Pplware

Wikipedia sofreu um ataque DDoS e esteve inoperacional na Europa e Médio Oriente

A Wikipedia foi vítima de um ataque DDoS, no dia de ontem. O ciber ataque afetou o serviço especialmente na Europa e Médio Oriente. A fundação já demonstrou o seu desagrado com o acontecimento, referindo que foi um ataque aos direitos fundamentais do conhecimento e informação.

Os ataques de DDoS são uma forma eficiente de conseguir inutilizar serviços e sites na Internet. De forma distribuída, e normalmente em crescendo, consegue canalizar tráfego da Internet para o alvo, inviabilizando a sua utilização.


Já todos ouviram falar de ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS). Resumidamente é uma forma de ataque a servidores na Internet que, de forma distribuída, tenta colocar esses servidores sem capacidade de resposta aos muitos pedidos que recebe.

É efetuado um envio massivo de pedidos de ligação a um servidor, provocando que este esgote o número de pedidos que consegue tratar, deixando-o sem capacidade de resposta durante o tempo que decorre o ataque. Claro que para além do momento do ataque em si, também depois o servidor demora a restabelecer o seu funcionamento normal.

A mais recente vítima de um ataque destes foi a Wikipedia. A maior enciclopédia da Internet esteve inoperacional, com especial incidência na Europa e Médio Oriente, pelas 19:00 do dia de ontem. Não obstante, os problemas já foram resolvidos e o site já está a funcionar!

A fundação lançou hoje um comunicado em que abordou o sucedido. Refere que a sua elevada popularidade a torna apetecível para este tipo de ataques. Contudo, garante que estão sempre a monitorizar estas situações e que se irão preparar para fazer face às adversidades no futuro.

As one of the world’s most popular sites, Wikipedia sometimes attracts “bad faith” actors. Along with the rest of the web, we operate in an increasingly sophisticated and complex environment where threats are continuously evolving. Because of this, the Wikimedia communities and Wikimedia Foundation have created dedicated systems and staff to regularly monitor and address risks. If a problem occurs, we learn, we improve, and we prepare to be better for next time.

Para além disso, a Wikipedia referiu ainda que reprova por completos atos destes, considerando um autêntico atentado aos direitos fundamentais do conhecimento e da informação. Para evitar a repetição do sucedido, a fundação prometeu reforçar a proteção para este tipo de ataques.

Sentiu alguma falha na Wikipedia, durante o final do dia de ontem? Partilhe nos comentários!

Exit mobile version