Uma das formas de traduzir este jogo é referir que premeia a toda a hora apenas porque sim, e como esta existiriam outras, mas infelizmente nenhuma delas o faria de maneira positiva. Depois de uns chatos 30 minutos e com alguma dor no dedo indicador, é possível chegar ao final dos 9 níveis apresentados por este jogo… uma experiência que dificilmente permanecerá na memória por mais de umas quantas horas.
No entanto, nem tudo é negativo. A nível gráfico, o jogo revela-se cativante desde cedo. Existem pormenores interessantes na animação, nos cenários e até mesmo na iluminação, algo bem conseguido comparativamente a outros jogos do género.
Já a jogabilidade e controlos, são do mais simples e chato que existe. O Loot Hero DX apenas exige ao jogador que clique no botão esquerdo do rato para mover o herói para a esquerda e direita, de resto é só preciso sentar e assistir. Visto que o jogo tem um ritmo bastante fluido e até permite o aumento da velocidade, aconselho a que se prepararem para umas valentes dores no dedo, isto porque outro problema de Loot Hero DX é não permitir a edição dos controlos, para por exemplo utilizar o teclado.
O que menos me atrai nos jogos deste género é a jogabilidade, ou a falta dela. Dito isto, nunca esperei que Loot Hero DX conseguisse fazer tão má figura neste campo. A jogabilidade deste jogo resume-se a colidir com um lote contínuo de inimigos estáticos, causar e receber dano automaticamente, evoluir o nosso herói usando moedas e diamantes que os inimigos vão deixando cair e esperar derrotar o malvado Dragão que atormenta a população.
Não entendam mal, sistemas de progressão são óptimos e podem realmente dar aquele toque e profundidade a um jogo, mas este é um sistema de progressão sem jogabilidade. Um verdadeiro jogo torna-se divertido pela necessidade de conquistar, descobrir e procurar coisas, e é suposto receber feedback positivo, assim que é completado um desafio. Por exemplo, ao encontrar um save point no “Castle in the Darkness”, o alívio e a satisfação são bem notórios do jogador será notório quando tal acontece, mas isso é porque sabemos o quão difícil ou desafiante foi ser recompensado. Loot Hero DX, é um jogo só de recompensas, é como uma droga, premeia constantemente o jogador por fazer rigorosamente nada, é apenas progressão e poder.
Pessoalmente, seria preferível ter menos recompensas, mas que sejam com mais significado ou propósito… que nos leva a outra premissa, que este jogo falha redondamente: o prazer de jogar. Loot Hero DX, de início ao fim, nunca foi um jogo que me tivesse dado um rasgo de prazer ou entretenimento. Consegue mesmo ser mais entediante que outros jogos do tipo, até porque é um jogo que não exige nem deixa que o jogador faça mais nada a não ser manter clicado um botão do rato.
Mas como em tudo na vida, há sempre a jóia da coroa, e em Loot Hero DX a jóia é a banda sonora. Para um jogo do género a banda sonora é boa demais, perfeitamente sincronizada com os temas de cada cenário e com a fluidez que o jogo imprime. Foi sem dúvida o ponto mais alto do jogo e o que me chamou mais à atenção do início ao fim.
Entenda-se por “fim” o final dos 9 capítulos do jogo, porque o jogo não tem fim. Assim que os 9 capítulos são terminados, é permitido continuar a jogar os mesmos 9 capítulos com o mesmo nível de progresso anteriormente conseguido, apenas agora com inimigos ligeiramente mais fortes e com uma adição de mineiros que vão recolhendo mais recursos para a evolução ser ainda mais rápida. Os troféus são fáceis de obter, com excepção para o último, que pode ser um tanto ao quanto enfastiante: evoluir até ao nível 100.
Veredicto
O Loot Hero DX quase que chega a ofender, ao exigir tão pouco do jogador e ao recompensar a toda a hora por tudo e por nada, este jogo é como se nem precisasse ou quisesse ser jogado. Uma banda sonora e trabalho gráfico acima da média para jogos do género não chegam para salvar Loot Hero DX de ser fraco e mau. Acaba por não ser bem um jogo, mas apenas um sistema de progressão sem jogabilidade, revelando-se uma experiência completamente esquecível.
Se conseguir, jogue enquanto vê um filme ou série, assim não aborrece tanto, mas o melhor mesmo é jogar algo melhor.
Nota Final: 4,5
Prós
- Grafismo
- Banda sonora
Contras
- Sistema de progressão sem jogabilidade
- Conceito