Pplware

Análise Little Big Planet: Karting (Playstation 3)

Um dos jogos mais mediáticos é, sem dúvida, Little Big Planet. Desde o momento em que foi lançado o primeiro jogo onde um boneco de pano é herói, o Sackboy que LBP se tem mantido por perto das nossas consolas.

Até bem recentemente apenas numa mecânica de plataformas mas agora com uma variedade, Karts.

Sim, foi lançado recentemente este Little Big Planet Karting e deixem-me que vos diga … o Sackboy continua tão viciante como antes.

Vamos acelerar?

Little Big Planet Karting não tem uma história propriamente dita, Basicamente avançamos de planeta em planeta, participando em corridas, arenas de destruição e outros eventos em cada um e desbloqueando os próximos.

É uma dinâmica algo desgarrada e sem algo que se possa dizer de história ou enredo mas, que consegue ultrapassar essa falta de profundidade com carradas de divertimento e animação. E alguma frustração também, convém dizer.

A mecânica das corridas consiste em, acelerar, derrapar, saltar e disparar … é simples como deve ser um jogo deste tipo e tal como Sonic All Stars Racing Transformed apresenta uma jogabilidade descontraída e sem grande exigência.

Tipicamente, quando falamos de Little Big Planet falamos em cenários criativos repletos de cor e de fantasia. Little Big Planet Karting não foge à regra e traz-nos o que de melhor Little Big Planet apresenta. Os cenários estão fantásticos, alguns melhores que outros e repletos de vida, cor e animação. Em quase todos eles há alguns elementos extra corrida que nos podem atrapalhar ou ajudar na corrida.

Existem cenários com corridas bem doces onde corremos no interior duma fábrica de bolos onde por vezes ficamos atascados no doce derramado ou chocamos contra os bolos que vão para o forno, há cenários feitos em em ambientes campestres onde rochas ou fardos de palha aparecem no meio da pista … está tudo muito simples e divertido.

É claro que nada disto nos prepara para a colossal quantidade de cenários inventados pela Comunidade e que apresenta milhares de pistas para todos os gostos. Aliás vê-se facilmente que há muito boa gente com bom gosto e preocupação em fazer bons e divertidos cenários para partilhar. Bem hajam todos esses jogadores. No entanto há também alguns problemas que acho que deveriam ser melhor filtrados, como por exemplo algumas pistas que aparentemente não têm uma forma de serem completadas e que mesmo assim se encontram disponíveis.

No Modo História, o principal no singleplayer existem mais de 20 Mundos diferentes para completar o que só por si é sinónimo de muitas corridas e muita animação mas a vertente multiplayer dá-lhe o toque final. Se Little Big Planet é um jogo que dura, dura e dura então Little Big Planet Karting tem tudo para durar quase o mesmo. Aliás, após terminar o Modo História torna-se o Multiplayer a principal fonte de interesse em voltar e voltar e voltar e voltar.

No entanto na vertente online há um pormenor que deveria ter sido melhor pensado. Quando terminamos uma corrida no modo online normal, temos um ecrã intermédio onde os jogadores podem votar em qual o próximo mapa a escolher. Até aqui tudo bem. No entanto, quando jogamos online em mapas criados por outros jogadores, esse ecrã de votação apenas apresenta a opção de voltar a repetir o ultimo mapa, ou então de escolher algum dos mapas existentes no jogo em singleplayer. Creio que deveria de haver a hipótese de podermos votar em outros jogos da Comunidade pois, caso se pretenda experimentar outro cenário de outro utilizador teremos de sair para a Consola.

Uma das particularidades de LBP que mais fascina é a tremenda quantidade de personalização que permite ao jogador e Karting não desilude. Muito pelo contrário, dá-nos a possibilidade de alterar praticamente tudo. Os carros, as vestimentas, o nosso próprio Sackboy … enfim, a nossa imaginação é o limite. Imaginem uma arma que dispara vacas … ela está em LBP. Imaginem um carro dos Filinstones com lagartas … ele está em LBP. Brutalmente criativo, como qualquer jogo de Little Big Planet deve ser!

Há no entanto algo que desgostei um pouco. Com tanta imaginação esperaria os sons dos Karts menos tradicionais e mais imaginativos. Apesar de estarmos a assistir a corridas loucas, com veículos meio tresloucados e ritmos frenéticos, o jogo teima em fazer-nos ouvir sons pouco estranhos. Por exemplo estaria à espera de sons mais imaginativos no que toca aos motores dos carros.

Contudo nada disto ofusca o brilho das corridas que são o prato forte do jogo e deixem-me dizer- vos que são um prato muito saboroso.

As corridas são feitas, conforme mencionei acima, com base em muitos cenários distintos mas todas elas com particularidades diferentes. Umas têm pontes, outras cruzamentos … enfim novamente a imaginação não tem limites. A maior parte dos cenários está feita de forma a que existam alguns atalhos que não são logo visíveis à primeira, e isto impele o jogador a voltar a esse cenário mais tarde, pois na maior parte dos casos esses atalhos têm alguns bónus ou coleccionáveis escondidos. Alguns desses bónus podem passar por autocolantes raros ou peças para podermos equipar o nosso Sackboy e Kart.

