Os serviços de mensagens na Internet têm conseguido substituir os SMS como forma de comunicação. É por isso grande a concorrência e a competição entre elas, para cativar o máximo de utilizadores.
O Whatsapp é das mais usadas e por isso tomou agora uma política de bloquear os links dos serviços concorrentes.
A prática que o Whatsapp agora seguiu não é nova e já por diversas vezes o Facebook foi criticado por tomar essas medidas. Ao impedir que os utilizadores possam abrir links dos serviços concorrentes bloqueiam a sua utilização e impedem que os seus utilizadores saiam para outras redes.
O mais recente caso está a ser relatado no Reddit e dá conta de que o Whatsapp está a bloquear links do Telegram.
A queixa dos utilizadores mostra que ao receber um link do Telegram o mesmo não pode ser clicado e copiado para ser aberto num browser.
Os testes que foram realizados mostram que esta alteração é muito recente e surgiu com a última actualização do Whatsapp. A versão 2.12.304 ainda permite que sejam usados estes links e a versão seguinte, a 2.12.367, apresenta este problema.
Segundo informações do Telegram, esta nova versão surgiu ontem ao final do dia e está a ser instalada nos dispositivos móveis de forma gradual. Por essa razão existem ainda muitos utilizadores que conseguem abrir os links do Telegram que são recebidos nas suas contas do Whatsapp.
O comportamento desta nova versão é estranho, tratando estes links do Telegram como spam. Apesar de surgirem nas mensagens, estes não aparecem na forma de links que possam ser clicados ou que possam ser copiados para outra qualquer aplicação.
Este é um comportamento que várias vezes foi detectado no Facebook e nas suas várias aplicações, e que tantas críticas lhe valeram. Por norma, são levantados ao fim de algum tempo, mas apenas por pressão dos utilizadores, que discordam das medidas.