Pplware

Análise: BenQ RL2755HM, o monitor para verdadeiros gamers

Especialista no desenvolvimento de monitores dedicados a jogos, a BenQ apresentou no início do ano, na CES2015, o seu novo monitor BenQ RL2755HM projectado essencialmente para consolas de jogos a partir da opinião de jogadores profissionais.

Depois de já aqui termos apresentado o unboxing, apresentamos-lhe todos os pormenores deste monitor para verdadeiros gamers, cedido pela PCDIGA.

Aspectos positivos
Aspectos negativos

O BenQ RL2755HM é um monitor de 27 polegadas FullHD em 16:9, com ecrã de painel TN e com acabamento anti-reflexo. Tem um brilho de 300 cd/m², um tempo de resposta de 1 ms (GTG) e um ângulo de visão de 170°/160° (horizontal/vertical).

O monitor vêm dentro da caixa acompanhado de um cabo HDMI, um cabo de alimentação, um cabo se som jack 3,5 mm, livros de instruções e um CD de instalação. Confira aqui todo o conteúdo da caixa em pormenor.

Especificações

  • Tamanho do ecrã: 27″
  • Brilho: 300 cd/m²
  • Contraste: 1000:1
  • Resolução: 1920 x 1080 píxeis
  • Tipo de Painel: TN
  • Tempo de resposta: 1ms (GTG – “cinzento-para-cinzento”)
  • Ângulo de visão: 170°/160° (horizontal/vertical)
  • Cores suportadas: 16,7 milhões
  • Cabo de Sinal: HDMI, cabo de áudio
  • Tipo de ligações: D-sub / DVI / HDMI
  • Ligações de output: Headphone Jack / Line in
  • Potência stand-by (DPMS): 0,5 W
  • Dimensão total: 478 x 639 x 213 mm
  • Peso: 5,49 kg

 

Design

O monitor BenQ RL2755HM é todo ele construído em plástico bastante robusto, sem nada que o possa classificar como “elegante”. Foi construído para jogar e nada mais que isso, mas com vários pormenores bem pensados.

Os botões de opções e Power estão colocados à direita do ecrã, sobre a fina moldura que não tem mais do que 2 centímetros, em volta de todo o ecrã.

A base do monitor é composta por duas peças, sendo que uma delas é a continuidade do suporte e a outra, frontal com a inscrição “RL series” a vermelho, serve de suporte ao comando de jogo, tendo na sua aresta uma faixa em borracha para criar um maior atrito com o comando e não o deixar cair.

A traseira tem incluídos os altifalantes, que apesar de transmitirem um bom som, contudo, é aconselhada a utilização de headphones para uma experiência de som conivente com a experiência de jogo.

A zona de fixação do monitor a um suporte externo VESA é feita num plástico mais espesso, resistente e espelhado.

O BenQ RL2755HM permite entradas de dois sinais HDMI, um DVI-D e um VGA, uma diversidade interessante para acomodar simultaneamente com o PC e as consolas. Conta ainda com a porta de ligação do cabo de alimentação, do cabo de som e dos headphones, ambos de 3,5 mm. O monitor, na traseira, conta ainda com uma patilha de suporte aos headphones. Sendo este um monitor projectado essencialmente para consolas não traz qualquer interface USB.

 

Funcionalidades do monitor

As funcionalidades e opções do monitor são básicas, com variedade idêntica à generalidade dos monitores, mas de navegação um pouco lenta. Se houver uma única entrada activa no monitor, mesmo que seja HDMI, esta não é detectada é necessário seleccionar o input manualmente.

Existem vários modos pré-definidos que podem ser seleccionados dependendo do tipo de utilização que se esteja a dar ao monitor, já que além de jogos ele serve para qualquer outra função básica de um monitor. Além do mais, cada utilizador poderá configurar as suas preferências e gravar em 3 perfis distintos.

anterior próxima

 

Desempenho

O monitor BenQ RL2755HM consegue um desempenho em jogo do melhor que pode encontrar. Revela claramente que foi desenhado especificamente para este propósito, onde os modos pré-definidos já existentes se enquadram muito bem com diferentes tipos de jogo. O mesmo bom desempenho foi encontrado com outros propósitos paralelos, como a visualização de filmes, contudo, no modo dedicado à fotografia as cores tornam-se quentes de mais e os verdes e os vermelhos ficam um pouco distorcidos da realidade.

O brilho e o contraste permitem um ajuste bastante elevado tendo em conta as necessidades de cada utilizador. A retro-iluminação LED é excelente e permite visivelmente um nível de contraste muito bom, considerando que se trata de um monitor com painel TN.

Uma das suas vantagens a nível de desempenho é o facto de não utilizar PWM para ajuste do brilho na retro-iluminação, ou seja, não existe o efeito “cintilante” que em algumas situações os olhos mais sensíveis conseguem detectar.

O input lag, ou seja, a diferença entre o instante em que a imagem é entregue ao monitor até ao instante em que é apresentada no ecrã, é de apenas 10 ms, o que para um monitor dedicado a jogos é muito bom.

Além do monitor ter sido testado com uma consola, foi também testado com um dos melhores computadores portáteis da actualidade para jogos, o MSI GT72 (Dominator Pro), que em breve também será analisado aqui no Pplware.

 

Veredicto

Para quem procura um monitor com a intenção de passar boas horas a jogar com qualidade, então esta é uma boa aposta. É um monitor grande, com bom desempenho em todo o tipo de jogos, permite a ligação de diferentes dispositivos e a reprodução de cores e contraste são muito bons.

O facto de estarmos perante um monitor com painel TN ao invés de IPS torna-se uma desvantagem face a outras ofertas existentes no mercado a preços até inferiores. No entanto, não conseguirá ter num ecrã de painel IPS um tempo de resposta tão bom quanto este.

Este monitor BenQ RL2755HM encontra-se disponível na loja nacional PCDIGA por 269,90 €.

O Pplware agradece à PCDIGA pela cedência do monitor para análise.

BenQ RL2755HM

   

Exit mobile version