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Análise Mario Kart 8 (Wii U)

Ao longo de quase 2 anos de existência, a Wii U já deu provas bastante sólidas de que se trata de uma consola avançada, potente e com capacidade de ombrear com as restantes do mercado. Desta forma, ficaram para trás os receios de que se tornasse uma consola exclusivamente virada para o público mais novo e abriram-se as portas a todos os jogos que antes se viam excluídos da Nintendio Wii, a sua irmã mais nova.

Jogos como Call of Duty: Ghosts ou Need for Speed: Most Wanted U são perfeitos exemplos desse enorme potencial que a consola possui.

No entanto, a Wii U não esquece as suas origens e um dos terrenos onde se dá bastante bem continua a ser a do entretenimento familiar com jogos mais descontraídos e descomplexados, nos quais posso afirmar que reina uma personagem … Super Mario.

Recentemente Super Mario voltou aos Karts com o lançamento de Mario Kart 8 e o Pplware já o testou.

Mario Kart é uma série já com grande experiência no Universo Nintendo e com esta oitava edição, além de possibilitar o regresso de Super Mario e seus amigos traz também de volta muitos e bons momentos de divertimento para toda a família em redor de algumas das mais malucas e divertidas corridas de karts, motos e outros veículos.

Mario Kart 8 é um jogo descontraído e que pretende apenas proporcionar largos momentos de diversão em redor do televisor, atingindo esse objectivo na perfeição mas, não se enganem … o jogo é exigente e, em alguns momentos, frustrante.

A loucura está de volta às Nintendo e em Mario Kart 8 pode-se mesmo dizer que a loucura ultrapassa alguns limites. Imaginem que é agora possível agora a força da gravidade e correr por paredes e até mesmo por debaixo de água. Essa remete-nos para uma das inovações de Mario Kart 8, o sistema anti gravidade. Com efeito, a maior parte das pistas foi deliciosamente criada a pensar precisamente neste a novidade e apresentam inúmeras secções onde perdemos literalmente o chão debaixo das rodas.

Isto proporciona alguns bons momentos divertidos nos quais colidimos outros adversários pelas paredes e os empurramos de encontro a obstáculos. Essa anti gravidade nos cenários está implementada de forma interessante e que realmente afecta a jogabilidade particular de Mario Kart 8. Convém referir que a jogabilidade de Mario Kart 8 não pode ser comparada à de um outro jogo de corridas. O Universo Super Mario é muito particular e, gostaria de deixar a ressalva de que esta análise é feita tendo essa ideia em mente, desde o inicio até ao fim da review.

Mario Kart 8 é um jogo rápido e as corridas decorrem a um ritmo bastante acelerado, ajudado em parte pelos montes de Boosts, Power-Ups e itens estrategicamente localizados pelas pistas (de forma bastante equilibrada) cabendo ao jogador saber quando é que os pode usar.

Aliás as pistas apresentam trajectos bastante diversificados e em muitos casos existem atalhos que podem ser usados. No entanto esses atalhos podem-se revelar fatais pois geralmente trazem consigo algumas “surpresas”, como uma manada de vacas a passar a estrada.

 

Uma das coisas que desde cedo se aprende é que em Mario Kart 8 não se trava. Quanto muito, desacelera-se. Aliás, o ritmo a que o jogo nos lança a isso ajuda. Contudo há momentos em que a destreza é mais importante que o acelerador e o domínio da arte de fazer curvas em derrapagem (drift) é importante. As pistas estão bastante bem equilibradas até neste pormenor, ou seja, na alternância entre espaços de rectas, curvas apertadas ou zonas anti gravidade.

Seja como for e por muito que o jogador se esforce, é quase impossível que uma corrida de Mario Kart 8 termine sem que hajam colisões, choques ou despistes e é aí que reside grande parte do gozo do jogo.

O que seria um jogo de Mario Kart sem os Boosts e Power-Ups? Não seria a mesma coisa, certamente.

Estes itens que surgem no decorrer das corridas são bastante variados e incluem algumas novidades. Tanto têm de divertidos (para quem os lança) como frustrantes (para quem é atingido).

Alguns dos mais engraçados são a Boomerang Flower (Flôr Boomerang) que tal como o nome indica é uma flor em forma de boomerang que se lança de encontro aos adversários e que se não acertar na ida, talvez acerte na volta. Outro é a Piranha Plant e que corresponde a uma flor gigante que surge no capot do nosso veiculo e que tanto pode ser usada para atrapalhar outros corredores como para apanhar itens espalhados pela pista. Por exemplo, a Super Corneta permite-nos destruir os ataques dos adversários antes que estes nos atinjam. Depois há os tradicionais como as cascas de tartaruga que atiramos, os power-ups de fogo, …

 

Para haver corridas, terão de haver corredores, certo? Pois, e em Mario Kart 8 os personagens principais destas andanças estão todos presentes (cerca de 30), onde podemos encontrar o próprio Mario, Luigi, Baby Mario, Baby Luigi, Yoshi, Peach, Bowser, Koopa Troopa ou mesmo alguns amigos emprestados como o Donkey Kong entre outros.

