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Análise Minecraft (Wii U)

Creio ser uma verdade universal a ideia de que Minecraft é um daqueles fenómenos mundiais que ocasionalmente acontecem e muitas vezes sem se conseguir explicar bem o porquê.

Com cerca de 70 milhões de cópias vendidas em todo o Mundo (20 milhões só para PC e Mac) Minecraft é um jogo conhecido pela maior parte da população, jogadores ou não. É sem sombra de dúvidas, um dos jogos mais bem sucedidos dos últimos tempos e a verdade é que tudo começou de uma forma muito … arcaica, o que talvez tenha estado na origem do sucesso que conseguiu e que ultrapassa o mero formato digital.

Além de consolas e smartphones, a máquina de marketing desde cedo piscou o olho ao jogo da Mojang e disparou Minecraft noutras direcções. Hoje em dia Minecraft existe em roupas, acessórios e qualquer dia estará no cinema … !

Tendo já sido lançado para as restantes plataformas (onde se incluem os smarthones), eis que chega a vez da Wii U (pecando apenas pela demora).

E a demora foi grande e para muitos possuidores de Wii U, talvez demasiadamente incompreensível. Já passaram alguns anos desde que o jogo foi lançado (para PC) e entretanto foi sendo sucessivamente migrado para as restantes consolas. No entanto, e antes mesmo de chegar à Wii U, foi também lançado Minecraft: Story Mode e só após esse lançamento é que sai a versão Wii U. Hmmm … os jogadores Wii U podem sentir-se algo injustiçados.

Sendo eu um newcomer ao mundo de Minecraft … sim, tenho de admitir que nunca tinha tido a oportunidade de jogar Minecraft … é precisamente dentro desse contexto que vos trago esta análise à versão Wii U. A visão de um recém-chegado ao Mundo de Minecraft mas já com uma boa ideia do que o jogo tem para oferecer.

Basicamente Minecraft é um jogo de construção. Mas … construção do quê? Bem, Minecraft deixa isso ao critério dos jogadores e a resposta é … de tudo o que o jogador se lembrar. Talvez não seja bem assim mas anda lá perto, tal a liberdade de imaginação que o jogo disponibiliza a quem o joga. E talvez seja mesmo esse o maior chamariz de Minecraft.

Estando eu habituado a jogos como Civilization, SimCity, e outros Minecraft acaba por ser, numa primeira instância, um choque. Um choque ao nível do grafismo, ao nível das mecânicas e da própria lógica que difere de todos os jogos que mencionei. E isso é algo que qualquer jogador que não conheça Minecraft tem de ter em conta.

 

O arranque do jogo começa com a escolha do Modo de Jogo para a sessão. Existem dois Modos de Jogo principais os quais apresentam objectivos muito semelhantes mas com formas diferentes de os obter. Por um lado temos o Modo Sobrevivência que consiste numa mecânica que, tal como o nome indica, obriga o jogador a sobreviver no Mundo Minecraft. A ideia é simples e atractiva. Começamos o jogo de uma forma bastante primitiva, ou seja, somos lançados na natureza selvagem apenas com as nossas mãos e imaginação. Explorar, obter recursos, construir abrigos, construir ferramentas, caçar, domesticar animais … lutar contra os monstros da noite, enfim, temos tentar constantemente criar o nosso ambiente protegido que proporcione a nossa própria sobrevivência e segurança.

Acredito que este Modo Sobrevivência seja o mais apetecido pelos jogadores pois acaba por se tornar num desafio a cada sessão nova, contrapondo ao outro Modo Criativo que é um modo calmo, tranquilo e sem grande exigência. Este modo serve quase exclusivamente para permitir ao jogador dar asas à sua imaginação sem a pressão de ter necessidades urgentes ou limitação de recursos. É o modo de excelência para criar construções para a foto….

