Pplware

Análise Hitman Episode 4: Bangkok (Playstation 4)

Estamos em pleno mês de Agosto, o mês de férias por excelência. O Pplware decidiu tirar uns dias e viajar até paragens mais exóticas.

O destino escolhido foi Bangkok, cidade no sudoeste asiático e capital da Tailândia. E foi lá que acabámos por encontrar alguém conhecido: o Agente 47 estava hospedado no mesmo hotel. Mas não o encontrámos de férias: estava em mais uma das suas missões. Vimos deixar aqui o relato em primeira mão sobre como correu a estadia do nosso bem conhecido Agente por terras tailandesas.

Três meses depois do último lançamento desta série (não contando com o episódio bónus lançado em Julho, composto por duas missões), eis que temos o quarto lançamento referente à saga de Hitman. Desta vez, a acção tem lugar no Hotel Himmapan, um hotel luxuoso e sofisticado onde estão hospedados Jordan Cross, estrela em ascensão, vocalista da banda The Class (e principal suspeito do presumível homicídio da sua namorada) e Ken Morgan, o advogado sem escrúpulos da família Cross.

Estes são os alvos que o Agente 47 terá de eliminar e – tal como em todas as outras missões – terá à sua escolha uma multiplicidade de formas para o fazer.

Sendo este lançamento mais um episódio do mesmo jogo, acaba por não haver muito a dizer relativamente ao gameplay: múltiplas formas de eliminar os alvos, múltiplos locais onde nos podemos esconder e múltiplos disfarces que podemos usar para passarmos despercebidos. Porém, dado o elevado número de NPC’s, temos de ter ainda mais cuidado com o local onde usamos cada disfarce: corremos o risco de sermos reconhecidos, o que colocará a nossa missão em sério risco.

anterior próxima

Depois da pequena “desilusão” que foi a missão de Marrakesh, a Square Enix aproximou-se neste episódio um pouco mais daquilo que foi o Episódio 1: Paris, com a acção a decorrer num espaço relativamente limitado, ainda que bastante amplo. Para além de nos podermos movimentar por todo o hotel, podemos ainda circular pelos vários jardins aí existentes fazendo, muitas vezes, uso da vegetação como esconderijo.

Tal como a mansão no Episódio 1: Paris, o Hotel Himmapan é enorme, com vários pisos e divisões que podem ser explorados, ainda que fique no ar a sensação de que – para um hotel com as dimensões que nos são apresentadas – poderiam e deveriam existir muito mais quartos.

O hotel está desenhado ao pormenor e as infra-estruturas aí existentes foram cuidadosamente pensadas e desenhadas, desde o cais de desembarque até aos jardins e à vegetação aí existente, passando pela enorme escadaria que leva à entrada principal. A realidade é que nos sentimos num hotel de luxo desde o momento em que subimos o primeiro degrau de acesso à recepção.

Embora num espaço mais contido e limitado, este episódio acaba por se tornar bastante mais satisfatório do que o episódio anterior, principalmente devido ao facto de existir, realmente, muito mais para explorar e isso acaba por aumentar as possibilidades de que dispomos para cumprir a nossa missão.

anterior próxima

Existem, no entanto, alguns pontos que poderão ser melhorados. Um exemplo é o facto de o jogador ter múltiplas formas de eliminar os seus alvos, mas não sentimos que tenha existido uma verdadeira evolução nesta matéria no quarto episódio. Apesar de ser possível imaginar formas bastante criativas e inovadoras de o fazer, as formas de eliminar um alvo disponíveis são muitas e diferentes mas são quase sempre as mesmas de episódio para episódio.

Um outro factor que, não contribuindo em muito para a apreciação global do jogo, acaba por causar alguma estranheza é o facto de, mesmo num hotel nos arredores de Bangkok, os sotaques americano e britânico serem predominantes. Isto mesmo em NPC’s que se percebe, claramente, serem oriundos daquelas paragens. Já a mesma questão se colocou nos episódios anteriores. Se no Episódio 1: Paris e no Episódio 2: Sapienza isso podia ser explicado facilmente, em Marrakesh e em Bangkok acaba por não haver uma explicação fácil: a grande maioria dos NPC’s existentes são notoriamente locais.

Ainda assim, este lançamento afasta-se bastante daquilo que foi a missão de Marrakesh: sente-se uma nova dinâmica e um regresso à sensação de desafio e de exploração que faltou no episódio anterior.

Veredicto:

Hitman Episode 4: Bangkok traz uma nova roupagem e aproxima-se daquilo que foi o primeiro episódio da série. Com mais espaço para explorar, as missões voltam a ter um cunho mais desafiante e menos linear. Mais uma vez – e como sempre – a atenção dedicada ao detalhe é enorme e isso é evidente no perfeccionismo com que o hotel e o espaço circundante foram pensados e desenhados.

As formas de eliminar os adversários acabam por não mudar muito de episódio para episódio e isso pode desencantar alguns jogadores. Ainda assim, ficamos na expectativa sobre como vai ser concretizado o próximo lançamento.

Exit mobile version