Ao longo das corridas há certos locais onde aparecem armas regularmente. Ao passarmos por uma arma esta é automaticamente equipada mas há um senão. Apenas sabemos qual a arma que apanhamos depois de a equiparmos, pois elas aparecem aleatoriamente. Creio que esta mecânica, apesar de poder ser frustrante para alguns, acaba por se inserir bem no espírito do jogo. Digo frustrante pois por vezes vamos em ultimo e queremos arranjar um míssil para destruir o penúltimo e apanhamos uma arma de choques eléctricos a qual só faz efeito quase em contacto com o adversário.

As armas tanto podem ser disparadas para a frente para adversários que vão adiantados, como para trás, para destruir ataques inimigos (indicados pelo jogo com uma seta azul por detrás)  mas, no calor da corrida torna-se quase impossível defendermos-nos de todas e muitas ocasiões há uma grande confusão visual no ecrã. Aliás, na maior parte das vezes nem nos preocupamos com isso, o que faz com que o jogo não apresente um grande desafio ao nível de estratégia.

Há um desses itens que apanhamos ocasionalmente que gostei particularmente. Trata-se dum bónus que nos permite um efeito semelhante ao do Fast Forward dos vídeo gravadores e que nos faz avançar na corrida, ultrapassando assim alguns adversários.

Contudo as corridas acabam por cair em situações algo estranhas de compreender e que desafiam a nossa paciência. Os disparos das armas muitas vezes não requerem pontaria. O jogo quase que a faz por nós, e há armas que fazem ricochete nas laterais até atingirem algo o que faz com que muitas vezes se morra sem saber bem porquê. Torna-se portanto fácil demais cairmos do 1º lugar para o último. Mas até isto joga a favor de Little Big Planet Karting pois torna o vicio ainda maior e a necessidade de desforra.

No que toca à condução dos Karts, existem diferenças na condução dos veículos  É claro que não se trata duma condução como num simulador automóvel, mas nota-se uma diferença, como por exemplo na aderência, na velocidade, nas curvas, …

Mas o jogo apresenta também alguns problemas de maneabilidade dos carros e por vezes os seus comportamentos e colisões são esquisitos mas, estamos perante um jogo que não pretende ser um simulador exigente e realista. A condução é simples e na maior parte das vezes apenas requer que aceleremos e travemos.

Foi ainda incluída a possibilidade de ganhar um boost ao fazermos derrapagens. Quanto mais tempo durar a derrapagem maior boost obtemos e isso leva-nos a tentar fazer as curvas em grandes derrapagens. Estas mecânicas estão bem feitas mas não apresentam a adrenalina que, por exemplo, Sonic All Stars Racing Transformed oferece.

Por outro lado, manobras em pleno ar também nos dão extra velocidade ao voltarmos ao solo e saltos há muitos. Mas as manobras aéreas poderiam ser mais variadas e mais espectaculares. São na sua maior parte apenas cambalhotas e voltas no ar. É pena, pois há muitos e grandes saltos em quase todas as pistas e muitos mais para construir pela Comunidade.

Little Big Planet Karting traz consigo um potente Editor de pistas. Trata-se autenticamente duma aplicação dentro do jogo e que merece especial atenção. Para todos os que pretendam tornar-se criadores de níveis  convém deixar bem claro que não é tarefa simples e exige alguma paciência. Pode-se parametrizar quase tudo, apesar de alguns objectos e suas características serem inalteráveis. Felizmente existe um tutorial, sob  forma de vídeos, que ajuda a usar o Editor.

Karting é extremamente viciante e uma outra particularidade que ajuda a aumentar ainda mais a competitividade e o vicio, é o facto dos nossos resultados serem colocados directamente nas tabelas de classificação online, fazendo-nos ser humildes e quase obrigar-nos a voltar a jogar para tentar fazer melhor.

 

Nota Final- 9,0

[0…....10]

 

Little Big Planet Karting é, à semelhança das restantes aventuras de Sackboy, um jogo que apela à boa disposição. Tal como Sonic All Stars Racing Transformed, aposta numa premissa de jogo descomprometido e sem grandes pretensões a outros voos. Não pretende ser nenhum simulador nem nenhum shooter. Acima de tudo pretende divertir o jogador, com o Sackboy como artista principal. Para todos os amantes de Little Big Planet, é um jogo imprescindível.

 

Gráficos: 9,0

Se estão à espera que Little Big Planet Karting seja, Little Big Planet então … acertaram. Karting tem toda a magia e ambiente de Little Big Planet e se tomarmos em conta com as suas capacidades de personalização torna-se em mais uma bem sucedida aventura do Sackboy na Playstation 3.

 

Som: 9,0

Markl dá novamente a voz a Little Big Planet e só por isso podem contar com tutoriais e introduções extremamente divertidos. De resto, efeitos sonoros, músicas bastante agradáveis aos ouvidos e dentro do espírito Little Big Planet.

 

Jogabilidade: 8,5

Apesar de ter alguns pormenores mais chatos acaba por ser um jogo simples e fácil mas, em simultâneo, bastante competitivo. Apostando na simplicidade acaba por ganhar a aposta de não perder a identidade de Little Big planet.

 

Longevidade: 9,5

Little Big Planet Karting, para os fãs da série, será um caso sério de sucesso. Tem todos os ingredientes necessários para se tornar num vicio ao longo de muitos dias, semanas, meses … Com um Modo História que promete mais de 20 horas se formos perfeccionistas, apresenta ainda no modo Multiplayer, com especial atenção para os mapas criados pela Comunidade um trunfo ainda mais forte que se tornará um vicio.

 

Género: Corridas Plataforma Analisada: Playstation 3 Homepage Little Big Planet: Karting

Exit mobile version