As passwords existem desde que a Internet surgiu. São a forma que temos de garantir que os nossos dados estão seguros de olhares alheios e de acessos não autorizados.
Esta é uma realidade a que nos habituámos e que dificilmente vamos deixar de ter presente no nosso dia-a-dia, mas há empresas que querem mudar este paradigma.
A Yahoo é a mais recente a querer mudar a forma como usamos e gerimos as passwords. A sua ideia é criar passwords a pedido e de utilização única.
A ideia que a Yahoo quer adoptar não é, à primeira vista, uma ideia descabida e aparenta ser um modelo que pode ter futuro e ser amplamente utilizado.
Numa altura em que a maioria dos serviços começa a implementar e até a forçar a utilização de mecanismos de autenticação mais seguros, assentes em dupla autenticação e em autenticação de dois passos, surge um novo modelo, implementado pela Yahoo, e que dispensa parte destas duplas verificações.
O que a Yahoo propõem é que na verdade não exista uma password fica para o acesso ao serviço, mas sim uma password gerada na hora.
Esta password está do lado do serviço e será enviada ao utilizador, por SMS e para o número registado, que depois a usará para aceder aos serviços da Yahoo.
A Yahoo levou esta sua ideia a um rumo certo e implementou-a já no seu serviço de email, podendo desde já ser usada por qualquer utilizador para aceder à sua conta Yahoo Mail.
Apesar de estar disponível já para utilização, a Yahoo não espera uma adesão massiva dos utilizadores. Os sistemas de acesso por password nos moldes tradicionais e que os utilizadores se habituaram a usar ainda os satisfazem, sendo por isso gradual e progressiva a mudança.
Mas os que pretenderem testar esta nova forma de autenticação podem desde já activar esta opção na zona de segurança da sua conta Yahoo, bastando para isso que activem a opção On-demand passwords e definindo também o número de telefone para onde as mesmas devem ser enviadas.
A mudança para este novo modelo de segurança será gradual e progressiva, mas os utilizadores vão acabar por perceber a sua utilidade e as garantias adicionais de segurança que dá.
Se muitas outras empresas e serviços preferem manter os sistemas tradicionais, agregando-lhes mecanismos extra, a Yahoo prefere ser mais disruptiva e apresentar um modelo totalmente novo e que vem quebrar laços com o passado.
Compete agora aos utilizadores adoptar este novo modelo e perceber das suas vantagens face ao modelo tradicional em que a password está memorizada de forma definitiva.