Vou ser sincero, quando li pela primeira vez esta novidade fiquei a pensar se seria mais um hoax e qual seria o prémio desta vez. Mais um telemóvel? Uma cópia do Vista? Pensei mesmo que seria mais um esquema. Mas procurei mais um pouco de informação e acabou por se revelar uma ideia, pelo menos muito louvável!
Se é um dos muitos utilizadores que utiliza o nickname do seu messenger embelezado com imagens vai ficar de certeza muito satisfeito por poder agora começar a usar essa função para poder contribuir para causas realmente nobres.
A veia filantrópica do fundador da Microsoft é largamente conhecida e foi agora estendida à empresa de Redmond. Segundo o site im.live.com vai passar a ser possível contribuir com parte dos lucros que a Microsoft recebe com a publicidade que o seu live messenger lhe mostra para um conjunto de causas nobres.
A ideia é muito simples. Basta que os utilizadores adicionem ao seu nickname um código e por cada conversação iniciada uma parte da verba recebida em publicidade é entregue a ONG (Organização Não Governamental). A escolha da organização que recebe a verba das conversações é feita inserindo um código especifico. A lista das entidades e dos códigos é a seguinte:
- American Red Cross – *red+uBoys
- Girls Club – *bgca
- National AIDS Fund – *naf
- National Multiple Sclerosis Society – *mssoc
- ninemillion.org – *9mil
- Sierra Club – *sierra
- StopGlobalWarming.org – *help
- Susan G. Komen for the Cure – *komen
- The US fund for UNICEF – *unicef
Após a inserção do código escolhido, passará a aparecer no nickname a imagem
A Microsoft não revelou qual a verba atribuída por cada conversação, mas garantiu que não existe limite máximo do valor a atribuir a cada uma das instituições e que fará uma contribuição mínima de 100.000 dólares a cada uma das instituições durante o primeiro ano.
Atenção que esta excelente funcionalidade apenas está disponível para os utilizadores dos Estados Unidos e nas versões em língua inglesa do live messenger.
Pena a lista de organizações ser toda centrada nos EUA, mas é um excelente começo.
Por isso já sabem, quando este programa se espalhar à Europa, escolham a organização da vossa preferência, alterem o vosso nickname e fartem-se de conversar! Até lá, activem e espalhem a mensagem.