Pplware

Velocidades de internet cresceram a nível mundial em 2017

Nos últimos anos, com a evolução tecnológica, a internet passou a ser um componente bastante importante no dia-a-dia das pessoas.

Segundo um estudo do Ookla, as velocidades de internet subiram mais de 30% a nível global em 2017.


O nosso dia-a-dia é hoje largamento influenciado pela internet. Quer seja a nível profissional ou por lazer (como jogos, redes sociais, apps, comunicações, entre outros), a internet é o fio condutor que possibilita a utilização de grande parte dos serviços e plataformas.

No entanto, a experiência de utilização não é sempre igual, visto que existem países com maior ou menor velocidade de internet, quer fixa como móvel. A Ookla, através do seu teste de velocidade, tem captado diversos dados sobre as velocidades da internet e lançou agora um estudo sobre as velocidades de internet por país. Estes dados lançados mostram as velocidades médias gerais e por país, além de fazer uma comparação entre os valores de novembro de 2016 e novembro de 2017.

As velocidades de internet no mundo

Segundo o Speedtest Global Index da Ookla, em novembro de 2017 a velocidade média de internet móvel foi de 20.28 Mb para download e 8.65 Mb para upload. Já na internet fixa, a velocidade média de download foi de 40.11 Mb e a velocidade média de upload foi de 19.96 Mb.

Comparando com o ano de 2016, assistimos a um crescimento de 30.1% e 38.9% nas velocidades móveis, download e upload respetivamente. Já na internet fixa, foi registado um aumento de 31.6% e 25.9% para download e upload, respetivamente.

Países com maiores subidas velocidades de internet

Internet móvel

De entre a lista completa de países que entram nesta estatística, Laos foi o que teve o maior crescimento na velocidade da internet móvel, com um aumento de 249.5% para os 13.77 Mb. Em segundo lugar temos o Vietnam, que viu a velocidade de internet subir 188.7% para os 19.54 Mb e, para fechar o pódio, Trindade e Tobago com uma subida de 133.1% para os 11.68%.

Internet fixa

Em termos de velocidade da internet fixa, a maior subida é em Reunião, uma pequena ilha junto ao sul de África, que obteve uma melhoria de 141.5% para os 62.64 Mb. A segunda posição é ocupada pela Guatemala, com um aumento de 116.7% para os 12.04 Mb, enquanto o pódio é encerrado pelo Gana com uma subida de 82.1% para os 18.96 Mb.

Países com quebra na velocidade da internet

Internet Móvel

Se alguns países tiveram um crescimento acentuado, outros percorreram o caminho contrário e viram as velocidades serem diminuídas.

A maior queda da velocidade da internet móvel foi em Porto Rico, que registou uma diminuição de 39.8%, totalizando agora uma média de 8.53 Mb. Segue-se o Uzbequistão com uma queda de 31.8% para os 6.47 Mb e, por fim, a Costa de Marfim com uma queda de 26.1% para os 10.95 Mb.

Internet fixa

Já no caso da internet fixa, o país com maior quebra foi a Argélia, com quebras de 23.9% fixando-se a média nos 3.76 Mb. Em segundo lugar surge o Equador com uma quebra de 9.1% para os 10.40. Por fim, a Letónia teve uma quebra de 6.5% para os 47.25 Mb.

Velocidades da Internet em Portugal

Analisando os dados do Speedtest Global Index é possível também conhecer a realidade portuguesa. No caso da internet móvel, o nosso país está posicionado na 50ª posição com uma média de 24.36 Mb para download e 9.60 Mb para upload. Posiciona-se assim acima da média global.

No caso da internet fixa, Portugal está posicionado na 24ª posição com 55.56 Mb de download e 29.19 Mb de upload. Estes valores estão também acima da velocidade média global.

As velocidades estão, assim, a subir de forma considerável, permitindo que mais pessoas consigam ter uma melhor experiência de utilização daquele que é um dos maiores meios de comunicação existente atualmente.

Via: Ookla Speedtest

Já conhece o nosso teste de velocidade de internet?

Exit mobile version