Pplware

Análise – Sonic and the Black Knight – Wii

Por Tiago Cunha – LusoGamer – para o Pplware Não foi há muito tempo que vimos os primeiros vídeos de Sonic Unleashed. A esperança voltou a surgir sobre a Sonic Team quando vimos que o ouriço azul parecia ter voltado aos seus bons tempos, com uma jogabilidade em 2D e cheio de velocidade.

Contudo, ao longo de mais revelações, a expectativa criada pelos fãs desceu. E, com Sonic and the Black Knight, podemos mesmo admitir que a expectativa nem chegou a existir, pois colocar Sonic num mundo a tentar retratar uma espécie de realidade com interacção contínua com humanos não pode dar em algo de qualidade que consiga, sequer, agradar os fãs mais acérrimos da série.

Na verdade, mesmo com muita controvérsia causada, a Sega, juntamente com a Sonic Team, levou a sua ideia avante e trouxe até ao leque de títulos da Nintendo Wii algo inédito: O famoso ouriço azul de espada em punho. Se esta aposta tem qualidade ou não, é isso mesmo que vão ficar a saber de seguida.


A nível de história, Sonic and the Black Knight possui algo banal e que apenas serve de pretexto para nos colocar em frente à televisão a abanar o comando sem fim para derrotar os inimigos. Na verdade, Sonic inicia a sua aventura caído do céu. Sim, leram bem. O ouriço azul cai do céu para um mundo completamente diferente do que estamos habituados a ver na série Sonic e, desde cedo, começa a sua aventura com a ajuda de uma feiticeira chamada Merlina que nos vai guiar por este novo mundo.

Um mundo onde, apesar de o voice acting ser extremamente competente, os diálogos deixam muito a desejar numa estória que podia ser muito mais bem tratada e pensada.


Em termos de modos de jogo, para além do modo “Adventure” que é, como é claro o principal e onde toda a trama se desenrola, temos ainda alguns modos multi-jogador que fazem uso ao serviço Nintendo Wi-Fi Connection. Mas, infelizmente, são modos muito simples onde temos apenas de cumprir alguns desafios e enviar as nossas pontuações para um quadro de líderes mundial.

Ainda assim, temos ainda mais um modo multi-jogador – desta vez local – denominado “Battle” onde, tal como o título indica, podemos defrontar até mais três amigos com a nossa espada. Neste campo também entra a longevidade que Sonic and the Black Knight nos oferece.

Mesmo com um modo a solo muito curto que pode ser terminado em algumas horas, temos itens, uma espécie de sistema de conquistas, vídeos, artwork e mais músicas de banda sonora que vamos desbloqueando enquanto prosseguimos na nossa experiência aventureira.

Podemos ainda, completando as missões do modo a solo, ganhar mais regras para os nossos desafios multi-jogador online. No entanto, apesar de haver muito para desbloquear, a verdade é que a jogabilidade vem estragar por completo o nosso prazer de jogo e, por isso, muito dificilmente vamos ter coragem para encarar a aventura deste título novamente.

Na verdade, os controlos até são facilmente adaptáveis – ainda para mais com os tutoriais iniciais -, o pior está no excesso de waggle (abanar o Wii Remote imprecisamente, neste caso) existente em Sonic and the Black Knight e que já vem sendo um problema nos títulos anteriores da série que saem na Nintendo Wii. Existe ainda falta de velocidade por parte de Sonic e de um sistema lock-on para mais facilmente conseguirmos derrotar os nossos inimigos.

Graficamente, o famoso ouriço azul apresenta-se de uma forma muito bela e bem desenhada. O design de personagens está mesmo um espanto, assim como os cenários que, apesar de não serem muito coloridos, possuem uma estrutura variada com uma boa direcção artística e efeitos. A apresentação de Sonic and the Black Knight, no geral, está muito bem conseguida contendo umas sequências cinematográficas de tirar o chapéu e uma banda sonora a correr em paralelo bem elaborada e sincronizada com os acontecimentos do jogo.


Concluindo, Sonic and the Black Knight não é aquilo que os fãs estavam à espera e pode ser mesmo considerada uma experiência torturante ao nível da jogabilidade, devido ao excesso de waggle e imprecisão dos controlos nos momentos de combate. Todavia, o sistema multi-jogador pode ser uma boa forma de entretenimento, onde podemos passar várias horas em competição com os nossos amigos através do quadro de pontuações disponível e a trocar alguns itens que podemos ganhar através do modo a solo.

Ainda assim, apesar de existirem algumas falhas a nível de diálogo, o voice acting e a banda sonora conseguem estar bem elaborados, assim como o grafismo consegue mesmo surpreender, tendo em conta as potencialidades da Nintendo Wii.


Homepage: Sonic and the Black Knight

Exit mobile version