Pplware

Análise Inazuma Eleven GO: Shadow Nintendo 3DS)

O Mundial do Brasil está ao rubro e a aproximar-se a passos largos do seu final. Infelizmente a nossa selecção já não se encontra entre as finalistas.

Talvez com o intuito de aproveitar esta onda desportiva, foi lançado no mês passado, Inazuma Eleven GO: Shadow.

Regressa assim uma das séries icónicas da Nintendo que tanto sucesso tem obtido ao longo dos anos e que, com este lançamento de uma nova série (trilogia???) promete prolongar esse sucesso durante muitos mais.

O Pplware já experimentou Inazuma Eleven GO: Shadow.

Para todos os que conhecem a série, a história não traz grandes revoluções, mantendo a mesma temática em redor da escola de Rayman e dos seus personagens ao mesmo tempo que promove uma homenagem ao desporto-rei e à verdade desportiva.

A hitória de Inazuma Eleven GO: Shadow decore após os eventos de Inazuma Eleven 3, onde Mark Evans era o principal personagem. Um jovem amante do futebol e cheio de boas intenções que aos poucos foi descobrindo que as coisas nem sempre são o que parecem.

Passados 10 anos a história repete-se e em GO: Shadow, encarnamos Arion Shermind, um novo herói para a série mas com muitas semelhanças com Mark Evans.

Arion é um novo aluno da nossa conhecida escola de Rayman e, tal como o herói anterior, tem uma atitude muito inocente e pura em relação ao futebol e a tudo o que o rodeia. No entanto, neste novo episódio, cedo se depara com a presença da organização Fifth Sector (FIFA???) com uma forte influência no futebol, chegando ao ponto de ter o poder suficiente para manipular equipas, jogadores e resultados.

Arion, que é um idealista tal como Mark Evans o era, não se resigna e promete luta … com a ajuda dos seus novos amigos e de alguns regressos de algumas personagens emblemáticas da série.

GO Shadow é, numa primeira perspectiva um jogo muito semelhante a Inazuma Eleven 3 apresentando mecânicas bastante semelhantes mas, não se preocupem, houve espaço para inovações e as novidades são bastantes.

Como elemento da equipa de reservas de Rayman, logo desde o início adquirimos alguma influência na equipa à medida que alguns jogadores experientes a vão abandonando, muito por causa da intervenção da Fifth Sector (FIFA????).

 

Partimos então para a aventura com uma equipa destroçada mas disposta a defender o bom nome do futebol tal como a série nos habituou.

Tal como jé tem vindo a ser hábito também, encontram-se de volta os encontros de rua nos quais um personagem desafia a nossa equipa para um jogo (5 contra 5). Esses jogos servem essencialmente para ganhar experiência e, contrariamente ao que acontecia antes, a LEvel 5 decidiu marcar esses personagens no mapa do jogo.

Esta inovação é positiva pois permite-nos identificar de forma rápida onde se encontram e assim não perder tempo à procura.

Aliás, no mapa aparecem agora mais pontos de interesse, desde os personagens que podemos desafiar, a locais onde reestabelecer os nossos pontos de técnica e fitness ou locais onde trocar Palpack Cards (que já explicaremos o que é).

Como os fãs da série sabem, ao longo do jogo são-nos dados alguns objectivos a cumprir. Por exemplo, termos de ir a determinado local e falar com determinada personagem. Enquanto que nas edições anteriores quer os locais, quer as personagens não se encontravam identificados, em GO: Shadow surgem bem assinalados no mapa e aparece inclusive uma seta indicadora da direcção correta.

No entanto, as novidades não se prendem apenas ao mapa. Também o principal prato do jogo recebeu boas novas.

O jogo em si, permanece numa mecânica de, terceira pessoa na qual não controlamos os jogadores directamente, mas controlamos a direcção para onde correm, passam ou chutam.

De volta estão novamente os confrontos directos e as fantásticas animações associadas aos poderes especiais de cada jogador (ataque, defesa ou guarda-redes). Convém referir que estas animações receberam bastantes reforços bem como também sofreram melhorias gráficas.

Aliás, o grafismo em GO: Shadow foi substancialmente melhorado e agora o 3D é nativo do jogo, apesar de em algumas alturas não se ter ganho visível.

