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Análise Football Manager 2015 (PC Windows)

Football Manager 2015 chegou para satisfação de milhares de fãs por esse Mundo fora que desde o final da época passada ansiavam por este momento.

No entanto a Sports Interactive manteve-se firme e decidida no rumo que tomou e, no passado dia 7 de Novembro, chegou a prova dos 9 com o lançamento mais que esperado de Football Manager 2015.

O Pplware já teve oportunidade de vestir o fato de treino de Football Manager 2015.

Vejam aqui..

Nos últimos meses muito foi comentado sobre Football Manager 2015. Criaram-se conjecturas, antevisões, e até muitos maus presságios foram divulgados sobre a edição deste ano. Receios de que o jogo se encontrava estagnado, antevisões de que não haveria nada mais para evoluir num jogo já de si perfeito, augúrios de que o jogo apenas se trataria de uma mera actualização de Base de Dados.

Desde sempre que Miles Jacobson, responsável da Sports Interactive referiu e reforçou que Football Manager 2015, apesar de estar recheado de novidades, a maior parte delas não serão “game-changers” (ou seja, não haverão revoluções na jogabilidade de FM 2015).

Creio que é importante relembrar isso desde o primeiro momento deste texto pois só se tivermos em conta essa mesma premissa poderemos encarar o jogo, como jogo, sem assumir ideias pré-estabelecidas. Mas comecemos pelo início.

Esta edição de 2015 não apresenta uma Revolução em Football Manager mas corresponde isso sim, a uma Evolução do jogo. Aliás, creio que é o ponto-chave desta análise.

Football Manager 2015 é sobre Evolução.

 

Comecemos então pelo ponto inicial … a criação do treinador. Até esta edição a criação do nosso treinador era simplesmente caracterizada pela introdução os dados biográficos e pouco mais. Agora, com o lançamento de 2015, aprofundamos um pouco mais a personalidade e postura do manager.

Foi acrescentada a possibilidade de indicar qual a nossa postura enquanto manager, que nos permite escolher entre duas opções principais. Por um lado temos a opção de ser um Tracksuit Manager, ou treinador de fato de treino, que será um manager mais vocacionado para a parte técnica dos treinos. Por outro lado, podemos ser Tactical Managers que corresponderá aos treinadores de fato e gravata mais orientados para a componente táctica e mental do jogo (não sei porquê, faz-me lembrar Van Gaal).

Cada uma dessas opções traz consigo pontos de experiência atribuídos automaticamente ao nosso perfil. Por exemplo, um Tactical Manager terá mais pontos de conhecimento táctico que um Tracksuit Manager. No entanto, podemos alterar esse perfil e fazer uma customização desses pontos de experiência, indo a um pormenor mais direccionado em relação à nossa caracterização, como treinadores.

Estas escolhas afectam no imediato a forma como a informação nos chega bem como a forma como interagimos com os jogadores, permitindo inclusive, no caso do Tracksuit Manager, ser um dos treinadores de campo.

A capacidade para definir um estilo de treinador é apenas uma das muitas actualizações e melhorias do Football Manager 2015, muitas das quais não serão imediatamente evidentes porque acontecem ao longo do jogo. No entanto, uma mudança importante óbvia desde o início é a reconfiguração completa do design da interface do utilizador.

Realmente, desta vez acertaram em cheio com o nosso design de interface. A barra lateral esquerda com os atalhos para os principais pontos de interesse (Plantel, Calendário, Treino, …) conjugada com as barras de contexto horizontais trazem uma grande simplicidade e flexibilidade na navegação em Football Manager 2015.

 

Um dos pontos chaves no qual FM 2015 assentou a sua atenção é o processo de scouting. Este processo de pesquisa de jogadores é feito agora de uma forma gradual e sustentada e muito mais próxima do real (quer em termos do processo em si, como do stress que gera na análise e escolha final quando a janela de transferências se começa a esgotar).

