Pplware

Zwibbler – Pequenos desenhos online

Por vezes procuramos soluções que possamos usar sem grande requinte nem requisitos pesados, para desempenhar pequenas tarefas. Uma página na net que nos deixe fazer uns riscos, meter umas legendas e mandar por mail o link, descarregar a imagem para imprimir ou dar outro tipo de fim… é bem pensado.

Foi este o raciocínio dedutivo dos programadores que fizeram, em HTML5 (recorrendo ao Canvas) e JavaScript, este serviço interessante, com laivos de traço vectorial… muito comum nalgumas aplicações conhecidas.


Quando falamos nesta e noutras ferramentas do género, devemos referir que o HTML5 ainda não é uma tecnologia pronta, terminada e definida. Ainda não se sabe o que sairá da tão aclamada quinta geração do HTML. Mas estes são já bons exemplos.

Então, neste caso particular, temos presente o Canvas, que é um recurso interessante. Este permite a criação de gráficos e animações simples, ou até mesmo complexas, dependendo do objectivo. Este recurso baseia-se na utilização do elemento HTML CANVAS juntamente com Javascript. A partir daqui, e com alguma imaginação, podem ser criados os mais diversos tipos de gráficos, chegamos mesmo ao ponto de podermos criar gráficos complexos, jogos, etc… sem sequer termos de recorrer à instalação de qualquer plugin, nada, nem mesmo flash, aliás a contenda é mesmo entre estes dois ilustres recursos.

O Canvas é suportado neste momento pela grande maioria dos browsers, a titulo de exemplo deixo alguns (Firefox, Chrome, Opera, Safari e IE).


Pronto, neste momento está minimamente explicado o cerne deste serviço, resta agora sugerir que crie uma conta gratuita e que comece a desenhar.

Podemos utilizar o rato para fazer determinadas acções, mas existem outras que somente no teclado as podemos aplicar:


Algumas características:

Depois de fazer o seu desenho, grave no seu computador numa das extensões disponíveis ou partilhe, solicitando o respectivo link: como este.


Embora o serviço não ofereça uma gama de ferramentas de desenho minima, oferece um pequeno local onde poderá esquematizar uns desenhos e partilhar mesmo sem ter nada instalado na sua máquina. Se necessitar de umas legendas, umas caixas e umas setas… assim do pé para a mão, agarre no Zwibbler.


Homepage: Zwibbler

Exit mobile version