Periodicamente as novidades aparecem em catadupa. Deve ser o início de verão que está a provocar toda esta revolução. Muitas coisas boas têm sido colocadas acessível aos utilizadores. Desta vez foi a disponibilização de mais uma versão da maior ferramenta de blogging da Internet.
Com a disponibilização da versão 3 do WordPress foi satisfeita a curiosidade de toda a a comunidade que utiliza esta excelente ferramenta. As novidades são muitas e de grande valor para quem o utiliza todos os dias.
Esta versão, como é normal, tem um nome próprio. Desta vez o nome escolhido foi Thelonious, que foi um compositor e pianista de Jazz Norte Americano.
Uma vez que esta é uma major version as novidades são imensas. Vamos apenas cobrir as principais, mas fica a ideia de que para além das alterações de fundo foram ainda corrigidos 1217 bugs e melhorias de utilização. As principais novidades são:
Fim do utilizador Admin
A partir desta versão e no momento da instalação passamos a poder definir qual o nome do utilizador principal do WordPress. Esta alteração vem suprir uma falha de segurança que o WordPress sempre teve. Fica assim mais difícil descobrirem qual o utilizador que mais permissões tem no sistema. Simplifica também a gestão diária.
Templates por utilizador
À semelhança do que é já possível fazer para as categorias, passamos a poder programar e definir templates específicos para cada utilizador. Assim conseguimos personalizar ainda mais o nosso blog ou site. Cada autor pode ter as páginas dos seus artigos mais à sua imagem.
Fim do WP MU
O Worpress MU era a forma de termos debaixo da mesma interface a administração de diversos blogs. Com esta alteração deixa de haver duas versões distintas de WordPress. Passamos a poder ter vários sites debaixo da mesma instalação de WordPress. Podemos assim passar a termos a nossa versão privada do WordPress.com se assim o entendermos.
Interface de administração simplificada
A interface de administração sofreu uma lavagem e passa a estar mais simples e lógica. Funções complementares passam a estar agrupadas e todas as páginas de administração passam a ter informação de ajuda.
Novo template
O K2 era o template que acompanhava o WordPress à muitos anos. Com a versão 3 e com todas as novidades que surgiram aos longos dos anos foi tomada a decisão de reformar esse template e dar lugar a um novo. Assim, o 2010 (ou twentyten) passa a estar disponível nesta nova versão. Este novo template faz uso de todas as novidades que foram surgindo ao longo dos anos.
Personalização da imagem de fundo
A possibilidade de configurarmos o fundo das páginas de forma muito mais completa é também uma das novidades do WP3. Facilmente passamos a conseguir alterar e melhorar a imagem que colocamos no fundo do nosso blog.
Criação de menus
Outra novidade é a possibilidade de criarmos menus de forma simples e perfeitamente integrados com o 2010 ou com outros templates. A criação desses menus é feita na interface de administração e tudo se faz com o rato, com simples drag ‘n drop e a inclusão de uma linha de código num ficheiro do template.
Existem muitas mais novidades que podem descobrir no vídeo que apresentámos no início. Testem-no se são admiradores deste software. Se se estão agora a iniciar no mundo dos blogs com alojamento próprio este é sem dúvida o ponto de partida para uma relação de anos. Mas se são clientes habituais do WordPress então vão depressa para a vossa interface de administração que devem ter lá já a indicação do update disponível.