No modo singleplayer temos dois modos principais. O Modo Batalha de Balões no qual temos de arrebentar balões agarrados aos Karts dos nossos adversários e que é divertido embora pouco viciante e o Modo Torneios, nos quais temos competições de 4 corridas.

Existem vários torneios disponíveis para o jogador: Flower Cup, Shell Cup, Banana Cup, Mushroom Cup, Star Cup, Leaf Cup, Lightning Cup. É claro que nem todos estão presentes no arranque mas vão sendo desbloqueados, assim como algumas novidades para os veículos.

Antes do início de cada corrida (ou torneio) temos de escolher o personagem com o qual vamos correr e de seguida temos de configurar o nosso veículo. Aos Karts juntam-se ainda alguns veículos ATV (Todo o Terreno) que trazem um pouco mais de variedade ao jogo, apesar de serem algo mais lentos.

Existem inúmeras configurações possíveis do veículo, que vão desde as rodas,  potência (50 cc, 100 cc ou 150 cc) até aos acessórios de voo. Sim, pois o jogo tem, como a série já nos habituou, a grandes saltos brutais onde o uso de uma asa delta ou de um paraquedas é essencial para uma boa aterragem. Estas personalizações nos Karts fazem-se sentir em plena corrida sentindo-se por exemplo, que umas rodas mais largas têm menor capacidade de aceleração após uma curva que umas mais baixas e mais finas.

 

A utilização de diferentes personagens parece ser remetida para segundo plano pois parece ter mais efeito a escolha do Kart e dos seus acessórios.

O jogo pode ser jogado na íntegra no Gamepad, o que leva a uma outra questão: O Gamepad está algo subaproveitado. Apesar de disponibilizar ao jogador alguma informação adicional sobre a corrida e resultados, acaba por não ter a importância esperada no decorrer das próprias corridas.

No final de cada corrida podemos assistir aos nossos melhores momentos e podemos interagir com o MiiVerse colocando esse vídeos de Best Of e respectivos comentários a qualquer momento. Aliás a existência da Mario Kart TV é uma boa adição que nos possibilita ver como o Mundo está a jogar Mario Kart e dar assim algumas gargalhadas.

E recentemente foi confirmado pela NIntendo Europe que já é possível proceder ao upload de vídeos do Mario Kart TV para o YouTube. No entanto há algumas nuances, como por exemplo, não ser possível fazer o upload de repetições completas, apenas vídeos com 30, 45 e 60 segundos de duração. Qualquer vídeo carregado para o YouTube apresentará uma resolução de 1280×720 e correrá a 30 frames/seg, dado que o YouTube não suporta vídeos com 60 frames/seg. Para carregarem os vídeos deverão ter uma conta YouTube associada ao jogo, caso não tenham uma conta criada podem fazê-lo diretamente no Mario Kart 8, sem a necessidade de sair do jogo.

Um dos pontos fortes de Mario Kart 8 encontra-se precisamente na sua vertente multiplayer. Localmente, o jogo permite até 4 jogadores em simultâneo possam participar numa corrida na mesma consola mas não só. Esses 4 jogadores podem participar inclusive em corridas online.

O online é, sem dúvida um ponto alto de Mario Kart 8 adicionando largas horas de diversão e competitividade ao jogo. Consoante as nossas prestações nas corridas online, vamos ganhando ou perdendo moedas de ouro o que nos faz a querer sempre jogar um pouco mais.

 

Nota Final- 9,0

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Mario Kart 8 é Mario Kart até ao tutano, com todos os ingredientes a que nos tem habituado nos últimos anos. Consegue ir ainda mais longe introduzindo algumas novidades que o transformam numa evolução natural da série, sem perder noção do seu objectivo principal, o divertimento. Com pistas extremamente criativas e repletas de bons momentos de humor, cada corrida é única levando os jogadores aos picos da satisfação ou frustração com os novos itens adicionados. O jogo possui todo o espírito e alma de Mario Kart e é uma excelente aposta para a toda a família. Concluindo, Mario Kart 8 apresenta bastantes razões para se juntar à nossa colecção Wii U.

 

 

Gráficos: 9,0

Grafismo deslumbrante com pistas coloridas e ricas em vida e em pormenor. Personagens irrepreensivelmente criados.

Som: 8,5

Mario Kart Sounds, sem tirar nem por, com tudo o que isso tem de bom e de mau.

Jogabilidade: 9,0

Controlos simples tal como se exige de Mario Kart. Vantagens óbvias da utilização do Gamepad ou do Nunchuck. Possibilidade de olhar para trás em plena corrida. Modo Batalha de Balões, algo desenquadrado.

Longevidade: 9,5

Um modo multiplayer local para até 4 jogadores e um modo multiplayer online (com possibilidade de jogarem até 4 jogadores em simultâneo por consola) sólido e sem problemas de conectividade.

 

Género: Corridas Plataforma Analisada:  Wii U Homepage Mario Kart 8

 

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