A Matrix Games encontra-se prestes a lançar Armored Brigade, um jogo de estratégia militar em tempo real que, numa primeira análise, se encontra bastante prometedor.
Recentemente recebeu um novo trailer que ilustra o estado da nova Guerra Fria (segundo Armored Brigade).
Em desenvolvimento pelos Veitikka Studios, Armored Brigade é um jogo de estratégia militar em tempo real que vai beber influências de jogos como Close Combat, Steel Panthers ou Flashpoint. Aliás, pelas imagens e vídeo que disponibilizamos de seguida dá para ter claramente essa noção.
O plot de Armored Brigade assenta na ideia de que a Guerra Fria nunca teve o seu fim. Por outras palavras, em Armored Brigade a Guerra Fria passou de Fria para bem Quente pois, no jogo, a potência militar dominante no Leste da Europa, a USSR (Rússia), decide invadir a Europa Central com o apoio dos seus aliados do Pacto de Varsóvia.
Dessa forma, cabe à NATO recorrer à força para impedir a invasão. Para tal, terá de colocar no terreno as forças militares Alemãs (Alemanha Ocidental), Britânicas e Americanas. Do lado russo, as forças militares em combate serão da Rússia, Polónia e Alemanha de Leste.
O jogo decorre nos anos compreendidos entre 1965 e 1991, e pode ser considerado como um tactical RTS no qual o jogador, terá de controlar todos os aspetos da ofensiva (ou defensiva). Os mapas (bastante grandes) serão dessa forma, um palco extremamente diversificado (cidades, montanhas, planaltos, zonas arborizadas,…) onde os combates decorrerão e o jogador terá o controlo total ao nível das unidades no terreno (tanto do lado da NATO como do lado do Pacto de Varsóvia).
Além da escolha de uma das fações, o jogador poderá ainda seleccionar a sua nacionalidade (americano, alemão, inglês, russo ou polaco) e também o tipo de deploy que pretende: infantaria, motorizado ou blindados. Isto terá efeitos no tipo de unidades disponíveis e respetivos combates.
Os mapas presentes no jogo são baseados em mapas reais de localizações verdadeiras e são 3 (de dimensões bastante avantajadas): Alemanha Central, Fulda Gap, e Sul da Finlândia.
Terá ao seu dispor um vasto conjunto de unidades representativas das unidades reais pós-Guerra Fria e comandará dessa forma um exército composto por unidades aéreas e terrestres (das 7 nações distintas) em manobras ofensivas ou defensivas.
Atributos como fadiga, moral, supply routes ou distância do seu Headquarter podem afetar a eficácia das unidades pelo que serão pontos a ter em atenção durante o combate, naquilo que se pode considerar como sendo uma forte influência de jogos como Close Combat, Steel Panthers e outros jogos do género.
Estão previstos ainda inúmeros outros pontos de interesse como a existência de unidades de países neutrais, unidades de artilharia com munições para diferentes fins, um ciclo dia-noite dinâmico com impato na jogabilidade, um editor de base de dados para unidades e equipamentos, uma IA dinâmica e responsiva, equipamentos de visão noturna… e muito mais.
Armored Brigade encontra-se previsto para PC e com data de lançamento ainda indefinida mas tudo indica que será este ano ainda.