Pplware

Análise New Super Mario Bros U (Nintendo Wii U)

Com o lançamento da nova consola da Nintendo, a Wii U (que o Pplware teve ocasião de acompanhar aqui na sua cerimónia nacional) muitas foram as novidades ao nível de títulos disponibilizados para os jogadores.

No entanto estaria a mentir se não referisse que alguns jogos tiveram maior destaque, no que toca a expectativas criadas em seu redor e um deles foi, sem dúvida, este New Super Mario Bros U.

Cliente habitual das consolas da Nintendo, Super Mario faz agora a sua aparição em HD (1080p) e com uma jogabilidade algo diferente, possibilitada pelas inovadoras características da Wii U.

O Pplware já andou à cata das moedas com a Wii U e o resultado não poderia deixar de ser outro …

A história deste New Super Mario Bros U tem inicio quando um jantar onde Mario, Luigi e a princesa se encontram é interrompida por Bowser e uma armada de navios flutuantes que lançam Mario e Luigi pelo ar, e cercam o castelo para raptar a princesa. Assim sendo, Mario e Luigi têm de percorrer o Mushroom Kingdom, repleto de perigos e aventuras para salvar a princesa.

 

Gráficos: 9,0

Recentemente o Pplware teve ocasião de analisar o New Super Mario Bros 2 para a Nintendo DS (ver aqui) e, se uma coisa que pudemos confirmar, foi que Super Mario é … Super Mario … em qualquer consola.

Com a Wii U, tal não deixa de ser verdade mas a grande novidade é que agora, Super Mario é Super Mario mas, em HD.

O que até hoje estávamos habituados a ver num grafismo menos definido (Wii) ou em ecrãs mais reduzidos (DS) pode finalmente ser visualizado em pleno HD numa boa televisão de Alta Definição e, deixem-me que vos diga … “what a feeling!”.

Não quero com isto dizer que em termos de grafismo ou de novidades, haja muita coisa, mas o simples facto de ser numa resolução de 1080p pode ser encarada como um grande salto qualitativo na série e, jogar numa boa televisão HD torna-se numa experiência bem mais excitante.

Até o próprio mapa estratégico ganha outra vida com a Wii U.

 

Som: 9,0

Conforme mencionei a Wii U traz a Super Mario uma nova cara, uma cara bem mais detalhada com 1080p e que pode ser considerado o primeiro ponto de interesse no que toca a novidades trazidas por New Super Mario Bros U.

No capitulo sonoro, por outro lado não se notam grandes alterações de monta mas, que tal não queira dizer que há perda de qualidade ou algum tipo de problemas com isso. Muito pelo contrário, os efeitos sonoros, os sons, as melodias, … todos continuam a transmitir o verdadeiro Super Mario style tradicional, mantendo o passado genético da série bem preservado.

 

Jogabilidade: 9,0

A Wii U, conforme já tivemos várias oportunidades de referir é uma consola que, acima de tudo, traz ao jogador uma nova forma de jogar. Uma nova forma de estar num jogo e isso vê-se e sente-se com New Super Mario Bros U.

Uma das novas funcionalidades permitidas pela Wii U é precisamente a possibilidade de que o jogador que usa o Gamepad possa estar no jogo mas com uma postura completamente diferente. Com o Gamepad, o jogador que o usa pode optar por jogar com ele, ou então ser uma espécie de amigo invisível para os restantes jogadores que usam comandos tradicionais Wii.

O que quero dizer com isto? Bem, quero dizer que, por um lado, se um jogador apenas pretender jogar New Super Mario Bros U, pode fazê-lo directamente no Gamepad. Por outro lado, se vários jogadores se encontrarem a jogar então quem tem o Gamepad será uma espécie de Mão de Deus que os vai ajudando e orientando no jogo, à base de algumas interacções novas que o Gamepad possibilita. Mas eu explico de seguida.

Quando em multiplayer local, o Gamepad possibilita ao jogador que o possua um papel de ajuda divina aos restantes jogadores. Por exemplo, uma plataforma encontra-se demasiado alta. Então o jogador com o Gamepad pode construir uma escada de novas plataformas intermédias até lá. Mas atenção … essas plataformas intermédias, criadas apenas com um toque do Stylus no ecrã, são temporárias e após algum tempo … desaparecem.

Outro exemplo da ajuda que quem tem o Gamepad pode dar aos restantes jogadores é a possibilidade de obstruir o caminho às tartarugas ou cogumelos e impedir assim que elas ataquem Mario ou amigos. Aliás, é até possível a quem tenha o Gamepad poder nocautear os nossos inimigos, clicando com o Stylus em cima deles. Outro exemplo é quando um jogador está off numa bolha, antes de voltar ao jogo, com o Stylus podemos voltar a repo-lo em campo quando assim for mais oportuno.

Como podem facilmente perceber, a quantidade de interacções e de ajudas que pode ser feita com o recurso do Gamepad é bastante grande e variada e adiciona, inclusive, um novo carácter estratégico ao jogo. Jogar em equipa agora torna-se ainda mais cooperativo.

