Pplware

Análise Grease: “Are You the One that I want”??

Foi nos distantes finais da década de 70 que foi lançado um filme que lançou definitivamente Jonh Travolta para a ribalta e lhe potenciou a carreira que hoje se pode orgulhar de ter. Com pezinhos de dança e vozinhas de coro Jonh Travolta e Olivia Newton Jonh conseguiram com Grease tornar um simples filme numa obra de culto, que ainda hoje é lembrada por inúmeros fãs. E é precisamente por isso mesmo que recentemente foi lançado pela 505 Games um título de mesmo nome, para as Wii e DS que celebra o filme enquanto tenta fazer com que o próprio jogador o reviva.

A ideia do jogo é simples …. reunir a família ou um grupo de amigos e, duma forma divertida pô-los todos a dançar e a cantar algumas das 16 músicas do filme presentes, que tanto furor fizeram quando este foi lançado. E que ainda hoje deixam muitas moçoilas a suspirar pelos tempos de faculdade.

Será que Grease ainda mantém a forma 30 anos depois???

Gráficos: 6

Os gráficos do jogo encontram-se a um nível bastante aceitável. Embora nunca cheguem a deslumbrar, também não se pode dizer que prejudiquem a experiência do jogo.

Os menus encontram-se divertidos e coloridos quanto baste conseguindo criar, de certa forma, uma ambiência Grease.

Quanto ao jogo propriamente dito, graficamente as coisas poderiam ser melhores. Embora como afirmei anteriormente, não prejudiquem o desenrolar do jogo, o que é certo é que também pecam por não trazer mais-valias aos diversos desafios e cenários onde a acção do jogador se desenrola, e apresentam uma pecha que acho que poderia ter outro impacto. As animações que personificam as personagens do filme, não são minimamente parecidos com os actores reais (na altura). Creio que a esse nível deveria ter havido um maior cuidado estético.

Som: 8,0

O som é, sem dúvida, a grande mais-valia deste jogo. E também não o poderia deixar de ser, visto o jogo representar um musical. Os efeitos sonoros durante o jogo ou movimentação dos menus encontram-se bem implementados e existe sempre aquela sensação sonora de estarmos no ambiente Grease.

No entanto, o que realmente traz a mais-valia é a presença de dezasseis músicas oficiais do filme, muito bem interpretadas. Todas à nossa espera para as dançar, jogar ou cantar (na versão Karaoke).

Contudo, acaba por ser no capítulo do som que se nota uma falha importante. Visto que o jogo apresenta uma componente karaoke e que, tem inclusive as opções de configurar o microfone, seria de esperar que viesse um incluído, o que não acontece. Não se pode simplesmente esperar que todos os possuidores de Wiis já tenham microfones.

Jogabilidade: 5,0

O jogo encontra-se dividido em 3 áreas distintas: Story, Quick Play e Party Mode. O modo Story, como o nome indica, permite-nos acompanhar a história de Grease e os seus eventos de forma cronológica através de variados mini jogos que nos remetem para as cenas mais importantes do filme, como por exemplo a épica e emblemática cena de “Summer Nights” com Sandy e amigas em dueto separado com Danny e companheiros nas bancadas do estádio.

A diversidade dos mini jogos (presentes em todos os Modos de Jogo) é equilibrada, havendo-os para todos os gostos. Corridas de carros, desportos como baseball ou basketball, ou mesmo sessões de tiro ao alvo na feira são tudo cenários para nos embeber da experiência Grease, mas no entanto, alguns desses mini jogos padecem dum mal maior. Esse problema que grande numero desses mini jogos apresenta está intimamente relacionado com a sua mecânica e os seus interfaces. Na maioria desses mini jogos a mecânica consiste num contínuo rol de movimentos com o Wiimote (cima, baixo, esquerda, direita, por vezes acompanhado com a pressão do botão A em simultâneo) para acompanhar instruções que aparecem no monitor.

Isto seria bastante mais divertido se, não se tornasse rapidamente demasiado repetitivo, bastante cansativo, com dessincronizações com os Wiimotes e se tivesse uma maior interacção mais realista com o que se passa no ecrã. Esta mecânica assim duma forma tão bruta e pouco trabalhada torna-se chata e cansativa.

No entanto, existem alguns outros mini jogos que são divertidos e encontram-se melhor conseguidos. Por exemplo, há um em que estamos na oficina a arranjar e pintar o carro de Danny, e as dinâmicas de usar martelos, chaves inglesas, e latas de spray estão mesmo bem conseguidas e divertem na totalidade. Outros exemplos são os jogos de basketball, baseball e de luta que estão também eles bem divertidos. O jogo também permite o uso da Wii Balance.

Na componente Party, temos a opção de jogar com até 8 jogadores, divididos em 2 equipas, nos diferentes jogos, com a Wii Balance Board como acessório e com a já referida opção de karaoke.

Os movimentos cima-baixo-esquerda-direita podem ser feitos com recurso aos movimentos corporais na Wii Balance. Entretanto no modo party é que se vislumbra uma das grandes mais-valias do jogo, a possibilidade de se cantar as músicas favoritas através dum microfone (compatível com USB) em simultâneo com o jogo do nosso companheiro de equipa. O karaoke é similar ao que já há no mercado tendo que ter atenção à letra que passa no ecrã e às suas durações e entoações, de forma a dar mais pontos à sua equipa.

Longevidade: 5,0

O modo Story completa-se rapidamente em poucas horas e o Quick Play entretém com alguns mini jogos divertidos mas, o que certamente fará com que se volte a coloca-lo na nossa Wii, será o Modo Party. Podendo fazer sessões de karaoke com os nossos amigos ou familiares das principais melodias de Grease é e será sempre divertido. O problema prende-se com alguns jogos que as acompanham.

Nota Final: 6,0

Uma análise dum jogo que celebra um filme de culto é sempre uma análise que tem de ser bem cuidada e sensatamente executada. Creio que é um daqueles casos em que, ou se gosta muito ou se gosta mesmo pouco. Aliás, o próprio filme, quando foi lançado nos USA chegou a ser intitulado pelos críticos, como “parolo” e, pouco depois atingiu os níveis de musical mais visto de sempre.

O jogo, não pode ser considerado parolo … longe disso. Apresenta no entanto, algumas falhas graves. Embora mostrando alguma diversidade nos mini jogos apresentados, e tendo na sua sonoridade (e karaoke) as suas principais mais-valias acaba por ser traído por um sistema de jogo irritante e chato.

Em termos de conclusão, creio que para os fãs acérrimos do filme, o jogo pode apresentar um divertimento que para eles será mais fácil daí extrair pois o ambiente Grease encontra-se lá, mas para os não-fãs e jogadores mais exigentes, sem dúvida que não trará nada de novo.

Respondendo à questão no titulo desta análise, creio que a resposta se pode encontrar algures no titulo da seguinte melodia do filme (não presente no jogo), “There Are Worse Things I Could Do“!

Site Oficial do Jogo aqui.

Outras plataformas: Nintendo DS

Exit mobile version