 

Seja como for ambos os modos têm um ponto em comum. Independentemente de estarmos num mundo mais plano, ou mais acidentado … de termos mais ou menos recursos … regeneração mais rápida ou lenta de saúde… Minecraft impulsiona o jogador para uma estratégia calculada e pensada. Para se construir há que ter recursos, para ter recursos tem de se minerar e para minerar temos de ter saúde. Minecraft não é apenas clicar e construir. Tem de se ter um mínimo dos mínimos de criatividade e de noções sobre o que se pretende fazer. E essa faz parte da magia de Minecraft!

Acredito que a melhor descrição que se pode fazer a Minecraft é de que se trata de um gerador de histórias. Cada jogo representa aquilo que considero como a “nossa história pessoal Minecraft“. É algo de pessoal e muito intimamente ligado com quem o joga.

É claro que nada disto funcionaria se o jogo não correspondesse minimamente com os comandos do utilizador e nesse capitulo o interface encontra-se extremamente simplificado e à semelhança do que se costuma ver em consolas portáteis, está prático … desde a movimentação no mundo virtual, à selecção de ferramentas e recolha de recursos. Um pormenor menos bem conseguido é a navegação e uso do touch do Gamepad quando estamos no inventário.

Independentemente daquilo que se possa imaginar e criar, Minecraft empresta tamanha liberdade e poder de decisão ao jogador que acaba por o tornar quase divino. Minecraft  impregna-nos com uma forte sensação de liberdade e de poder que os tipos de jogos de construção proporcionam. A simples liberdade de se explorar e descobrir novas florestas, minas, planícies, praias e de idealizar as construções que podemos aí criar é relaxante, quase que oferecendo uma sensação de descompressão total e de magia.Magia essa que consegue inclusive fazer esquecer alguns pontos menos positivos do jogo.

E na Wii U esses mesmos pontos menos fortes mantém-se, pois o jogo lançado para a consola da Nintendo é exactamente igual à versão original. Aliás, isso mesmo um outro ponto fraco e porquê? Porque com tamanha demora em ser lançado para a Wii U, a Mojang poderia ter tido a amabilidade de, pelo menos incluir os packs que entretanto foram lançado, como por exemplo de Star Wars ou Simpsons.

 

No entanto, esta demora também trouxe uma mais-valia. Uma vez que a fórmula de Minecraft para a Wii U é exactamente a mesma das restantes plataformas os jogadores já têm uma ampla base de conhecimentos sobre as suas próprias mecânicas e dicas. Aliás, o jogo já atingiu tamanha divulgação e interesse que são vários os sites, blogs, fóruns, livros, … existentes pela internet fora.

Contudo o aspecto mais negativo desta versão para a Wii U é certamente a falta da exploração das potencialidades que a consola da Nintendo apresenta. Falo concretamente do Gamepad e das possibilidade que o mesmo proporcionaria. O Gamepad apenas funciona como se tratasse de uma consola portátil pois apesar de se poder jogar na televisão, não há nenhuma mais valia nisso pois o que se vê no ecrã da TV é exactamente o que vemos no ecrã do Gamepad sem interacções extra. … Pena a Mojang não ter feito um investimento que se exigia no uso das potencialidades que a Wii U tem para oferecer.

 

Existe um multiplayer local ou online que permite a construção e aventura em conjunto com amigos. 4 jogadores localmente e até 8 online com suporte para voice chat.

Em nota final, uma palavra ao tutorial e ajudas que o jogo apresenta que se encontram extremamente úteis e explicativas de todos os aspectos básicos do jogo, desde o recolher recursos até os usar na construção ou moldar para criar outros utensílios e ferramentas.

Veridicto:

Seja em que plataforma for, Minecraft é e sempre será Minecraft. A versão da Wii U não é excepção e nela podemos encontrar tudo aquilo que faz do jogo um símbolo global e globalmente bem sucedido. A fórmula é boa e quando é boa, nada melhor que mantê-la. Contudo, acredito que esta versão Wii U, por surgir com algum atraso face às restantes plataformas poderia vir acompanhada de alguns extras ou mesmo de implementações mais eficazes. Mas atenção! Minecraft para Wii U é Minecraft no seu melhor!

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