Em vez de, como acontecia antes, apenas pedirmos a um olheiro que observe um certo jogador e após essa observação, ser-nos entregue um relatório com  uma fotografia completa desse mesmo jogador, em FM 2015 a observação é feita de forma gradual e dependendo da qualidade do scout em acção.

Com isto quero dizer que, a análise completa de um jogador só é possível ao final de várias observações pois as suas qualidades e fraquezas vão sendo determinadas aos poucos (observação a observação). Ainda para apimentar mais as coisas, se o nosso scout for fraco nas suas funções então ainda mais demora essa observação e o relatório menos preciso fica.

Esses relatórios surgem agora num ecrã aparte que identifica de forma clara e visual, os pontos fortes e fracos de cada atleta tornando muito mais simples e imediato a aferição se nos interessa ou não.

As constantes actualizações de observação de um jogador mesmo assim podem ser incompletas. Por exemplo, ao observarmos um determinado defesa, é comum que o nosso scout (pela fraca qualidade de avaliação que tenha) nos indique que o jogador tem 14 de Desarme mas entre 10 e 15 de Marcação. Nesses casos a solução passa por continuar a observar o jogador mas com o problema de o tempo ir passando entretanto.

 

Isto leva a uma maior ponderação no processo de transferências.

Aliás, esse processo também foi melhorado sendo agora mais exigente, quer pela parte dos clubes, quer pela parte dos jogadores e seus empresários. É por isso um passo importante a dar e sem um sistema de scouting adequado e completo, poderá constituir um autêntico desastre.

Por falar em transferências, as imposições internacionais da UEFA em relação ao Fair Play financeiro exigem agora uma maior contenção financeira e essas restrições sentem-se em Football Manager 2015, de uma forma bastante intensa e angustiante. Especialmente na altura de investir em novos jogadores. Torna-se frustrante andar atrás de um jogador que já observámos ao longo de 1 ou 2 meses (sim, agora podemos pedir para um olheiro para observar um jogador durante 3 meses) e não o conseguir comprar por pormenores financeiros.

Uma outra área bastante intervencionada foi a interacção com o nosso staff, desde os scouts aos treinadores encontra-se agora muito mais intensa com muito mais informação (e de qualidade) a ser divulgada.

A interacção com os jogadores é agora mais exigente e convém ter mais atenção aos pormenores uma vez que é normal um jogador (mais temperamental) sentir-se injustiçado por estar no banco e, por arrasto, levar a que os restantes membros da equipa se sintam mal por isso.

É frequente sermos obrigados a fazer reuniões de equipa para esclarecer determinadas quezílias internas com o objectivo de evitar revoluções no balneário. Aliás, os próprios jogadores e em especial os capitães, tornaram-se muito mais interventivos no processo de team building em FM 2015.

Foram adicionadas novos movimentos preferenciais para os jogadores bem como, novas posições de jogadores, como por exemplo, o Organizador Móvel ou Raumdeuter (jogador mais móvel que procura explorar espaços entre os defesas) que, além de aumentarem a diversidade táctica que emprestam ao jogo na altura de criar a equipa, são introduções válidas se tivermos em conta o que acontece na realidade pois há jogadores que simplesmente não se podem caracterizar como sendo médios ou avançados … são algo mais.

Por falar em caracterizar jogadores … foi incluída uma nova forma de visualização (em forma circular) da capacidade dos jogadores para as posições e funções que podem ocupar em campo. Quanto mais fechado o círculo, melhor a capacidade do jogador encaixar nesse perfil técnico.

 

O Match View, também foi alvo de melhorias. Aliás, talvez tenha sido a maior introdução de novidades no motor de jogo desde a introdução do 3D no Football Manager 2009. A equipa da Sports Interactive introduziu pela primeira vez no jogo, a captura de movimentos para as animações dos jogadores. Os atletas do Wimbledon AFC foram os escolhidos para darem corpo aos movimentos digitais dos jogadores de Football Manager 2015, o que permitiu a inclusão de mais de 2000 novas animações.

Estas inclusões em Football Manager 2015 representam uma enorme melhoria na representação dos jogos e realmente pode-se verificar essa mesma fluidez no decorrer do jogo.