 

Também de regresso está a necessidade de proceder a uma determinada gestão durante o jogo, no que respeita aos consumíveis para recuperar os Fitness Points e Technical Points. Tendo um número limite de utilizações de consumíveis durante o jogo, é de todo imperativo que se pondere quando e onde utilizá-los.

Convém referir que os Fitness Points durante o jogo vão-se esgotando a um bom nível pelo que é perfeitamente possível terminar os jogos com jogadores a arrastarem-se.

Aliás, o grau de dificuldade do jogo aumentou significativamente pelo que é bastante mais normal terminarmos um simples desafio de rua sem conseguir atingir o objectivo proposto (marcar um golo, ganhar a posse de bola, manter a posse de bola, …).

Uma das inclusões interessantes que a a Level 5 fez foi a de passarem a existir objectivos dinâmicos durante o jogo. Chegar com um jogador com bola até determinada zona ou passar para um certo jogador, são exemplos de objectivos que nos vão surgindo e que aumentam um pouco de diversidade e emotividade ao jogo.

Uma das decisões mais questionáveis da Level 5 foi a de acrescentar ao jogo um sistema arcaico de foras-de-jogo mas, no entanto, considero que é algo que não traz rigorosamente nada de mais-valia a jogo. Aliás, até desvirtua um pouco o conceito menos sério de Inazuma Eleven.

Uma das principais novidades foi a inclusão de Fighting Spirits, que são poderes extra que só alguns jogadores podem ter e que aumentam em muito a possibilidade de, em determinada altura, um jogador ganhar um desafio e assim influenciar o resultado final.

Além de toda a mecânica de gestão associada ao uso dos itens em pleno jogo (água, gel refrescante, comida, …) também convém ter atenção à utilização destes Fighting Spirits pois drenam os Fitness Points quase na totalidade.

De volta ao nosso mapa, foram incluídos no jogo novos conceitos de PalPack Cards que são basicamente a possibilidade de aquisição de novos jogadores ou itens mas que geralmente estão associados a outros objectivos, como por exemplo, ter um determinado jogador na equipa.

Conforme mencionei, ao longo do mapa existem também identificados alguns pontos onde podemos melhorar os atributos dos jogadores da equipa. Até aqui tudo bem, e nada de novo para quem já é habitual consumidor de Inazuma. No entanto a fórmula que a Level 5 decidiu inovar para estes processos é, no mínimo, estranha. Ao chegarmos a esses locais, escolhemos o jogador a melhorar e depois, através de um sistema de roleta, o jogo decide se vai ou não melhorar os stats do jogador.

Pode ser giro ver a roleta a funcionar e os efeitos visuais de falhanço ou sucesso mas parece-me demasiado aleatório e sem nexo.

Em Inazuma Eleven GO: Shadow mantém-se os Competition Routes e a possibilidade de proceder a jogos multiplayer por Street Pass. Aliás, podemos trocar itens e jogadores por esta via.

 

 

Nota Final- 8,5

[0…....10]

 

A ideia geral que fica após jogar Inazuma Eleven GO: Shadow é que este jogo é composto em simultâneo,  pela essência de Inazuma tradicional e pitadas de Inazuma remodelado. Com uma jogabilidade e mecânicas familiares para qualquer jogador dos capítulos anteriores de Inazuma, introduz ao mesmo tempoalguns conceitos bastante interessantes, como os Fighting Spirits por exemplo. Acredito que a Level 5 enveredou novamente pelo bom caminho e aconselho este jogo a todos os amantes de Inazuma. De lamentar que a versão que nos foi facultada não seja em português.

 

Gráficos: 8,5

Inazuma Eleven que desde sempre nos habituou. Efeitos de duelos em jogo fantásticos. A migração para o 3D nativo nem sempre é sinónimo de mais-valia evidente.

Som: 7,0

Competentes.

Jogabilidade: 8,5

A mesma jogabilidade de sempre requintada com algumas adições que simplificam o desenrolar da aventura. Algumas introduções inconsequentes, como o fora-de-jogo.

Longevidade: 9,0

As horas passam e não conseguimos largar a consola, seja a solo, com amigos ou no online.

 

Género: RPG Plataforma Analisada:  Nintendo 3DS Outras Plataformas:  Nintendo 2DS Homepage: Inazuma Eleven GO: Shadow

 

Exit mobile version