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Análise Gran Turismo 5… O Regresso do Rei??

Se há jogo que já fez movimentar milhões e milhões de gamers em mais de 10 anos de existência, é sem dúvida a série Gran Turismo. Desde o lançamento do primeiro título, no final da longínqua década de 90, as sucessivas versões de Gran Turismo lançadas têm sido um fenómeno de sucesso, qualidade e de aceitabilidade pela critica e principalmente, pela comunidade.

Aproximadamente 2 anos após o lançamento de Gran Turismo 5 Prologue, mas principalmente, 5 anos após o lançamento de Gran Turismo 4, eis que surge finalmente o mais recente jogo da série. Com vários anos a acumular ansiedade por toda uma comunidade de fãs faminta em todo o Mundo, Gran Turismo 5 traz no seu Curriculum, o facto de ser considerado por muitos como o Simulador Automóvel de Eleição …. Será que Gran Turismo 5 vai ocupar novamente o lugar cimeiro do podium??

A concorrência está cada vez mais forte e será Gran Turismo capaz de aguentar a pressão? Vamos ver!!!

Gráficos – 9.2

Um dos tradicionais pontos fortes de Gran Turismo, coloca-se precisamente ao nível dos gráficos colocados ao dispor, não só dos carros, como também das pistas e ambiente circundante.

Pois é, como não poderia deixar de ser em GT5 os gráficos estão fenomenais. Respirando excelência e realismo por todos os pixéis e pode-se dizer que o jogo está, neste capítulo, um assombro. Os carros estão detalhados com uma precisão simplesmente deliciosa, embora se possa afirmar que os carros Premium tenham tido um maior cuidado, o que a somar a uma particularidade menos boa em alguns casos, ao nível dos cockpits, indicada mais abaixo (na Jogabilidade), ofusca um pouco a beleza dos restantes carros. São mais de 1000 carros, com uma elegância tal, quase capaz de nos levar a fazer um ou outro telefonema para o stand mais próximo.

Um outro pormenor menos bom prende-se com o grafismo dos acidentes e colisões, que está revisto mais abaixo, na Jogabilidade também.

Não poderia deixar de mencionar que, em GT5 existe uma sensação perfeita de que as viaturas se encontram efectivamente em cima das pistas e que isso leva a que o seu movimento se apresente extremamente real.

Esta qualidade gráfica estende-se também a diversos pormenores nas próprias corridas, fazendo com que os efeitos de fumo das travagens, poeira quando se pisa terra ou terrenos de montanha, sejam dos mais realistas que se pode ver num videojogo.

Não poderia deixar de mencionar os fenómenos atmosféricos e as suas variações durante uma corrida. O efeito do clima está extremamente impressionante. A chuva, o Sol, o céu encoberto e as mudanças de tipo de clima durante as corridas estão muito bem conseguidas e com lógica. Se está Sol, não passa automaticamente para chuva … primeiro o céu escurece e depois aparecem os primeiros pingos e de seguida a inevitável carga de água (por vezes demasiadamente realisticamente criada).

Os diversos circuitos recriados no jogo encontram-se com uma qualidade extremamente grande e recriados com extremo detalhe, conforme sugerido e exigido pelos responsáveis do jogo. Também todo o ambiente circundante às pistas também respira autenticidade e realismo, desde as multidões a assistirem (dinâmicos e a reagirem à corrida), até aos edifícios, vegetação, … enfim, existe mesmo uma verdadeira noção de imersão no jogo, dando-nos a ideia de que estamos efectivamente ao volante dum bólide.

As apresentações das pistas, dos eventos e dos carros estão muito bem conseguidas e a disponibilização da informação em simultâneo ajuda imediatamente o jogador a criar uma ideia geral e informada do que está a ver.

Por fim, os esquemas de menus estão aceitáveis. Estão ao nível de Gran Turismo e, especialmente no Modo GT, requerem uma breve adaptação, mas encontram-se bastante intuitivos, quase sempre com um Help disponível para prestar apoio.

Som – 8.6

Gran Turismo conseguiu ao longo dos anos manter a sua posição de destaque no Mundo da Simulação Automóvel pois, em certa medida conseguia destacar-se nos mais variados âmbitos do Mundo Automobilizado. Uma das suas principais características é precisamente o som.

Em Gran Turismo 5, o som dos motores é brutal. Cada máquina apresenta a sua sonoridade própria e, desde as primeiras acelerações antes da corrida, como durante os próprios eventos a sua musicalidade rude e mecânica acompanha-nos duma forma tão real, que somos levados a crer que estamos a assistir a uma corrida real na TV. Como é obvio, não conheço os sons dos motores de cada um dos mais de 1000 carros de Gran Turismo 5 mas a avaliar pelos que conheço e com os quais já joguei, o realismo não se coloca em causa.

