Pplware

www.arquivo.pt: pesquise informação desaparecida da Internet

A Internet foi idealizada como um meio de comunicação rápido mas tem vindo progressivamente a substituir a imprensa como meio privilegiado de publicação. Cada vez existem mais publicações que são exclusivamente disseminadas através da Internet.

Contudo, a Internet padece de um problema grave como meio de publicação e disseminação de conhecimento: a informação nela publicada desaparece rapidamente. Estima-se que 85% dos conteúdos publicados na Internet são alterados ou desaparecem após apenas 1 ano da sua publicação. Esta não se perdeu, encontre-a no www.arquivo.pt.

A publicação na Web quebrou barreiras económicas e geográficas ao conhecimento, mas a natureza efémera da Web poderá fazer com que se quebre o acesso ao próprio conhecimento. A informação publicada em-linha deverá ser preservada e mantida acessível para a gerações futuras, tal como tem sido feito durante séculos com a informação publicada através da imprensa.

Os arquivos da Web são sistemas que recolhem e preservam informação publicada na Internet para que esta possa ser acessível no futuro. Arquivar a Web além de contribuir para preservar conhecimento científico e histórico, permite também que cidadãos comuns mantenham as suas memórias enquanto indivíduos. Todos os dias as pessoas tiram fotografias e partilham-nas na Web. Contudo, os cuidados mais elementares para a preservação desta informação, como copiar as fotografias para um disco, raramente são tomados. No futuro, muitas pessoas terão dificuldade em mostrar retratos das suas memórias ou famílias.

O Arquivo da Web Portuguesa é um serviço da Fundação para a Computação Científica Nacional que arquiva e preserva conteúdos da Web particularmente relevantes para a comunidade portuguesa. Este projeto destaca-se por ter desenvolvido um serviço de pesquisa textual sobre conteúdos do passado, disponível experimentalmente em http://www.arquivo.pt.


Homepage: Arquivo.pt

Exit mobile version