A acção é mais fluída e mais realista, apesar da existência de animações e movimentações estranhas. De qualquer forma, nunca foi a intenção da Sports Interactive (pelo menos até agora) de transformar FM 2015 num jogo como FIFA ou PES, como se pode ver pelas palavras de Miles Jacobson:

Ainda não está ao nível de um FIFA ou PES, mas também não é isso que pretendemos para o nosso motor de jogo. O nosso objectivo é que se pareça com um verdadeiro jogo de futebol. E para isso ainda vamos precisar de mais alguns anos. Estamos muito sérios em relação a isso. Estabelecemos um plano a longo prazo para o nosso motor de jogo, e este ano é o primeiro passo desse plano.

Foram também introduzidas novidades ao nível da luminosidade em campo, reflectindo agora de uma forma mais realista os efeitos de luz, quer seja d Sol ou da iluminação artificial em todos os tipos de condições meteorológicas. É um pormenor mas ajuda a criar o ambiente correcto. Também uma física da bola aperfeiçoada ajuda nesse sentido.

Outro pormenor que foi melhorado foi o da movimentação e inteligência dos guarda-redes. Tal como aconteceu recentemente com FIFA 15, também Football Manager 2015 recebeu novas animações e uma inteligência artificial mais astuta para os guarda-redes. Aliás, o próprio jogo apresenta agora uma inteligência artificial (tanto no decorrer de uma partida como no dia a dia) bastante mais evoluída e interessante com inúmeros acontecimentos a sucederem-se e a revelarem que existe mais vida além do nosso clube.

Também a inclusão da possibilidade de se visualizar o estádio e suas redondezas com pormenores interessantes (terrenos em redor, estacionamentos, barraquinhas de comes e bebes, …) se torna num pormenor interessante.

Ainda no decorrer do jogo, existe agora a possibilidade de interagirmos com os jogadores em pleno jogo, de uma forma semelhante às palestras de início e meio do jogo. Assim sendo, é agora possível dar instruções para dentro de campo com o jogo a decorrer, o que pode ser extremamente importante, por exemplo, quando estamos a perder um jogo e os jogadores começarem a mostrar sinais de nervosismo. Umas palavras de calma ou incentivo podem trazer-lhes de novo alguma concentração e então potenciar uma reviravolta.

 

Os jornalistas encontram-se ainda mais assertivos e astutos, usando muitas vezes os nossos próprios comentários para tentar arranjar contradições e situações de colisão bem como rivalidades com outros treinadores, pelo que a interacção com os media tem agora de ser mais ponderada. Existe ainda a possibilidade de sermos interpelados antes do jogo, por um jornalista em pleno relvado para uma pergunta de última hora.

Haveria certamente muito mais para mencionar sobre Football Manager 2015, mas é precisamente esse o segredo do jogo … estamos sempre a descobrir coisas novas pelo que a edição deste ano encontra-se tão ou mais viciante que as anteriores, e continua a ser normal, pesarmos que jogámos apenas 2 horas e na realidade já terem passado mais de 5 …

 

Nota Final- 8,8

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Football Manager 2015 continua na sua linha evolutiva. O jogo atingiu já um patamar de complexidade e realismo que dificilmente permitirá a grandes revoluções num futuro próximo. No entanto a equipa da Sports Interactive continua no seu trabalho com determinação de forma a tornar o jogo cada vez mais realista, mais palpável e mais dinâmico. E é precisamente isso que acontece com a edição deste ano. Uma evolução na direcção de uma maior simulação realística do que se passa nos meandros dos clubes de futebol (desde os maiores aos mais pequenos). Assim sendo, a ediçãode 2015 surge como uma evolução objectiva nessa mesma direcção tornando-a num jogo imprescindível para todos os fãs da série e amantes de jogos de estratégia de futebol. Como diria Charles Darwin, FM 2015 faz parte da Evolução Natural de Football Manager.

Género: Estratégia Plataforma Analisada: PC (Windows) Outros S.O.:  Mac, Linux Homepage  Football Manager 2015

 

 

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