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Análise Mario & Sonic: Rio 2016 Olympic Games (Nintendo 3DS)

Em ano de Jogos Olímpicos é perfeitamente natural que sejam lançados vários títulos dedicados a essa competição.

Tradicionalmente a maior parte desses títulos são jogos que levam a competição mais a sério e tendem a aspirar a ser simulações do evento, no entanto existem outros exemplos de jogos que aproveitam a ocasião para aligeirar um pouco.

A pouco mais de 2 meses do inicio da competição a Nintendo 3DS recebe precisamente um desses casos: Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games, e o Pplware já teve oportunidade de experimentar.

Não serão necessárias muitas palavras para definir o que é Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games. Aproveitando o facto de nos encontrarmos num ano de Jogos Olímpicos, a Nintendo e a Sega aproveitaram a deixa e, tal como fizeram noutras ocasiões anteriores, decidiram levar estes seus heróis (e mais de 40 amigos) até ao Brasil. E assim nasce Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games.

Uma das coisas que não poderemos descurar e que peço a quem lê a análise que não esqueça, é que estamos perante um jogo que não tenta ser uma simulação séria mas sim, uma brincadeira divertida e descomplexada que junta uma das maiores competições desportivas a alguns dos mais conhecidos personagens de videojogos.

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Basicamente Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games assenta em três modos principais: Quick Play, Road to Rio e Versus Mode.

O Modo Quick Play é, tal como o nome indica, um modo de consumo rápido. Neste modo o jogador pode participar em qualquer uma das 14 modalidades do jogo, à sua escolha e sem qualquer tipo de preocupação que não a de fazer apenas o melhor resultado. É uma caça ao record (que infelizmente acontece com demasiada facilidade). Existem modalidades para todos os gostos tal como a seguinte lista indica:

 

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O Modo Road to Rio, corresponde a todo o percurso de um atleta desde as qualificações até às finais das diferentes modalidades. Este é, talvez o modo mais completo de Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games e assemelha-se a um modo Campanha. Este modo começa no entanto com uma escolha crucial: qual dos Ginásios vamos escolher, o de Sonic ou o de Mario? Esta deveria ser uma questão importante pois o jogo (no Modo Road to Rio) supostamente deveria desenrolar-se de forma diferente consoante a nossa escolha. Não notámos. Após a escolha da nossa cor, começa a nossa história e com o nosso Mii. Durante alguns dias teremos de o treinar nas diversas modalidades, preparando-o assim para a competição. Existem diversos treinos e desafios disponíveis que vão melhorando as habilidades do nosso Mii e ao melhorarmos podemos-nos candidatar ás provas de qualificação para as finais de cada modalidade.

O nosso ponto de partida é uma representação virtual da cidade do Rio. Aí andamos de um lado para o outro, deslocando-nos aos ginásios, aos locais de treinos, ou simplesmente a passear (faz lembrar Inazuma Eleven, por exemplo). À medida que vamos treinando ou completando os mini-jogos que se encontram espalhado pelo mapa vamos adquirindo Training Points que serve essencialmente para evoluir o nosso Mii e assim permitir a sua subida de nível.

Também consoante vamos ganhando competições vamos amealhando créditos (na forma de frutas) que podem ser usados para adquirir  de roupas, equipamentos, acessórios que vão desde sapatos, chapéus, raquetes de ping-pong a fatos completos e que melhoram as nossas habilidades. Neste modo existe ainda uma trama sob a forma de acontecimentos estranhos a ocorrerem na Cidade Olímpica, numa tentativa de fazer com que este modo de jogo não se resuma apenas aos jogos.

 

Adicionalmente a estes 3 modos existem ainda Eventos Plus que acrescentam um pouco de competitividade extra ao jogo. Estes eventos são na realidade, extensões das modalidades dos Jogos Olímpicos mas com algumas nuances à mistura (competições alteradas com a inclusão de boosts e outras mecânicas).

Cada modalidade (seja no modo Quick Play ou no modo Road to Rio) apresenta mecânicas próprias ao nível da jogabilidade. Por exemplo, o Tiro com Arco exige ao jogador que utilize o giroscópio da 3DS para apontar o arco enquanto a mira vai tentando fixar, ou a natação precisa que se utilize o analógico esquerdo para simular o rodar dos braços a dar as braçadas, ou então o caso dos 100 metros planos que necessitam que o jogador pressione freneticamente a tecla A para ganhar velocidade.

Apesar do interface estar simples e responsivo, o problema coloca-se nas modalidades que exigem este último martelar dos botões, pois não é mais que isso, um martelar de botões.

Gostaria de deixar uma palavra para a Ginástica Artística que à semelhança de outros jogos precisa que o jogador pressione determinada tecla ou gatilho pela ordem pedida pelo jogo na altura certa para levar a cabo as manobras. Esta mecânica encontra-se muito bem criada e implementada … simples e eficaz.

No entanto é pena que o jogo se resuma a isto. Não há muito mais a fazer ou a desbloquear e após terminarmos o jogo pela primeira vez, o que acontece cedo demais, fica-se com a sensação de que não há mais. Fica a sensação de que é curto.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games apresenta ainda uma outra feature curiosa. Apesar de não trazer muito mais valia ao jogo propriamente dita, existe ainda o Pocket Marathon que é um aplicativo que permite ao jogo, fazer o controlo da quantidade de passos/metros que damos. A ideia é simples … colocamos a consola em modo de descanso, e ao andarmos com ela (pela casa, na rua, …) o jogo contabiliza os nossos passos. A ideia é a de atingir os 40 km da maratona. No entanto à medida que vamos atingindo algumas distâncias, vamos ganhando créditos (frutas) que podem ser usadas para comprar novos acessórios para o nosso Mii.

 

Por fim uma palavra para o multiplayer do jogo que, com o Modo Download, permite que até quatro jogadores se possam defrontar entre si com uma única cópia do jogo, mas estranhamente não existe multiplayer online.

Em modos de curiosidade, de referir ainda que, em Junho, está previsto o lançamento duma versão do jogo para Wii U.


Veredicto:

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games nunca aspirou a ser um jogo sério de simulação dos Jogos Olimpicos. Acima de tudo, é um titulo que aspira a divertir e a trazer um pouco do espírito olímpico a quem o joga, com os seus personagens Sega/Nintendo preferidos. Nesse capitulo o jogo cumpre e pode-se dizer que é um jogo divertido, mantendo os jogadores entretidos durante algum tempo. Infelizmente é também nesse mesmo espaço de tempo que se consolida a sensação de que é simples e de consumo demasiado rápido.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games é um titulo divertido quanto baste mas que não deslumbra nem se torna memorável, em grande parte pela falta de mais ousadia nas mecânicas das diferentes modalidades.

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