Toquei agora num ponto fulcral e que dá lugar a muitas gargalhadas e stresses. Por exemplo, quando se joga com mais de 2 pessoas, tem de haver algum cuidado, da parte dos que jogam com os comandos Wii, pois quando vários jogadores se encontram muito afastados no cenário, torna-se na maior parte das  vezes, muito complicado acudir a todos os lados e por vezes instala-se o caos.

Uma das coisas que, duma forma divertida, me tirou mais do sério foi a quantidade de vezes que ao tentar ajudar um jogador, criando uma plataforma intermédia, acabei por criar uma barreira para o outro jogador.

Com isto quero dizer que não são apenas os jogadores que detém o comando Wii que se divertem mas também quem tem o Gamepad apanha largas doses de divertimento, excitação e frustração.

Realmente se há algo que sobressai deste jogo é, sem dúvida, o potencial do Gamepad da Wii U transmitir uma nova maneira de encarar os jogos e de intervir nos mesmos. É simplesmente brilhante e no New Super Mario Bros U funciona na perfeição.

Ora, com isto tudo resta dizer que com o Gamepad, é possível agora, até 5 jogadores partilharem as emoções duma partida New Super Mario Bros U. Aliás, a entrada e saída de jogadores é extremamente simples, pois basta ligar um dos comandos Wii que tenham sido emparelhados previamente com a Wii U e … voilá.

Quanto ao restante da jogabilidade a que estamos habituados, tudo o que faz parte tradicionalmente num jogo de Super Mario encontra-se presente. As corridas, os saltos normais, saltos duplos e saltos triplos, os power-ups, os saltos em espiral, nadar, subir certas superfícies como grades, …

Pelo caminho foram acrescentados novos power-ups, tais como as bolotas castanhas, que nos permitem ganhar uma pele de esquilo-voador e nos permite planar carregando no botão 2 do comando Wii. Outro novo power-up é o dos super-cogumelos que permite ao Mario crescer um pouco e tornar-se assim mais forte. Se há super-cogumelos, também há minis que fazem precisamente o oposto transformando Mario numa miniatura podendo passar assim por espaços pequenos.

Outro power-up importante é o das flores de fogo que permitem ao Mario lançar bolas de fogo contra os inimigos. Tal como a flor de fogo, também há a flor de gelo que permite congelar inimigos. Por fim, a estrela dourada permite a Mario ficar invulnerável e com uma rapidez acrescida.

Apesar de grande parte disto já ter sido visto e não trazer grandes novidades o que é certo é que a grande estrela da companhia é, a própria Wii U e o seu Gamepad. Não me canso de referir que traz uma enorme mais valia ao jogo e que, mesmo para quem ache que é pouco divertido jogar com o Gamepad, acreditem que não o é. É igualmente excitante e até, um pouco mais emotivo.

 

Longevidade: 9,5

Que jogo. Que jogo … É apenas o que me apetece dizer. Uma pessoa não se cansa de jogar e o que é certo é que há muitos bons motivos para tal.

Além da campanha tradicional, a solo ou em coop, ainda somos presenteados com mais modos de jogo que aumentam e de que forma as horas que vamos andar de volta de New Super Mario Bros U.

Um Boost Rush Mode que nos coloca numa corrida desenfreada contra o tempo na tentativa de apanhar o máximo de moedas possível e que tanto pode ser a solo como acompanhado. Ou então começar a solo e alguém se juntar durante o jogo.

Surge também um Challenge Mode, com potencial para fazer aparecer os primeiros cabelos brancos aos mais novos, que nos apresenta variados cenários (alguns totalmente novos) com níveis de dificuldade bem puxados.

Por fim uma Batalha de Moedas que como o nome indica é … uma batalha para ver quem apanha mais moedas.

New Super Mario Bros U é um daqueles jogos que se joga, joga, joga e joga e parece que nunca cansa e então se for jogado com amigos a loucura é então total.

 

Nota Final- 9,2

[0…....10]

 

Que jogo! New Super Mario Bros U não é apenas um novo Super Mario mas sim, uma nova forma de jogar Super Mario. Graças às novas competências da Wii U, New Super Mario Bros U ganha toda uma outra dimensão e leva o termo jogo de equipa até outros níveis. Super Mario ao mais alto nível  num jogo imprescindível para quem tenha uma Wii U. Será certamente um daqueles jogos que vai, certamente, durar até ao próximo Super Mario e sem sair de perto da consola. Este Natal promete ser bem mais animado com o novíssimo New Super Mario Bros U.

Para todos os que gostem de jogos de plataformas, que gostem de Super Mario ou simplesmente gostem de jogos que criem um ambiente divertido de cooperação ou competitividade, New Super Mario Bro U é a escolha acertada.

 

Género: Plataformas Plataforma Analisada: Nintendo Wii U Homepage New Super Mario Bros U

Exit mobile version