Por Sérgio Reis para o Pplware!
World pf Warcraft será eventualmente, o maior MMORPG da actualidade. Apesar de inúmeros outros projectos terem sido lançados ao longos dos anos, WoW tem conseguido manter-se num patamar acima e a grande prova disso poderá ser encontrada com a sua mais recente adição, Mists of Pandaria.
Mists of Pandaria foi lançado em finais de Setembro e em menos de 15 dias já tinha alcançado a vertiginosa quantidade de 2,7 milhões de cópias vendidas e a base de jogadores globais tinha ultrapassado os 10 milhões de assinantes, e demonstrando um crescimento em todas as mais importantes regiões.
“Com Mists of Pandaria, queriamos expandir no sentido do divertimento e da descoberta, que sempre foi o objectivo central do World of Warcraft – além de acrescentar uma grande variedade de novo conteúdo e funcionalidades ao jogo”, disse Mike Morhaime, CEO e co-fundador da Blizzard Entertainment. “Tem sido gratificante ver os resultados de todo o trabalho que dedicámos a esta expansão e saber todos os comentários positivos dos jogadores até ao momento”.
O Pplware já teve oportunidade de testar Mists of Pandaria e o resultado foi …
Depois de alguma espera chegou até nós finalmente a nova expansão para o WoW, Mist Of Pandaria. Depois de Cataclysm, expansão que mudou profundamente o mundo de WoW, eis que chega MoP uma expansão enorme que nos traz Pandaria uma nova zona para explorar, uma nova raça os Pandaren e uma nova class, os Monk, novos aliados e novos inimigos os Sha, alem de mais dungeons e raids e um novo mini-jogo dentro do jogo o Pet Battles.
Chegamos a Pandaria depois de uma grande batalha naval entre a Horde e a Alliance e deparamos-nos com uma ilha cheia de cor e cenários espectaculares com inspiração na antiga China.
Depois de 8 anos no mercado o WoW ainda consegue ter um aspecto gráfico bastante aceitável no seu estilo cartonish que todos conhecemos. Mas se comparar-mos o WoW com MMOs mais recente notamos claramente a diferença de qualidade gráfica que advem da sua já longa idade. Pandaria é a zona com mais detalhe de todo o mundo de Azeroth, esta nova zona consegue emergir-nos no seu ambiente com cenários espectaculares e que nos levam a explorar avidamente as novas áreas. Para esta imersão também contribui a música ambiente que com o seu estilo oriental nos acompanha através da nossa exploração de cenários com inspiração oriental, apesar do motor já velhinho a Blizzard consegue mesmo assim fazer uma área atractiva e que dá gosto explorar. Depois dos cenários cinzentos e geralmente escuros de Cataclysm as cores vivas e cenários alegres de MoP são bem vindos.
O sistema de quest e de lvling não mudou muito com a nova expansão, ao chegarmos a Pandaria encontramos logo o sistema normal de quest de matar X para obter Y ou levar determinado objecto de A para B, mas MoP consegue trazer algumas novidades que conseguem disfarçar um pouco a monotonia do mesmo tipo de quests que tem sido feito ao longo de 8 anos. Um problema é o facto de ao longo de todo o caminho de progressão através das novas áreas não haver realmente necessidade de interação com outros jogadores, o que por vezes nos leva a questionar se estamos realmente perante um MMO ou um jogo Single Player. Não há duvida que a Blizzard tem uma das melhores, se não a melhor equipa de mercado o que leva a questlines interessantes e divertidas, mas a história continua básicamente a revolver na velha guerra entre a Horde e a Alliance mas sem que esta mesma história tenha progressos visiveis e a guerra parece ser novamente posta de lado para seguir-mos uma linha de quests que por vezes nos pode deixar confusos. Pode ser que nos próximos updates de MoP as coisas aqueçam e finalmente tenhamos mais motivação para a nossa viagem por Azeroth.
Para end content temos a normal adição de dungeons e raids que variam entre a dificuldade normal e heroica. As dungeons estão bem desenhadas e os novos boss têm algumas novidades que trazem algumas agráveis, e por vezes não muito agradáveis, surpresas o que torna a viagem através destas novas dungeons agradável e divertido. Em adição a estes tipos de conteudo já conhecidos a Blizzard introduziu agora um novo conceito denominado cenários, estes cenários são mini dungeons em que três pessoas colaboram ao longo de várias etapas, completando vários objectivos para obter recompensas. Estes cenários são uma boa adição ao jogo já que trazem novo e diferente conteudo.
A nova class de Monk, disponivel para todas as raças menos Worgen e Goblin, é uma lufada de ar fresco em Azeroth. A jogabilidade com um Monk é bastante mais fluida e divertida que as restantes classes actuais o que leva a uma melhor jogabilidade.
Outra grande adição ao jogo foram as Pet Battles, finalmente temos algo que fazer com os nossos pets e eles deixaram de ser somente algo a colecionar. Os pets battles, jogo ao estilo Pokemon, são surpreendentemente divertidas e absorventes e levam-nos a perder mais horas do que o desejado neste novo jogo dentro do jogo. As pet battles podem ser um conceito um pouco estranho tendo em conta o resto do lore do jogo mas são claramente uma adição valiosa neste MoP.
Gráficos: 8,1
Cenários muito bem conseguidos apesar do motor com já 8 anos. A alguns personagens faltam qualidade e nas sequências por vezes a qualidade não é a melhor.
Som: 7,4
Banda sonara ao estilo oriental muito boa e emergente no ambiente de Pandaria. Algusn efeitos sonoros podiam ser melhores e acabam por seres irritantemente repetitivos.
Jogabilidade: 7,0
Como em todos os MMO o interface por vezes pode ficar caótico, principalmente no WoW se tivermos todos os elementos activos. O MoP apresenta um grande de dificuldade muito baixo para as quests iniciais e mesmo as novas dungeons são mais facil que na Cataclysm. O Enredo por vezes é confuso e com algumas falhas. O jogo bastante diverso nos seus novos cenários e ambiente.
Longevidade: 6,7
Tem algum valor de replay principalmente se decidirmos iniciar um novo Monk. É um jogo 100% multiplayer mas por vezes temos a sensação que é mais um single player.
Nota Final- 7,3
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No geral a nova expansão é uma boa adição ao World of Warcraft, apesar dos seus vários problemas consegue trazer algumas novidades bastante atraentes e que podem reavivar o interesse no jogo por parte de alguns membros da velha guarda e possivelmente trazer novos jogadores. O peso de 8 anos de história sente-se no Mists Of Pandaria e a expansão tem muito espaço de melhoria, sente-se que a Blizzard continua a apostar muito na sua área de conforto e que muitas mecânicas acabam por parecer antiquadas e repetitivas o que pode levar a alguma frustração por parte de jogadores habituados a alguns dos novos MMOs. Para quem já amava o World Of Warcraft esta expansão não vai desiludir e vai trazer muitas horas adicionais de conteudo a explorar. Para quem não gostava de World of Warcraft esta expansão também não vai desiludir pois não trás mudanças significativas ao jogo.