Os efeitos sonoros provenientes do exterior do carro estão consistentes e acabam por ajudar a criar um bom ambiente de jogo. As multidões reagem aos eventos da corrida e os efeitos de travagem, derrapagens, acelerações são bastante competentes. No entanto, um outro aspecto fica um pouco aquém … as colisões.

Mesmo sabendo que nunca foi apanágio de Gran Turismo os efeitos visuais ou sonoros dos acidentes, uma coisa é verdade, Gran Turismo tem de se adaptar à realidade e isso quererá dizer, a meu ver, que deverá começar a prestar mais atenção a este tipo de eventos.

Quem quer desfrutar duma boa simulação de condução, também quer ver reproduzido no ecrã e nos altifalantes toda a brutalidade de chapa contra chapa dum acidente a mais de 200 Km por hora. E é precisamente aí que Gran Turismo falha. Os acidentes falham e os sons das colisões falham … Gran Turismo tem de evoluir rapidamente nesse sentido também, pois a concorrência apresenta argumentos cada vez mais fortes (embora por vezes exagerados).

A música e banda sonora do jogo, embora varie de gosto para gosto, acaba por ser também ela pouco intrusiva e que não tenta obter demasiada atenção sobre ela, que é o que se pretende.

Jogabilidade – 9.0

Gran Turismo sempre foi um dos jogos mais exigentes e desafiantes no que respeita à simulação duma experiência de condução realista e séria. Gran Turismo 5 não foge à regra e apresenta-nos uma experiência altamente realista, imersiva, esbelta e pincelada com doses maciças de excitação. No entanto apresenta algumas nuances menos bem conseguidas, conforme poderemos ver mais abaixo.

O jogo apresenta dois modos principais: Modo GT e Arcade.

Tal como o nome indica, o primeiro representa o modo característico da série Gran Turismo, na qual teremos de consolidar a nossa performance e experiência (e dos nossos pilotos) no jogo através de Completar as diversas Licenças, participar em inúmeros eventos seja conduzindo, seja como manager do nosso piloto escolhido, participação em eventos especiais desbloqueados ocasionalmente, ou participação nas diversas corridas online. Podemos também aqui neste modo GT adquirir novas viaturas para a nossa garagem e fazer-lhe inúmeros Upgrades ou operações de cosmética.

O Modo Arcade, apresenta a oportunidade de participarmos em corridas (a solo, ou com ecrã dividido) em variadas corridas, nas principais pistas e com os principais carros do jogo. Apresenta também uma competição de Drift para quem gosta de emoções.

Existe ainda um Editor de pistas, que está interessante mas deixa-nos uma impressão de ter ficado inacabado, tal a simplicidade e ausência de profundidade nas ferramentas de edição. De qualquer forma, arrisco-me a afirmar que a grande maioria do tempo, a acção vai passar pelo Modo GT.

Neste modo, uma particularidade boa, é o facto de haver eventos que não estão automaticamente bloqueados às licenças que completamos, mas ao nosso nível de piloto (RPG style). Isso é positivo pois permite-nos começar a competir quase desde o inicio.

Gostaria de realçar que o grau de exigência/aprendizagem do jogo transforma-se numa curva cada vez mais íngreme à medida que vamos evoluindo no jogo. Por outras palavras, à medida que progredimos em GT5, as coisas vão aquecendo também.

Cada carro tem a sua dinâmica particular, seja em curva, seja em recta, seja com piso seco, seja com chuva, seja em asfalto ou na gravilha, a condução de cada veiculo é completamente diferente, e a arte de domar estas feras é difícil e morosa. Uns guinam mais, outros travam menos, uns são mais rápidos na entrada das curvas outros nas saídas … a diversidade de personalidades distintas de cada carro é assombrosa e conhece-los a todos é um desafio e pêras.

Quanto aos aspectos climáticos, mencionados mais acima, os mesmos afectam e de que forma a evolução das corridas e do nosso comportamento nas mesmas. Enquanto numa corrida de céu limpo com sol radiante, ou mesmo com tempo encoberto, os efeitos de sombra, reflexos do Sol na pista, sejam deliciosos, quando está chuva podem-se tornar realisticamente uma dor de cabeça.

A chuva em Gran Turismo 5, afecta de forma efectiva e real a nossa condução, bem como a dos adversários, obrigando-nos a adoptar uma aproximação diferente às curvas mas também extra atenção nas rectas.

Uma das inaugurações em Gran Turismo 5 é o Online. Conforme poderemos ver mais abaixo na longevidade é uma opção de louvar e que era tão expectável como lógica, mas que ainda assim deixa uma certa sensação de simplicidade excessiva.

