internet, permite-nos convidar ou ser convidado para combates com outros jogadores online. É simples de fazer e podem ser feitos combates de mano a mano ou de 2 contra 2. De referir que a esmagadora maioria de treinadores online são nipónicos ou coreanos.

Para quem conheceu os antigos Tamagochis (e agora mais recentemente os Eye Pet e afins), em Pokémon X foi ainda adicionado um novo modo (Pokémon Amie) que de certa forma serve para o mesmo. Com Pokémon Amie, o jogo permite-nos criar afinidades especiais com o nosso Pokémon e assim fazer dele o nosso melhor e mais amigo Pokémon de estimação. Até lhe podemos dar festas … Uma adição que pode ser divertida por ser novidade apesar de não ter muita importância no jogo.

Uma das críticas que alguns treinadores fazem aos Pokémon é da demora entre as zonas de interesse. A Game Freak resolveu esse problema de duas formas. Primeiro, e como já visto, através da inclusão de mais vida e interatividade nos caminhos que percorremos.

A segunda, com a inclusão da possibilidade de usarmos uns patins para nos deslocarmos mais rapidamente ou mesmo de um serviço de táxis e transportes urbanos em Kalos.

Não poderia deixar de referir o facto de espalhados por Kalos existirem variadas lojas onde podemos mudar o estilo do nosso personagem. Podemos assim ir a lojas de roupa ou cabeleireiros e mudar completamente o estilo do nosso herói. Pode não fazer grande sentido na lógica do jogo mas acaba por ser divertido.

 

Nota Final- 8,5

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Conforme acima mencionei, a tradição ainda é o que era. Não só é o que era como também mega-evoluiu. Pokémon X é a natural e normal incursão da série no ambiente 3D e aponta na direcção certa. Mantendo a mecânica central já à muito aceite, X partiu à aventura e foi adicionando aqui ou ali novas pepitas o que faz com que Pokémon X seja o próximo passo na sua evolução. Pokémon X não fez nenhuma revolução na série mas sim, melhorou-a, aprimorou-a e evoluiu-a de forma a que os seus problemas e lacunas sejam minimizados. Para os amantes da série é um jogo obrigatório de ter.

 

Gráficos: 8,5

O 3D faz alguns milagres nomeadamente ao nível dos combates. Pena o 3D não chegar a todo o lado … A província de Kalos está mais viva, mais colorida, com mais animação e isso torna o jogo menos monótono e mais divertido.

Som: 8,0

Pokémon X soa a Pokémon. Banda sonora, efeitos sonoros competentes mas que não deslumbram.

Jogabilidade: 8,7

Um jogador conhecedor do Universo Pokémon jogará em casa e não terá grandes surpresas, graças às mecânicas centrais do jogo que permaneceram intocadas. Novos jogadores também não irão sentir muitas dores de cabeça. Simples e rápido de dominar. O mesmo não se pode dizer dos adversários.

Longevidade: 8,8

As horas passam e passam sem que se dê por conta disso. O online ajuda bastante e os diversos mini jogos possíveis acrescentam alguma longevidade ao jogo.

 

Género: Aventura Plataforma Analisada:  Nintendo 3DS Outras Plataformas:  Nintendo 2DS Homepage Pokémon X e Y

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