Só agora me deparei com o vídeo viral do momento: What’s in the box?
Trata-se de uma espécie de curta-metragem no mínimo intrigante, que retrata a fuga da personagem filmada inteiramente na 1ª pessoa, fazendo lembrar, e muito, o tão conhecido jogo Half-Life. Será apenas uma jogada de marketing ou algo mais?
Os rumores falam numa antecipação de Half-Life 3, outro num novo filme de ficção científica, apenas marketing viral por parte da agência holandesa, ou um simples filme feito por um fã do jogo…
Tudo o que se sabe, é que a curta-metragem foi filmada na Holanda e que contém ideias do Half-Life e banda sonora do Lost.
Sabe-se ainda que o filme foi feito por dois estudantes holandeses, Tim Smit e Thibeaut Niels, que idealizaram a ideia em 2006, mas só em 2008 começaram a filmar na sua cidade-natal, Nijmegen. O vídeo foi editado com o Adobe After Effects e o 3DS MAX para os efeitos especiais. Segundo os autores, foram precisos apenas €150 para produzir esta curta-metragem.
Obviamente que após colocarem o vídeo no YouTube, à media que as visualizações cresceram exponencialmente, foram recebendo chamadas de vários produtores de Hollywood que ficaram impressionados com o reduzido custo do vídeo. Sabe-se que propostas não lhes faltam.
A acção começa com a personagem principal que acorda e vê-se no meio de um estado de emergência, numa cidade algures no mundo. A envolvência estética e sonora fazem lembrar tal e qual o jogo Half-Life. A personagem procura alguns objectos pessoais e encontra uma misteriosa caixa cúbica (a “box”), que parece ter influência no gigante cogumelo de gases que ameaça a cidade lá fora.
A personagem sai do edifício e procura incessantemente um telemóvel ainda com bateria nas mochilas e sacos perdidos na estrada, deixados por pessoas que parecem ter desaparecido da face da Terra. Ao procurar num autocarro, é detectado por um grupo de guardas de fatos anti-radioactivos, e assim começa uma longa e dura perseguição…
É caso para dizer… o que está na caixa?
Actualização:
Parece que já existe um grupo de pessoas prontas a desvendar todo o mistério! Sigam neste artigo todos os desenvolvimentos deste vídeo, que na verdade, é muito mais que isso. Obrigada ao nosso leitor rellik pelo reparo.