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Análise Phineas e Ferb: Através da Segunda Dimensão (PSP)

Um dos fieis amiguinhos dos mais novos que os tem acompanhado nos canais televisivos dedicados e no cinema é, Phineas e o seu inseparável companheiro, Ferb.

Juntos partilham montes de aventuras e histórias em que combatem o mauzão da série, Dr. Heinz Doofenshmirtz. Nesse combate juntam-se-lhes também Candace, a irmã, Agente P o Ornitorrinco, o seu animal de estimação ou Terry a Tartaruga também conhecida por Agente T.

Em Através da Segunda Dimensão, vamos acompanhando os nossos amigos através duma aventura por locais conhecidos, mas em dimensões diferentes, tentando descobrir uma forma de voltar à realidade. Vamos descobrir a Segunda Dimensão?

Creio que algo que sobressai logo desde o início é que este jogo é essencialmente um jogo para crianças. Não há grandes dúvidas quanto a isso.

Desde o grafismo, a todo o cenário montado em torno do jogo, a uma jogabilidade simples e a um grau de dificuldade que em certas alturas parece desaparecer, tudo aponta para um jogo exclusivamente para os mais pequenos. Conforme poderão ler nas seguintes linhas haverá muito para divertir os mais novos mas pouco para cativar os mais velhos.

Não quero com isto indicar que não está um jogo minimamente divertido para todos os restantes jogadores. Mas, falta-lhe algum maior grau de exigência.

No início de cada nível escolhemos dois dos personagens disponíveis e … lá vamos nós à aventura. E a aventura avança com alguma diversidade e animação. Descobrimos por Mundos repletos de balões, cenários campestres a preto e branco, esgotos esverdeados e mal cheirosos … e quase tudo com um bom nível de detalhe.

A mecânica é simples e quando não estamos a lutar contra hordas de robots, andamos a tentar resolver alguns puzzles ou consertar alguns gadgets avariados que nos vão deparando pelo caminho.

A parte do combate é simples e demasiadamente fácil. Mesmo para uma criança de 5 anos até os bosses são pêra doce. Basicamente temos de escolher a arma (mas podemos trocar a qualquer momento) que queremos usar (arma de sumo de laranja, bolas de baseball, de gravidade, e outras desbloqueáveis) e disparar de forma mais ou menos frenética na direcção dos inimigos. Aliás, nem é necessário apontar muito bem pois o jogo trata de fazer pontaria por nós.

Quando somos atacados perdemos energia mas mal se nota algum tipo de preocupação com isso, especialmente porque existem montes e montes de caixas pronto-socorro espalhadas pelo cenário, ou então que os inimigos largam ao serem mortos.

Algo que também não nos encoraja a ter muita preocupação com o nosso bem-estar é precisamente o facto de os inimigos serem demasiado limitados, nada espertos e demasiado previsíveis. Na prática apenas surgem através de portais e vêm na nossa direcção. O que simplifica as coisas, certo?

Phineas e Ferb: Através da 2ª Dimensão traz também consigo uma forte dose de plataformas mas novamente aqui as coisas são demasiado simples. Vamos avançando de salto em salto (alguns ajudados pelas hélices dos nossos heróis que nos permitem voar por curtos espaços de terreno) ou através de caminhos desbloqueados por um qualquer puzzle simples de resolver.

De qualquer modo o encadeamento entre a aventura, o cenário em questão e os puzzles encontra-se bom. Por exemplo num determinado nível temos de dar de comer a vacas, transportando o feno por um labirinto, para depois consertar um tractor que nos abre uma porta onde conseguimos encontrar uma fonte de energia suficiente para sairmos dessa Dimensão.

Ok, que para uma criança não será assim tão simples, mas após descobrir a resolução dum puzzle, os outros tornam-se bastante simples de perceber e resolver.

À medida que vamos avançando na aventura vamos apanhando uns itens dos inimigos mortos que são créditos, com os quais podemos comprar upgrades às nossas armas. Entre outros, temos a possibilidade de aumentar o poder de fogo, do dano causado, da capacidade de munições, do som da arma. Apesar de quase não ser necessário para podermos avançar na história, dada a facilidade do jogo, é interessante haver esta possibilidade de gestão.

Para facilitar ainda mais a facilidade do jogo, nós não perdemos vidas. Aliás, não há vidas para perder. Quando ficamos sem energia, ou caímos num precipício apenas retomamos um pouco mais atrás.

