Todos nós gostamos do que é bom … gostamos dum bom carro, duma boa casa, dum bom telemóvel, dum bom filme e também, é claro, dum bom jogo. Claro que o que é bom, geralmente paga-se e bem. No entanto, nos tempos que correm ainda é, felizmente, possível encontrar bons produtos a custo mais acessível ou mesmo grátis.
Hoje vamos falar dum desses produtos, Alien Arena 2011.
Alien Arena é um jogo que combina uma atmosfera pesada e sombria de ficção cientifica com uma acção frenética e violenta ao bom e velho estilo dos torneios Deathmatch de Unreal Tournament 2k4, por exemplo.
Com mais-valias gráficas como o recurso a GLSL per-pixel lighting, texturas hi-res, efeitos de raios de luz estonteantes, sistema de luzes e suas sombras em real time, uso de texturas de partículas, shaders e apresentação duma água bastante reflectora tal como na realidade, Alien Arena usa de novo o motor gráfico de Quake II trazendo-o novamente à ribalta do Universo dos Videojogos.
Existem também inúmeros ajustes no entanto que podem ser feitos pelo utilizador tais como efeitos especiais ajustáveis, settings da IA dos bots configuráveis, um deathmatch totalmente parametrizável, team deathmatch, CTF, All Out Assault, Team Core Assault e Deathball games.
O jogo apresenta um ambiente e cenários originais com uma atmosfera negra, sinistra combinada com uma banda sonora techno bastante psicadélica. Apresenta mais de 60 mapas carregados com armamento diversificado (cada arma com modos de tiro alternativos além do principal) e diversos powerups. Alien Arena apresenta um rápido e fluido gameplay, onde os jogadores podem jogar online uns contra os outros ou apenas contra os bots.
Uma característica do jogo que merece especial atenção é a implementação de Open Dynamic Physics Engine(ODE). Esta funcionalidade é usada para para animações ragdoll physics, que ainda não se encontra totalmente desenvolvida esperando os seus responsáveis terminar a sua implementação num futuro próximo.
A equipa assegura ainda que se encontra a desenvolver actualmente alguns mapas novos.
A equipa do projecto planeia apresentar pelo menos 5 mapas novos por altura do lançamento do jogo, e talvez mesmo algumas actualizações a mapas antigos. Encontra-se também prevista a alteração dos próprios avatares que podem ser usados no jogo!
Alien Arena 2011 não apresenta ainda uma data de lançamento definida encontrando-se ainda em desenvolvimento.
Requisitos de Sistema: Placas Gráficas compatíveis com OpenGL, 128mb RAM (mínimo) / 256mb RAM (Recomendado), Processador 650 Mhz (mínimo) /1.4 Ghz (recomendado). Compatível em Windows, Mac OS X e Linux.