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4 em cada 10 utilizadores de internet joga Casual Games

Novamente a temática de Jogos Casuais. Numa sociedade em que o tempo é um bem precioso e muitas vezes escasso, este tipo de jogos pode bem corresponder a uma boa alternativa para aproveitar os poucos minutos que temos disponíveis ou a pouca paciência que nos resta. Seja à hora de almoço, antes de sair do emprego, a meio das aulas, … são jogos rápidos, simples, muitas vezes sem  aquele carácter mais exigente que lhes permite, num curto espaço de tempo atingir o seu objectivo primordial: entreter.

Segundo um estudo recente feito pelo portal Spil Games, 4 em cada 10 consumidores habituais de Internet, têm por hábito divertir-se com Jogos Casuais.

Seja como for é uma percentagem elucidativa, embora pessoalmente a previsse mais alta. De qualquer forma, estamos a falar de números que rondam os 510 milhões de gamers, de acordo com o relatório publicado pelo portal Spil Games.

O site lançou um “2010 State of Gaming Report” baseado em informação proveniente da comScore e dos perto de 130 milhões de utilizadores do portal Spil Games. Como resultado, Spil Games afirma que o numero de jogadores online de casual games, é aproximadamente o dobro das vendas de consolas em todo o Mundo.

Entretanto outros resultados merecem o devido realce. Por exemplo, entre indivíduos adolescentes do sexo feminino as temáticas mais populares encontravam-se entre “make over”, “hairdressing” e “horses” … a parte dos cavalos é que me deixa dúvidas … enquanto que entre mulheres adultas as categorias mais procuradas foram “quizz”, “puzzle” e “time management”. Para adolescentes do sexo masculino, e como seria de prever, os tipos de casual games mais procurados foram os relacionados com as temáticas de “racing”, “sports” e “action”.

Colocando numa breve tabela:

Outras conclusões interessantes foram também tiradas a nível geográfico. Enquanto que  as categorias mais populares entre os europeus foram “racing” e “skill-based games”,  para os americanos as preferências foram para “daily quizzes”. Resultado peculiar.

Por outro lado, a Spil Games indica-nos também que as mulheres têm a referida preferência para puzzles e jogos de gestão de tempo (time-management) preferindo jogos que lhes permitam gravar a sua evolução até à próxima sessão de jogo.

Outros resultado interessante demonstrou que os adolescentes têm uma tendência para procurarem títulos mais competitivos em que tenham uma evolução que possua obtenção de variadas metas. Regra geral, os adolescentes pretendem também jogos em que possam comunicar entre si, enquanto jogam.

Um pormenor interessante prende-se com o facto de alguns títulos que correspondam a “Daily Quizzes” que ofereçam sugestões e conselhos sobre modas e roupas atraem bastante o público feminino adolescente. E aqui poderá residir um nicho bastante atractivo para inúmeras marcas.

A Spil Games afirma ainda que os sites participantes no estudo, que incluem games.co.uk, girlsgogames.co.uk e agame.com, tiveram em média 400 milhões de jogos por mês, ou mais de 150 novos jogos em cada segundo, atingindo o brutal valor de 5 biliões de jogos durante 2010.

This year we’ve really seen casual gaming come of age,” afirmou o Chief Marketing Officer, Oscar Diele. “We’ve pioneered the introduction of HTML5 as the technology of choice for mobile gaming, and we expect phenomenal growth in this sector in 2011. To think that five people a second are opening one of our games is, frankly, astonishing. It’s great to know that the entertainment we provide is reaching so many.

Os Casual Games vieram mesmo para ficar. Não exigindo muito tempo, sendo maioritariamente simples, altamente viciantes, e com uma vocação cada vez mais orientada às modas predominantes. Seja no Facebook, ou em algum site, são um ponto de relaxamento obrigatório para muitas pessoas.

Pessoalmente, e apesar deste estudo ter sido feito por uma organização que explora estes mesmos Casual Games, seria capaz de esperar valores fossem mais elevados. Acho que os Casual Games pelas suas características de simplicidade, rapidez na obtenção de resultados, facilidade de acesso, com grande componente social acabarão por ser uma presença cada vez mais marcante no nosso quotidiano. E vocês, o que acham?


Homepage: Spil Games

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