O WordPress é, provavelmente, o CMS mais usado na Internet. É nele que assentam a maioria dos blogs que encontramos nas nossas navegações na Internet e um dos mais fáceis de usar para gerar conteúdos e também um dos mais simples de gerir.
Tal como muitas outras plataformas, o WordPress está constantemente a ser melhorado e a ver problemas serem corrigidos para se manter com a qualidade que os seus utilizadores esperam.
Foi agora anunciada a disponibilização de mais uma versão, a 3.6, que é dedicada ao pianista de Jazz Oscar Peterson. As melhorias são notórias e traz novidades muito interessantes.
A nova versão do WordPress agora apresentada vem dar seguimento às alterações que as versões anteriores trouxeram e vem dar-lhe novas ferramentas para a colocação de conteúdos online.
Mantêm a sua simplicidade de utilização, ao mesmo tempo que permite incorporar conteúdos externos de forma simples e rápida.
Nesta versão podem encontrar um novo theme default, o Twenty Thirteen, melhorias na auto gravação e bloqueio de artigos, uma interface de controlo de versões melhorada e refeita, suporte nativo para embeber vídeo e áudio e a melhoria na integração com o Spotify, Rdio e SoundCloud.
Estas melhorias vem tornar ainda mais simples e criação de conteúdos para publicação na Internet, garantindo que apenas necessitam de se concentrar na criação dos mesmos, sem terem de se preocupar com toda a parte de gestão e melhoramento desses mesmos conteúdos.
Na perspectiva do utilizador do WordPress podemos encontrar as seguintes novidades:
- Um novo theme, o Twenty Thirteen, preparado para apresentar os conteúdos de forma rica e com muitas cores.
- O processo de revisões foi revisto e grava todas as alterações. Ao mesmo tempo podem navegar nessas mesmas alterações de forma simples e rápida, podendo ver as mesmas linha a linha e identificando os seus autores.
- Bloqueio de artigos e auto gravação melhorada, criado especialmente para sites em que mais que um autor produz conteúdos no mesmo artigo. Cada autor tem a sua fila de gravações e que são guardadas localmente e no servidor. Pode ainda ser feita a tomada do artigo, para que sejam essas as alterações assumidas.
- Leitor de media HTML5 nativo para áudio e vídeo, para que possam embeber media sem terem de recorrer a serviços externos.
- O editor de Menus está mais simples de entender e de usar.
Mas os programadores e todos os que desenvolvem nesta plataforma tiveram também direito a algumas novidades.
- Existe uma nova API de áudio/vídeo que dá acesso a metatags, como as tags ID3.
- Pode agora ser escolhido o HTML5 para coisas como comentários, forms de pesquisa ou listas de comentários.
- Filtros melhorados para a forma como as revisões funcionam, o que permite que gravem conteúdos diferenciados para tipos de artigos distintos.
- …e mais de 700 tickets de problemas resolvidos e fechados.
Se usam o WordPress como base para os vossos sites então vão ver que estas melhorias vão tornar ainda mais simples a utilização desta plataforma, não apenas na criação de novos conteúdos, mas também na sua gestão.
Esta actualização traz também algumas correcções de segurança e por isso deve ser instalada em todos os sites que usam o WordPress, mesmo que não pretendam ter acesso às restantes novidades.
Devem ter já presente o alerta para a realização da actualização. Caso não tenham devem esperar mais algumas horas ou fazer a actualização de forma manual, a partir do site do WordPress.
Quais as qualidades que mais apreciam no WordPress? Partilhem as vossas experiências