Gostei particularmente dos mini-jogos existentes no final de cada nível ou secção. Na prática servem para nos dar mais créditos ou permitir ganhar coleccionáveis mas estão interessantes. Um deles faz lembrar aquelas máquinas das feiras com uma garra que apanha bonecos lá dentro e a outra parece um jogo de bowling em que temos de acertar em alguns buracos coloridos. Estão minimamente interessantes e ajudam a variar um pouco a jogabilidade.

Ainda numa perspectiva de arejar um pouco a jogabilidade existem algumas secções divertidas nas quais os nossos heróis voam pelos ares dos cenários disparando contra inimigos que nos surgem em frente. No entanto apresenta o mesmo problema do resto do jogo, que é o facto de ser demasiado simples e fácil.

Conforme disse mais acima, podemos usar esses créditos para comprar mods para as armas mas existem outras aquisições possíveis. Por exemplo, podemos adquirir roupagens para os nossos heróis, desbloquear alguns outros personagens novos, como Peter o Panda e muito mais. Aliás, essas mods podem também ser encontradas pelos diversos cenários o que dá um especial motivo para explorarmos cada cenário a fundo.

O jogo tem uma particularidade que me agradou bastante, mas que para os mais pequenos passará certamente ao lado, que é a parte cómica. Apesar de ter os menus em português e de apresentar legendas existem momentos de tiradas cómicas dos heróis que apenas quem percebe inglês conseguirá achar graça. É pena que o português novamente tenha sido esquecido nas vozes.

Um outro aspecto que tenta trazer ao jogo um pouco mais animação e estratégia é o facto de, a qualquer momento podermos mudar entre qualquer um dos personagens, com o botão triângulo  Essa simplicidade além de ser divertida e possibilitar jogar com todos os personagens acaba por, em alguns níveis ser necessária para passar alguns obstáculos tendo de jogar com um de cada vez. Num desses desafios temos de entrar com cada personagem dentro duma determinada porta e despoletar uma engrenagem. O ecrã divide-se com cada personagem no seu lado e, alternadamente, resolvemos cada parte do desafio.

Como disse anteriormente os comandos são extremamente simples. Além do Quadrado para disparar, X para saltar ou voar e Y para mudar de personagem, temos ainda as teclas direccionais para mudar de arma e o L para construir alguns gadgets. Em cada nível encontramos peças que servem para construir gadgets importantes para podermos sair dessa Dimensão. Ainda pelo cenário vamos encontrando algumas bancadas onde podemos comprar upgrades para as armas, premindo L.

O uso da arma de gravidade está divertida e basicamente é usado num objecto, elevando-o no ar. Depois apenas teremos de o deslocar até ao sítio correto e larga-lo.

Nota Final- 7,0

[0…....10]

Phineas e Ferb: Através da Segunda Dimensão é definitivamente, como tive várias oportunidades de afirmar na análise, um jogo para os mais novos. Creio que será uma boa aquisição para os que acompanhem as aventuras destes dois irmãos na televisão e não só. A sua simplicidade e facilidade fazem dele um jogo acessível para a maior parte dos mais pequenos e assim sendo, considero bastante negativo o facto das vozes serem apenas em inglês. De resto é uma aventura engraçada, num ambiente conhecido e que facilmente se identifica (a quem acompanhe a série e filmes) e que consegue divertir descontraidamente quem a jogue.

 

Gráficos: 7,5

Phineas e Ferb: Através da Segunda Dimensão não mostra nada de outro mundo visualmente mas, está bastante fiel à série de televisão. Os gráficos não deslumbram mas ajudam a criar o ambiente que um fã de Phineas e Ferb está à espera.

 

Som: 7,0

As vozes originais em inglês ajudam a construir o cenário, mas é também precisamente isso (de estar em inglês) que minam um pouco o jogo. Sendo para crianças deveria ter o português.

 

Jogabilidade: 7,0

Simples e intuitiva mas demasiado fácil. O jogo apresenta secções de aventura , plataformas e puzzles divertidos mas, à semelhança das partes de combates são demasiado fáceis. De resto é um jogo divertido.

 

Longevidade: 6,6

Campanha com menos de 6 horas pode ser considerado pouco mas mesmo assim ainda conseguirá cativar os jogadores mais ligados a Phineas e Ferb e levá-los a voltar algumas vezes mais.

 

Género: Aventura/Plataformas Plataforma Analisada: Playstation Portable Homepage Phineas e Ferb Outras Plataformas:  Playstation 3, Wii, Nintendo 3DS

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