Como já anunciámos aqui, aqui, aqui e em mais artigos, este final de Verão está a ser bombardeado por inúmeras novidades no Universo dos Videojogos. Depois dos lançamentos anunciados, e de inúmeras novidades reveladas, foi celebrada recentemente em Paris a 4ª exibição dos Milthon Awards, uma entrega de prémios anual aos melhores videojogos e seus criadores. Por esta mesma altura foi celebrada também em Paris, a Paris Game Gestival, outro grande festival de videojogos francês.
O evento que teve uma participação especial dos Ministro da Cultura e da Industria Franceses, da Games Fed (agência de comunicação de videojogos), Centre National du Cinéma et de l’Image Animée e pelo Regional Ile-de-France Council, foi no passado dia 10 de Setembro.
Com base em votações feitas por nove individualidades distintas relacionadas com a área, a escolha baseou-se em diversos títulos deste ano de grande valor, sentindo-se no entanto alguma estranheza pela falta de alguns títulos dos mais mediáticos e bem recebidos pela comunidade.
O presidente do júri, foi Martyn Brown co-fundador da Team 17 em 1990 (Worms 2 Armageddon, Alien Breed) e um dos pioneiros dos videojogos com inúmeros lançamentos para o velhinho Commodore Amiga. Com mais de 130 títulos lançados em mais de 20 plataformas distintas na sua carreira, Brown é um peso pesado da industria e mostrou-se extremamente excitado com a cerimónia e com o facto de ser o presidente do júri, “Obviously I was tremendously honored and excited to be invited to be president of the jury at the Milthon Awards “, Martyn Brown declares, “with such a strong short-list and some exciting independent entries, it is sure to be a fitting tribute to yet another superb year for the European games industry.”
Os restantes elementos eram Marco Accordi-Rickards da Gama Republic (Itália), Kevin Crouvizier da Jeuxvideo.fr (França), Daniel Escandell da Vandal.net (Espanha), Thorsten Kuchler da Play 3 (Alemanha), Raf Picavet da CHIEF (Bélgica), Julien Tellouck da MTV Game One (França) e Oli Welsh da Eurogamer.net (Reino Unido).
Como acima referi, embora todos os nomeados tenham inequívoco valor, fica a ligeira sensação de ausência de alguns outros pesos pesados. Não deixa de ser um pouco quase antinatural a ausência dum Red Dead Redemption ou dum Mass Effect 2 entre muitos outros, mas também temos de compreender que os nomeados são apenas 3 e portanto alguns têm de ficar de fora.
And the Nominees were …
Best Console game:
- Alan Wake (Xbox 360) from Remedy Entertainment (Finland)
- Battlefield: Bad Company 2 (Playstation 3/Xbox 360) from EA DICE (Sweden)
- Heavy Rain (Playstation 3) from Quantic Dream (France)
Best PC/MAC game:
- Colin McRae : DiRT 2 from Codemasters (United-Kingdom)
- Metro 2033 from 4A Games (Ukraine)
- Napoleon: Total War from The Creative Assembly (United-Kingdom)
Best Mobile game:
- Dodogo! (Nintendo DS) from Alien After All (France)
- iBlast Moki (iPhone/iPod) from Godzilab (France)
- N.O.V.A. Near Orbit Vanguard Alliance (iPhone/iPod) from Gameloft (France)
Best Indie game:
- Limbo (Xbox 360) from Playdead (Denmark)
- LostWinds: Winter of the Melodias (Wii) from Frontier Developments (United-Kingdom)
- Machinarium (PC) from Amanita Design (Czeck Republic)
Best Game Design:
- EA DICE (Sweden) for Battlefield: Bad Company 2 (Playstation 3/Xbox 360)
- Quantic Dream (France) for Heavy Rain (Playstation 3)
- The Creative Assembly (United-Kingdom) for Napoleon: Total War (PC)
Best Visual Art:
- Playdead (Denmark) for Limbo (Xbox 360)
- Remedy Entertainment (Finland) for Alan Wake (Xbox 360)
- Ubisoft Montreuil (France) for Red steel 2 (Wii)
Best Audio Design:
- Climax Studios (United-Kingdom) for Silent Hill: Shattered Memories (Wii)
- IO Interactive (Denmark) for Kane & Lynch 2: Dog Days (Playstation 3/Xbox 360)
- Remedy Entertainment (Finland) for Alan Wake (Xbox 360)
Assim sendo no passado dia 10 de Setembro deste ano, Martyn Brown e o Comité da Organização do evento anunciaram que o Milthon Game of the Year 2010 é o jogo da Playdead, Limbo.
Limbo, trata-se dum título de puzzles e aventura para a consola da Microsoft, na qual o jogador encarna o papel dum rapaz que acorda numa floresta sombria e incolor sem saber quem é, ou como foi lá parar. A nossa demanda leva-nos a tentar descobrir isso e muito mais, através do limiar da vida e da morte, o Mundo de Limbo.
Game of the Year 2010
Limbo Xbox 360 – Playdead (Denmark)
Best Console game
- Heavy Rain (PS3) Quantic Dream (France)
Best PC/MAC game
- Napoleon: Total War The Creative Assembly (UK)
Best Mobile game
- iBlast Moki (iPhone/iPod) Godzilab (France)
Best Indie game
- Limbo (Xbox 360) Playdead (Denmark)
Best Game Design
- Quantic Dream (France) Heavy Rain (PS3)
Best Visual Art
- Playdead (Denmark) Limbo (Xbox 360)
Best Audio Design
- Climax Studios (UK) Silent Hill: Shattered Memories (Wii)
A lista está completa e os prémios entregues, fica agora ao vosso critério se bem entregues.