Excluindo os conhecidíssimos Mickey, Minie ou Ratatouille a verdade é que existe uma grande falta de ratos valentes e heróicos no Reino dos Videojogos. Deve ter sido este o pensamento dos estúdios da The Dreamerians quando iniciaram o desenvolvimento de A Rat’s Quest – The Way Back Home.
Trata-se de um jogo que, apesar de ainda estar longe do seu lançamento, já parece antecipar bastante qualidade.
A melhor forma encontrada pelos seus produtores de caracterizar A Rat’s Quest – The Way Back Home é a de uma história “Romeu e Julieta protagonizada por uma ratazana e por um rato” o que, logo à partida deixa antecipar duas coisas.
Por um lado, a presença de bastante humor no jogo… é claro que envolvendo uma ratazana e um rato a protagonizar Shakespeare só pode ser levado com bastante sentido de humor. No entanto, a história ao mais belo estilo de “Romeu e Julieta” também transmite uma certa sensação de qualidade, em respeito pela história original.
Shakespeare na pele dos ratos
Mat, é o nome do rato herói (o Romeu dos Ratos) que tenta desesperadamente encontrar uma forma de chegar à sua amada, Nat (a ratazana Julieta) que se encontra prisioneira. Juntos embarcam numa aventura na sua tentativa de fugir dos gigantes (seres humanos) que aprisionam Nat. O objectivo é de fugir daquela casa malvada para a liberdade da rua. Como é óbvio, o jogador terá de os ajudar.
O trailer do jogo pouco mostra, mas deixando desde já antecipar que Mat irá encontrar bastantes obstáculos para ultrapassar na demanda pela sua amada. Estando numa casa, onde tudo foi feito à medida dos seres humanos, o tamanho reduzido de um rato pode ser uma benção em alguns momentos, mas pode-se transformar num pesadelo noutros e cabe ao jogador saber utilizar com mestria as habilidades de Mat.
Entre variados perigos que esperam Mat, um sobressai: “The Claw”! Sabe-se pouco acerca de “The Claw” mas, a avaliar pelo nome, diria que nessa casa vai haver gato! Ou pelo menos algo parecido.
O minúsculo mundo dos ratos
A Rat’s Quest – The Way Back Home acaba por ter bastante potencial como jogo de exploração por mais uma razão. O facto de estarmos limitados ao corpo de um minúsculo rato, levará o jogador a ver e sentir a sua realidade de uma outra forma… a uma outra escala. E isso poderá ser bastante interessante, ou pelo menos tem bastante potencial. A forma como os estúdios The Dreamerians irão recriar toda esta escala e os obstáculos que daí vão surgir abre inúmeras portas que bem exploradas podem dar azo a um grande jogo.
“Fazer equipa com a HandyGames para o desenvolvimento de Rat’s Quest tem sido como se se tratasse de um sonho tornado realidade. Desde o primeiro momento em que nos cruzámos sentimos que iríamos criar uma fantástica equipa… e parece que tínhamos razão! Este jogo é o nosso jogo de estreia e sentimos sinceramente que encontrámos a editora certa para o lançar no mercado e que o irá impulsionar de forma a chegar ao seu potencial máximo e ao maior número de jogadores possivel. Eles acreditam completamente no nosso trabalho, assim como nós no deles.” referiu Jessie Cano, Studio Manager dos estúdios The Dreamerians
A Rat’s Quest – The Way Back Home será lançado apenas em 2021 para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.