Os fundadores do YouTube Steve Chen e Chad Hurley, que tornaram possível a partilha de vídeos na Internet, recebem o prémio personalidade do ano pelo site que conseguiram materializar.
O YouTube desempenhou um papel muito importante na «transformação do cenário dos media e na remodelação da comunicação desde a política à cultura pop», explicam os organizadores em comunicado.
O músico David Bowie seá homenageado com o prémio de carreira através da empresa UltraStar, pela forma como fundiu a tecnologia e a arte, criando conteúdos on-line de grande inovação de bandas como os Rolling Stones e os Police.
O serviço de leilões on-line eBay, onde mais de 200 milhões de utilizadores trocam e compram artigos, receberá também um prémio de carreira por se ter tornado num «fenómeno cultural» que mudou permanentemente a forma como as pessoas comunicam e interagem.
O serviço de fotografia on-line Flickr e o produtor de software Adobe destacam-se nesta edição dos prémios Webby, recebendo, cada um, cinco galardões.
«Os vencedores dos prémios Webby e dos prémios especiais de carreira representam o melhor da criatividade on-line e inovação», disse o presidente executivo da organização dos Webby Awards, David-Michel Davies, em comunicado.
Entre os vencedores dos prémios Webby no passado estão o músico Prince e o antigo vice-presidente americano Al Gore.
Os vencedores são escolhidos por um júri de 550 elementos da Academia Internacional da Artes e Ciências Digitais, que inclui, entre outros, o criador Matt Groening (autor dos Simpsons).
Entre as escolhas da votação do público, o Webby People’s Voice, serão distinguidos a rede social Facebook, o site activista Save The Internet, a associação Dream it Do it, o site de fãs Best Week Ever, site de moda FabSugar, entre outros.