Pplware

Análise Inazuma Eleven Strikers (Nintendo Wii)

Desde há muitos anos que as séries de animação japonesa são clientes habituais dos canais portugueses. Mais recentemente, com a evolução e massificação da banda larga e dos serviços de televisão terrestre por cabo, essa disponibilidade aumentou consideravelmente e com o aparecimento de canais dedicados unicamente aos mais jovens, tanto o seu número como qualidade têm crescido substancialmente.

Uma das séries mais conhecidas e apreciadas pelos mais novos é precisamente Inazuma Eleven. Uma série anime, proveniente do Extremo Oriente que gira em torno de equipas de futebol japonesas nas quais existem jogadores com poderes futebolísticos especiais.

Recentemente, foi lançado para a Nintendo Wii, Inazuma Eleven Strikers, o jogo que tenta homenagear essa série televisiva.

Gráficos:  6,5

Imazuma Eleven Strikers apresenta, como não poderia deixar de ser um aspecto cartoonesco … muito anime.

Desde a apresentação do jogo, aos diferentes menus, passando pelos próprios personagens e recintos desportivos, até ao próprio jogo em si, Inazuma Eleven Strikers mantém-se sempre fiel à sua origem.

O que por sua vez, acaba por funcionar um pouco como um pau de dois bicos. Se por um lado se mantém autêntico em relação à série de animação que representa, por outro lado, tem aspectos que poderiam/deveriam ter sido melhor trabalhados.

Durante um jogo os únicos momentos de grande entusiasmo visual são os lances especiais (defesas, remates, dribles ou cortes) pois o resto do jogo passa-se sempre sob a mesma toada visual cartoonesca.

Esses lances, deliciosamente recriados no jogo, são a grande mais-valia do jogo e, representam lances de grande beleza nos quais, certos jogadores que têm poderes especiais, conseguem criar lances de futebol vistosos e que apenas podem ser entendidos no âmbito do universo do próprio jogo (por exemplo, o Guarda-Redes ter uma defesa especial na qual surge uma barreira de metal à frente da baliza, ou um ponta-de-lança consegue rematar a bola num autêntico tornado).

Estes momentos são grandiosos e muitos bons … apesar de se tornarem algo repetitivos com o passar do tempo.

 

Som: 7.0

Inazuma surge-nos com a banda sonora e vozes da série o que faz dele um jogo imediatamente reconhecido pelos fãs da série.

Os efeitos sonoros durante o jogo encontram-se bons com particular atenção aos lances especiais de cada jogador.

Por outro lado, as vozes dos personagens, conforme mencionei estão muito semelhantes às dos desenhos animados da TV, com toda aquela entoação infantil.

 

Jogabilidade:  6.5

Inazuma Eleven Strikers quase não tem uma história propriamente dita. O jogo consiste em … jogar à bola, segundo as regras do Universo Inazuma.

Existe a possibilidade de entrar em torneios (demasiado rápidos) e um modo carreira, chamemos-lhe assim onde desenvolvemos a nossa equipa ao longo duma época.

A jogabilidade em Inazuma Eleven Strikers é bastante simples. Basicamente, temos as opções de correr, passar, cortar bolas e defender. Depois há as situações especiais, como cortes e remates que são despoletados pelo pressionar da tecla específica com um pouco mais de intensidade.

Estas situações especiais dependem duma barra de energia que existe durante um jogo e que, quando cheia, permite então a utilização desses poderes especiais. Essa barra cresce com a performance em campo, cortes, defesas, dribles, …

Quando um avançado utiliza o seu remate especial, temos de dar instruções ao nosso guarda-redes para usar também uma das suas defesas especiais. Por vezes, pode acontecer que um ataque especial dum opositor seja demasiado forte para qualquer uma das defesas especiais do nosso guarda-redes e isso significa … golo. Por outro lado, o oposto também se verifica.

Existe, no entanto, um mecanismo de carácter aleatório que permite que tal não seja assim tão linear e que, não se marque sempre golos nestas situações.

No entanto, aqui nota-se a grande falha de Inazuma Eleven Strikers. Praticamente, não há outra forma de marcar golo durante um jogo, que não seja com recurso a um desses remates especiais. Durante um jogo, podemos rematar, rematar e rematar usando o remate normal mas, invariavelmente o resultado será sempre o mesmo … defesa do guarda-redes. Isso é frustrante e chato … centramos a bola por cima do guarda-redes adversário e isolados rematamos … à figura. Vamos pelo meio isolados e tentamos rematar ao ângulo mas, … o guarda-redes consegue defender. É monótono, frustrante e bastante chato.

Isto leva a que a maior parte do tempo se passe a fazer remates que sabemos à partida que, vão ser defendidos. É claro que isto serve para se encher a barra de energia para mais tarde usar num ataque especial, mas este sistema deveria estar melhor trabalhado.

A o adquirirmos experiência vamos desbloqueando alguns itens, como novas fintas e movimentos ou então melhorando os nossos jogadores. Novas competições vão sendo também desbloqueadas.

Inazuma Eleven Strikers poderia, ou melhor, deveria ter mais para oferecer. Quer em termos de conteúdos, quer em termos de jogabilidade propriamente dita. Ok, que consegue trazer alguns momentos de divertimento, quer seja com os minijogos que possui, ou pelos lances espectaculares que os jogadores usam em campo mas … falta algo mais.

 

Longevidade: 7,0

Inazuma Eleven Strikers apresenta pouco conteúdo. No entanto o que apresenta, encontra-se de acordo com a série da televisão. Se tivermos em atenção que os grandes alvos do jogo serão, em primeira instância, os fãs da série então tal não será problemático.

Basicamente temos um modo de Jogo Único, onde podemos jogar sozinhos, ou em Multiplayer, numa vertente cooperativa e competitiva com até 4 jogadores em simultâneo, 2 por equipa. Temos um modo de Torneios, que é demasiado rápido e sem grande paixão, onde jogamos a fase final dum torneio entre as várias equipas da série. E temos por fim, o modo Club Room que é o modo campanha do jogo, no qual fazemos uma época com a nossa equipa, e na qual entramos em competições, torneios e na qual criamos e desenvolvemos a nossa equipa …

De estranhar o Multiplayer ser apenas local.

Existe ainda um conjunto de minijogos que são divertidos. Por exemplo, termos o nosso jogador amarrado a uma corda e tentar marcar golos com bolas que caem do ar, ou então chutar pneus pendurados, ou puxar um camião com o corpo … estes jogos são bastante divertidos e viciantes, especialmente se jogados com alguém … e também podem ser jogados, quer de forma competitiva como cooperativa.

 

Nota Final- 6,7

[0…....10]

 

Inazuma Eleven Strikers é uma adaptação duma série televisiva (de animação) para os videojogos e que, tal como outros exemplos, acabou por não correr particularmente bem. Se bem que o jogo se mantenha fiel à série, é pena que não tenha tentado ir mais além e, de certa forma, reinventar um pouco a oferta a dar ao jogador. Uma coisa tenho de referir, que é o facto de ser extremamente divertido ver os super poderes dos jogadores em campo, mas também tenho de admitir que durante a maior parte do tempo, o jogo se encontra num vazio de emotividade. No entanto, é um jogo que será popular para todos os amantes da série de televisão.

 

Homepage Inazuma eleven Strikers Género: Futebol Plataforma Analisada: Nintendo Wii

 

Exit mobile version