Pplware

Qual o melhor ISP para ver o Netflix em Portugal

Desde que chegou a Portugal que o Netflix tem provocado opiniões mistas entre os utilizadores. Se muitos adoram o serviço, outros reclamam da falta de conteúdos.

Mas muito para além dos filmes e das séries que traz, o Netflix tem outro impacto. Avalia os operadores de Internet e mostra a qualidade das suas ofertas. Os primeiros resultados referentes a Portugal foram tornados públicos e mostram uma realidade diferente do que seria esperado.

Por ser um serviço que assenta unicamente na Internet, o Netflix tem a capacidade de medir a velocidade e, consequentemente, a qualidade com que oferece o seu serviço.

Consegue avaliar todos os ISPs onde o seu serviço é utilizado e criar, por isso, um ranking dos ISPs com melhor qualidade para a sua utilização. Este ranking existe em todos os países onde o Netflix tem já presença e, no caso de Portugal, surgiu agora pela primeira vez.

Em comparação com os restantes 15 países europeus que têm acesso a este serviço, Portugal ocupa uma posição muito baixa nas tabelas. Tem como velocidade média 3,45 Mbps, perto do que oferece a Itália com 3,43 Mbps e a Espanha com 3,33 MBps.

Dos quatro principais operadores que existem em Portugal, a lista é encabeçada pela Cabovisão, que conseguiu dar aos seus clientes uma velocidade de 3,67 Mbps. Abaixo seguem-se o MEO, a NOS e por fim a Vodafone.

Como define o Netflix estas velocidades?

O índice de velocidade de ligação Netflix fornece a média de bits de conteúdo do Netflix transferidos no horário nobre para assinantes do Netflix durante um mês específico.

No horário nobre, calculam a média de bits de conteúdo do Netflix em megabits por segundo (Mbps) transmitidos por assinantes do Netflix, segundo o fornecedor de Internet.

Medem a velocidade em todos os aparelhos compatíveis com conteúdo Netflix, excepto nos poucos equipamentos cuja taxa de transferência não pode ser medida com exactidão e streams via redes móveis.

A velocidade indicada no índice de velocidade de conexão Netflix não é uma medição do desempenho máximo nem da capacidade máxima de um provedor de Internet.

Sendo um serviço de streaming, o Netflix requer que os ISPs forneçam ligações à Internet estáveis, com boa qualidade e com largura de banda suficiente.

Este ranking mostra que o cenário português não difere muito do que os países europeus estão a oferecer, mas coloca-nos numa posição próxima do fim da tabela.

Também em termos mundiais Portugal não está numa posição muito longe do que os restantes países oferecem, ficando acima de países como os Estados Unidos ou a Austrália.

Netflix – Velocidades dos ISPs em Portugal

Exit mobile version