Como aspectos menos positivos em Gran Turismo 5, não poderia deixar de mencionar os acidentes e colisões. Embora a Poliphony tenha lançado já vários patches que resolvem alguns problemas relacionados com este aspecto, acaba por ser algo que ainda pode ser melhorado e não só apenas no aspecto singleplayer.

A ausência de desastres espectaculares …. Acaba por ferir um pouco a experiência de Gran Turismo, mas no entanto teremos de concordar que nunca foi esta uma das premissas tradicionais da série. No entanto há muito a fazer, quer no singleplayer (quase inexistente) quer no online. E por favor … não deixem os carros não Premium de fora.

(aproveito para indicar que mais um Patch, versão 1.05, com aproximadamente 600 Mb de tamanho foi lançado na semana passada e que corrige alguns problemas no online, acrescenta mais algumas estatísticas às nossas experiências de jogo, adição de Seasonal Events, inclusão de Online Collector’s Dealership, fazer rewind nas repetições, opções de disponibilizar danos mecânicos em SinglePlayer e muito mais….)

Enquanto, conforme indiquei acima, os pormenores dos carros estejam quase perfeitos há contudo, uma falha que nos tempos que correm podem desiludir um pouco: ausência de visualização do interior do cockpit na grande maioria dos carros. Sim, hoje em dia, e para garantir um nível de envolvimento do jogador ainda maior, a grande maior parte dos títulos deste género apostam em várias vistas, sendo a do cockpit talvez a mais emocionante. Acontece que GT5 apenas apresenta interiores dos veículos para perto das 200 viaturas que correspondem aos veículos Premium.

Em Gran Turismo 5, a velha máxima de uns serem filhos e outros são enteados parece que se aplica aos carros (e inclusive a algumas pistas), o que certamente não é positivo.

A ausência de possibilidade de virar a cabeça dentro do cockpit é também algo castradora pois nas vistas de cockpits o facto de apenas se poder olhar em frente acaba por limitar bastante a nossa percepção do que se passa na pista.

Devo reconhecer que detectei por diversas ocasiões, alguns problemas de detecção de colisão entre viaturas, quer no online, quer offline.

Por fim, gostaria de referir os tempos de loading. Embora exista a hipótese de proceder à instalação de perto de 8 Gb de ficheiros no disco, para minimizar essa perda de tempo, o que é certo é que esses tempos mortos continuam a existir.

Longevidade – 9.5

Gran Turismo 5 é Gran Turismo 5 …. E isso, só por si, é sinónimo de horas, horas e mais horas de diversão.

O Modo GT com as suas licenças, provas A-Spec e B-Spec, eventos especiais, eventos online, tem potencial para nos deixar agarrados à Playstation 3 por vários meses a fio … havendo sempre algo para fazer, algum tempo a bater, alguma corrida a ganhar, algum carro a adquirir, algum tuning a fazer, ….. e se não o fizerem à primeira, fazem à segunda, terceira, quarta ….. que a experiência raramente se repete o que faz com que seja sempre uma boa ideia voltar a jogar.

O Modo online, embora interessante e algo viciante, acaba por ser o seu Calcanhar de Aquiles, pois seria neste aspecto que poderia vir mais uma fonte de inesgotável entretenimento, mas que as rudimentares opções e modos de jogo do online acabam por minar um pouco essas expectativas. No entanto, isto não quer dizer que seja de desprezar pois há muito para desfrutar e ganhar nas corridas online.

Nota Final: 9,1 (0-10)

Resumindo, Gran Turismo 5 é um Grande Jogo que, embora não apresentando grandes inovações em relação ao seu passado, acaba por manter bem presentes as linhas mestras pelas quais de regeu ao longo das várias edições lançadas.

Apresentando um bom nível de exigência para os jogadores mais sérios, não deixa de ser também uma excelente opção para quem apenas pretende desfrutar da condução das mais de 1000 máquinas presentes no jogo e que, seguramente encontrarão neste jogo mais que motivos suficientes para os manter ocupados durante os próximos meses. Para quem gosta dum bom simulador de condução, é, sem sombra de dúvida um titulo a ter em conta, mas que se tem de precaver pois o seu reinado já não é tão inquestionável como já foi.

Com alguns problemas ainda presentes e bastante caminho para desbravar, Gran Turismo tem tudo para se manter no reinado de Melhor Simulador Automóvel, mas terá de lutar por isso e ter um pouco mais de ambição.


Plataforma: Playstation 3
Género: Simulador de Condução Automóvel
Homepage: Gran Turismo 5

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