Pplware

AlphaGo: O sistema que derrotou o campeão chinês de Go

Um grande passo na inteligência artificial foi dado. Após anos de pesquisa, no passado dia 26, a equipa Google DeepMind anunciou que conseguiu programar uma máquina capaz de dominar o tradicional jogo chinês “Go“, jogo este que tem mais jogadas possíveis que o número de átomos que existe em todo o universo.

O sistema “AlphaGo“ conseguiu derrotar em Londres, numa sessão de cinco jogos, o jogador profissional chinês Fan Hui por 5-0, foi a primeira vez que uma máquina conseguiu vencer um jogador profissional de “Go“.

O AlphaGo foi criado para lidar com um número infinito de jogadas possíveis (10^174 combinações possíveis, ou seja, 10^100 vezes superior as combinações possíveis no xadrez).

Ao contrário do que foi feito com o xadrez, a equipa da DeepMind carregou no sistema neural do AlphaGo 30 milhões de jogadas de jogadores profissionais e deu ao sistema instruções para criar as suas próprias jogadas, jogando contra si mesmo e recorrendo ao sistema “aprendizagem em esforço“ (tentativa-erro).

Resta saber agora se a máquina consegue vencer o campeão do mundo de “Go“, Lee Sedol. O encontro entre estes dois mestres está agendado para Março.

Este jogo é disputado num tabuleiro feito com 19 por 19 linhas, com 180 pedras brancas e 181 pedras pretas, enquanto os dois jogadores vão colocando as pedras nos espaços livres de modo a dominar a maior parte da superfície do tabuleiro, os jogadores devem também proteger as suas pedras e tentar capturar as pedras do outro jogador.

Exit mobile version