Pplware

Análise Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue (PS4)

Final Fantasy e Disney. Dois mundos bastante diferentes, com personagens distintas. À partida, não seria possível imaginar uma junção coerente destes dois mundos, mas Kingdom Hearts prova-nos o contrário, colocando no mesmo plano personagens dignas do universo FF juntamente com personagens Disney bem conhecidos.

Experimentámos o jogo que se afigura como o prelúdio para Kingdom Hearts e contamos-vos o que achámos deste título.

Na realidade, Kingdom Hearts HD 2.8 não é um jogo. É a compilação de 3 jogos – Kingdom Hearts: Dream Drop Distance HD, lançado originalmente para a 3DS, Kingdom Hearts 0.2 : Birth by Sleep, a Fragmentary Passage, a sequela de um jogo originalmente lançado para a PSP e Kingdom Hearts: X Back Cover que é, na realidade, mais um “filme” do que um jogo propriamente dito.

Mas vamos por partes:

Em Kingdom Hearts: Dream Drop Distance HD temos a remasterização da aventura original para um ecrã maior, com o retorno dos personagens principais, Sora e Riku. A história continua intacta e o aspecto gráfico conferido pelo motor Unreal Engine 4 é digno da Disney. Embora este jogo seja bom o suficiente para ser jogado e para nos proporcionar umas boas horas de divertimento, não traz nada de “novo” tratando-se – apenas e só – de uma remasterização.

Já em Kingdom Hearts 0.2 : Birth by Sleep, a Fragmentary Passage deparamo-nos com uma história bem mais curta, embora bastante apelativa. O enredo é focado em Aqua, personagem que já havia sido introduzido em Birth By Sleep, que conta com a ajuda do Rey Mickey ao longo de todo o episódio.

Apesar de esta dupla desvendar alguns dos segredos da história, não nos é dado a conhecer nenhum aspecto revelador uma vez que Kingdom Hearts 3 ainda nem tem data de lançamento. Ainda assim, trata-se de um jogo bastante interessante de acompanhar, ainda que com uma longevidade bastante reduzida.

KINGDOM HEARTS HD 2.8 FINAL CHAPTER PROLOGUE

Por último, a parte menos apelativa de toda esta compilação: Kingdom Hearts X Back Cover. Não é um jogo. É um filme. Uma cinemática com a duração de pouco mais de uma hora e que nos conta os factos de Kingdom Hearts X, mas onde não temos qualquer tipo de interacção com os personagens, o que se torna um pouco decepcionante. Assim, esta parte da compilação, embora não se tornando completamente dispensável, pode perfeitamente ser “jogada” por último.

KINGDOM HEARTS HD 2.8 FINAL CHAPTER PROLOGUE

No geral, e como última nota, há que referir um ponto importante para quem vai jogar este jogo pela primeira vez: a falta de coerência entre os vários episódios desta compilação. Não é perceptível a interligação entre os 3 jogos que nos são oferecidos, o que terá impacto na nossa compreensão da história. Não nos é possível, sem consultarmos a internet, perceber completamente o enredo que se encontra por detrás de cada um dos jogos, o que pode desmotivar jogadores que apenas agora tenham entrado em contacto com o universo de Kingdom Hearts.

Veredicto

Kingdom Hearts HD 2.8 é uma compilação de 3 jogos remasterizados para a PS4 cujo aspecto principal é o relançamento de um jogo originalmente desenvolvido para a 3DS.

O ponto mais interessante deste lançamento é, sem dúvida, Kingdom Hearts 0.2 : Birth by Sleep, a Fragmentary Passage, apesar de ter uma longevidade bastante limitada.

Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue

Exit mobile version