Pplware

Análise: Hitman GO – Definitive Edition

A série Hitman é conhecida pelos seus jogos em 3ª pessoa, mas desta vez a Square Enix traz-nos algo diferente, algo que se espera manter fiel às origens, mas ao mesmo tempo dar a conhecer um novo tipo de jogo.

Será que o Agente 47 conseguirá fazer a mudança? É o que vamos descobrir.

Quando foi lançado para as iOS e Android em 2014, Hitman Go foi um sucesso, transformando a acção conhecida da série, num jogo de estratégia por turnos extremamente desafiante.

Hitman GO: Definitive Edition conta não só com todo o jogo original, mas também com os packs de níveis extra (mais de 90) e gráficos melhorados.

História

Hitman GO: Definitive Edition não tem uma componente de história tradicional, o que não é de estranhar tendo em conta as suas origens de jogo para dispositivos móveis. Existe um objectivo a cumprir e para consegui-lo, temos de atravessar um mapa sem sermos detectados, tudo muito simples.

Para desbloquear novas áreas precisamos adquirir pontos, que são atribuídos ao cumprir vários objectivos extra como apanhar determinado objecto ou evitar eliminar inimigos. Alguns destes objectivos extra entram em conflito entre si, o que faz ser necessário jogar o mesmo nível várias vezes, aumentando a longevidade.

Para delícia dos fãs da série, nesta “versão definitiva” existem alguns níveis que fazem referência/homenagem aos jogos Hitman passados, como o teatro de ópera de Paris (referência a “Hitman: Blood Money”), ou São Petersburgo (referência a “Hitman 2”).

anterior próxima

Apresentação

Em termos de apresentação, Hitman Go mostra-se com gráficos 3D simples, níveis aparentemente simplistas semelhantes a maquetas e onde as personagens aparentam ser peças de um jogo de mesa (faz lembrar peças de Subbuteo), com funções e padrões bem definidos.

A banda sonora é também bastante simples e suave, servindo apenas para criar o ambiente prefeito para este tipo de jogo onde é preciso pensar antes de jogar. Por vezes somos surpreendidos com sons e músicas retiradas de outros títulos da série. É sempre extremamente gratificante eliminar um alvo ao som de “Avé-Maria”, característico dos jogos Hitman.

anterior próxima

Mecanismo de jogo

Neste jogo controlamos o Agente 47 sobre uma grelha numa maqueta, com o objectivo de chegar ao nosso alvo, evitando ser detectado pelos vários obstáculos como seguranças, cães, snipers, etc. (num total de oito tipos diferentes). Cada casa que andamos é “respondido” por um movimento dos inimigos, obrigando a pensar previamente em cada jogada, analisando os vários padrões de movimento de cada personagem. Felizmente podemos fazer as tentativas que quisermos pare ser bem-sucedido.

Para nos auxiliar a navegar no mapa temos à nossa disposição alguns objectos como plantas (onde nos podemos esconder), pedras e latas (que podemos usar para alterar a direcção do inimigo), e como não podia deixar de ser num jogo Hitman, disfarces (que nos permitem passar por determinados inimigos). Obviamente que as armas também marcam a sua presença, ajudando a superar dificuldades maiores.

anterior próxima

A dificuldade vai aumentando progressivamente a cada nível que superamos, evitando ficarmos frustrados em determinado momento, mas nos casos em que precisamos mesmo de uma pequena ajuda, podemos pedir ao jogo que nos mostre o caminho. Felizmente que estas ajudas não estão condicionadas a micro-transacções, algo que se verificava na versão mobile.

Veredicto

Apesar de ter sido criado para dispositivos moveis, Hitman Go: Definitive Edition é um titulo muito agradável de se jogar no PC ou PlayStation. É um jogo bastante desafiante que deve ser jogado em múltiplas sessões, evitando monotonia.

Aconselha-se a usar um comando o da PlayStation (ou Xbox 360 no PC), uma vez que acaba por facilitar o controlo da câmara.

Definitivamente é um titulo a experimentar, quer para os fãs da série, como para os que apenas gostam de resolver um bom puzzle.

Exit mobile version