Pplware

Versão 4.1 do WordPress já está disponível para ser instalada

O WordPress é de todas as plataformas web uma das que mais é usada. Criada para dar a todos os que procuram uma plataforma de criação de sites e de blogs uma ferramenta à altura e sempre pronta a ajustar-se às necessidades dos utilizadores.

Com uma evolução constante e sempre a procurar melhorar, acaba de ser lançada mais uma versão. As novidades da versão 4.1 são maioritariamente cosméticas, mas existem algumas que tornam este CMS ainda melhor.

A versão 4.1 dá continuidade aos ciclos rápidos de desenvolvimento que a equipa que desenvolve o WordPress abraçou. Este compromisso leva a que surjam novas versões periodicamente e que surjam também sempre novidades, maiores ou menores.

É por isso normal que esta versão, a última de 2014, tenha apenas algumas novidades visíveis e que podem ser exploradas pelos utilizadores.

A primeira delas é o surgimento de um modo de escrita livre de distracções mais apurado e ainda com menos elementos disponíveis.

Este modo é o indicado para todos os que pretendem simplesmente escrever, sem serem interrompidos ou distraídos.

Depois passa a ser possível também embeber de forma directa os vídeos do Vine, bastando para isso que se coloque apenas a linha do endereço web para o vídeo que se quer publicar.

Outra nova funcionalidade que surge com esta versão é a possibilidade de fazermos logout de todas as sessões de forma central, fechado assim todos os acessos que tenham noutras máquinas e aumentando a protecção das contas dos utilizadores.

Por fim, e como vem sendo habito, surge um novo tema de base. A somar a outros já bem conhecidos e disponibilizados com o WordPress surge agora o Twenty Fifteen.

Este está preparado para se adaptar a qualquer tipo de ecrã e para apresentar os conteúdos de forma muito mais organizada, onde estes são o foco principal.

É também um tema adaptado a qualquer idioma, graças à utilização da fonte Noto, disponibilizada pelo serviço de fontes da Google.

Para além de todas estas novidades visíveis e quase cosméticas, a versão 4.1 do WordPress traz ainda várias melhorias no seu código e API’s que disponibiliza.

Este é um trabalho que é fruto de uma vasta comunidade que desenvolve esta excelente plataforma, disponibilizando-a gratuitamente para todos.

Depois dos problemas que surgiram com o WordPress na esta semana, é excelente ver que a nova versão está mais madura e adaptada às necessidades dos utilizadores.

Exit mobile version